this is an h1

this is an h2

Sat Feb 25 14:01:07 BRT 2023
Inovação | AUMENTO DA EFICIÊNCIA PRODUTIVA
Veja a importância dos profissionais T-shaped em um time inovador

Ter um perfil T-shaped na sua empresa contribui para a inovação e excelência

· 01/02/2023 · Atualizado em 25/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O profissional T-shaped é aquele que não limita sua carreira a uma única área do conhecimento. São pessoas que buscam investir seu tempo em adquirir novas experiências e aprendizados, incluindo o desenvolvimento de soft skills, que são habilidades comportamentais.

O perfil T-shaped recebeu este nome por ser representado pela letra T. A linha vertical indica que ele é um especialista e a linha horizontal representa outros conhecimentos e habilidades generalistas. 

Esse termo ficou conhecido após Tim Brown, CEO da IDEO, empresa californiana de design, estudar e mostrar ao mercado as características e vantagens desse perfil. Para Tim Brown, seria um profissional capaz de aliar conhecimento à prática. 

Esse tipo de profissional é cada vez mais valorizado pelas empresas, que buscam alguém que seja muito bom em algo específico, mas que, também, possa trabalhar com outras vertentes e abrir novas possibilidades. Pessoas assim podem contribuir amplamente dentro da organização.

Características do profissional T-shaped

O T-shaped é dotado de flexibilidade, pois está sempre se preparando e lidando com mudanças. Aliás, ele encara esses movimentos por escolha própria, o que ressalta a sua coragem e ousadia.

Eles tendem a se sentir, constantemente, interessados e estimulados pelo trabalho e o seu crescimento profissional. Como não focam a carreira exclusivamente em uma área, não há monotonia e acomodação em seu desenvolvimento. Esse mescla temas da sua especialidade com novos assuntos e experiências que busca adquirir.

São criativos e abertos à inovação. A multidisciplinaridade faz com que tenham um campo de visão amplo para obter várias perspectivas. Ao mesmo tempo, é capaz de fazer uma análise mais aprofundada sobre aquilo em que ele é especialista. 

Além de compor, ele ajuda na formação de times interdisciplinares. Por sua variedade de conhecimentos, ele tende a se aproximar e atuar junto de diversas áreas. Assim, ele consegue adaptar sua comunicação para tratar com cada pessoa, com maior facilidade para transmitir conhecimentos e orientações.

Isso faz com que seja uma ponte para o fortalecimento, alinhamento e integração dos times.

Como une as soft skills, que são habilidades comportamentais, e hard skills, as habilidades técnicas, ele ajuda na resolução de problemas do ambiente de trabalho, tanto em relação a conflitos humanos entre os colaboradores e clientes, quanto problemas operacionais da empresa. 

Por que ter profissionais T-shaped na sua equipe?

Provavelmente, depois de conhecer as características dos profissionais T-shaped, ficou claro para você a importância de ter pessoas assim na sua empresa. 

Você sabia?
Bill Gates, cofundador da Microsoft, afirma, em uma de suas notas, que acredita que um dos motivos do sucesso da Microsoft foi a adoção de um pensamento mais holístico. Ele lembra que seus coders eram pessoas que tinham não só excelência em seu campo de atuação, mas amplitude de conhecimento em outras áreas. Segundo ele, eram os colaboradores mais curiosos e dotados dos modelos mentais mais profundos.

 

A transformação digital e a evolução da tecnologia fazem com que cada vez mais fatores como criatividade, abertura à inovação, flexibilidade e aquisição de novos conhecimentos e atualizações sejam necessários. O T-shaped tende a atender todos esses critérios. 

Por combinar uma visão macro e micro, ele tem maior facilidade de enxergar uma diversidade de soluções para um problema. Utiliza a empatia para analisar a situação sob diversos pontos de vista, o que ajuda a desenvolver inovações e a refletir sobre a experiência do usuário e demais stakeholders.

Em times que lidam com novos projetos constantemente, o T-shaped tem a vantagem de conseguir transitar entre as ações com maior facilidade. Essa flexibilidade, somada ao interesse por aprender novas competências, é muito importante para os negócios digitais, que costumam passar por mudanças repentinas e complexas.

Um outro fator de destaque é que, por ter conhecimento sobre diversas áreas, mesmo que de forma generalista, o T-shaped possui uma certa independência que facilita a realização de atividades sozinho.

Por outro lado, em muitos momentos, ele terá capacidade de auxiliar colegas de outras áreas ou até mesmo substituí-los em algumas atividades, caso seja necessário. 

Mas antes que você saia imaginando que deve ter apenas profissionais T-shaped no seu time, lembre-se que uma empresa inovadora deve ser construída pela diversidade de perfis profissionais. Ou seja, tanto pessoas que correspondem à parte horizontal quanto somente à vertical do T somam em uma equipe. 

Há muitos momentos, atribuições e atividades, que requerem um especialista focado. Por outro lado, profissionais generalistas também contam com uma excelente flexibilidade e capacidade de absorver novos conhecimentos. Sendo todos bem-vindos.

Confira o artigo do Portal Sebrae Como promover a diversidade nas pequenas empresas e veja como a diversidade contribui para desenvolver um time inovador.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Desenvolvendo competências: investindo em hard skills e soft skills - Sebrae

Conheça as competências essenciais para o futuro do trabalho - Sebrae

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?