ESTRATÉGIA DE VENDA

Como planejar uma ação promocional

O sucesso depende de cumprir a previsão orçamentária, manter o equilíbrio entre custo, lucro e despesa e oferecer vantagens de compra para o cliente.

O equilíbrio financeiro de um empreendimento depende da prática comercial desenvolvida. A margem de lucro obtida com a venda de produtos e serviços oferecidos ao público deve estar de acordo com os resultados propostos no orçamento de vendas.

Nesse sentido, para desenvolver ações promocionais, é preciso conciliar a aplicação de uma estratégia de venda, mantendo equilibrada a relação entre custo, lucro e despesas, com condições vantajosas de compra para o cliente.

No arquivo anexo, há orientações de como planejar uma ação promocional, divididas em cinco etapas. O principal ponto do planejamento é saber como evitar o desequilíbrio financeiro da empresa, sabendo que, se alguma vantagem é oferecida para o cliente, haverá algum sacrifício da margem de lucro.

Utilize a planilha de acompanhamento diário da ação disponível no documento anexo para verificar e comparar resultados.

Acesse o Instrumento de Apoio Gerencial n. 34 (em PDF)

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