Propósito
  • Visões de Futuro

Transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil.

Visões de Futuro
  • Propósito
  • Missões, Objetivos e Resultados-Chave

  • Empreendedores Autênticos e Transformadores
  • Governança (e Estado) Empreendedores
  • Prosperidade Local e Economias Sustentáveis Portadoras de Futuro

Missões, Objetivos e Resultados-Chave
  • Visões de Futuro

Missão A – Ampliação do empreendedorismo transformador

Tornar o empreendedorismo protagonista na transformação socioeconômica ambiental, além de ser um catalisador para a realização de sonhos dos brasileiros. As competências empreendedoras serão estimuladas em toda a sociedade e culturalmente valorizadas. Em 2035, a taxa de empresas com mais de 3,5 anos de existência será superior a 40%, aumentando significativamente o sucesso de negócios, respeitados na sua diversidade, caracterizados pela sustentabilidade, acesso à tecnologia, crédito, mercado, inovação e inclusão.

Missão B – Governança e Estado empreendedor por um ambiente de negócios atrativo

Em 2035, o Brasil estará posicionado entre os 35 (GEM NECI) melhores países para se empreender no mundo, com um ambiente para fazer negócios dinâmico, seguro e simples. As instâncias públicas, privadas e sociais trabalharão em parceria como agentes transformadores nas suas respectivas esferas constituindo uma governança integrada e colaborativa.

Missão C – Prosperidade dos territórios e biomas impulsionada por ecossistemas de negócios

 

Elevar a prosperidade dos territórios e biomas, impulsionada pelas economias portadoras de futuro em ecossistema de negócios que valorizam o regionalismo, preservam a biodiversidade e geram valor agregado no território. O Brasil será referência para o mundo no desenvolvimento sustentável, alavancando empreendimentos, tecnologias e conhecimento. Em 2035, os territórios com ecossistemas empreendedores trabalhados pelo Sebrae terão seus Índices de Desenvolvimento Sustentável das Cidades 50% acima da média nacional.

Indicação preliminar das economias portadoras de futuro: Bioeconomia, economia criativa, economia “sem restrições” / de inclusão, agronegócio sustentável de performance, indústria digital, economia da saúde/ saudabilidade e bem estar, economia circular, transição energética e descarbonização/net zero, economia azul, tecnologias digitais e IA, turismo de experiência.

 

Baixe o Planejamento Estratégico Conheça mais sobre o Planejamento Estratégico - Sebrae 2035