this is an h1

this is an h2

Wed Apr 26 06:02:54 BRT 2023
Inovação | DESIGN
Produtor rural aposta em design e ganha competitividade no mercado

Veja como um horticultor utilizou o design para agregar valor aos produtos e se diferenciar dos concorrentes. Entenda ainda suas várias aplicações no setor.

· 19/08/2015 · Atualizado em 26/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quando e como

O que vem à cabeça ao pensar em design? Para boa parte das pessoas, significa pensar em produtos altamente industrializados, soluções tecnológicas e serviços inovadores. Pode parecer difícil associar isso ao agronegócio, não é mesmo? Mas o design pode e deve ser aplicado a qualquer área e em qualquer ramo de atividade.

Veremos como uma empresa de hortifrúti de Minas Gerais mirou no caminho da comunicação para fugir da competição por preço, bastante comum no setor. E deu bastante certo!

O produtor buscou uma consultoria para a revitalização da marca e teve 80% do valor custeado por meio do Sebraetec, o programa de inovação do Sebrae. 

A marca Serras da Mantiqueira, empresa de Barbacena, em Minas Gerais, possui um diferencial de produção: produz três variedades de tomate e um tipo de pepino, e aposta no uso de técnicas agrônomas orientadas para o cuidado e nutrição de suas plantas, de forma a controlar a qualidade e o padrão dos produtos.

Com a vontade de oferecer produtos nos grandes centros, Robson Luiz Martins, produtor rural responsável pela empresa, enxergou no alinhamento do design à gestão estratégica a possibilidade de agregar valor a eles, normalmente vistos como commodities. “O cliente compra com o olho, escolhe o que está bem apresentado. A qualidade já está atrelada ao rótulo”, afirma.

Ele buscou uma consultoria para a revitalização da marca Serras da Mantiqueira e teve 80% do valor custeado por meio do Sebraetec, o programa de inovação do Sebrae.

A mudança

Um escritório associado à Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) foi indicado para o projeto, com a missão de desenvolver a nova identidade visual, embalagens e site. Os principais requisitos foram destacar o cuidado na escolha das sementes, a qualidade do produto final e o reconhecimento da vocação agrícola de Minas Gerais – o que resultou no desenvolvimento de uma comunicação focada nos atributos da região da produção.

A boa comunicação entre o produtor e os designers possibilitou a integração dos novos elementos à visão que Robson tinha do próprio negócio, o que gerou resultados positivos ao aumentar a competitividade de sua marca no setor. Segundo o empresário, os supermercados veem mais credibilidade nos seus produtos, o que garantiu parcerias com novos pontos de venda da região.

O design no agronegócio

Existem diferentes tipos de design para a horticultura. Vamos listar três que se referem ao design de ambientes e mais três que estão voltados à comunicação.

Design de ambientes

  • planejamento do ambiente de cultivo para utilização de iluminação natural;
  • sinalização de setores importantes, como tratamento e embalagem dos produtos;
  • planejamento do ambiente para otimização do processamento de produtos perecíveis e frágeis, com redução dos desperdícios.

Comunicação

  • desenvolvimento de embalagens adequadas às condições de iluminação, ventilação, manuseio e transporte dos produtos;
  • criação de selos e rótulos para identificação, exposição de selos e impressão de informações adicionais;
  • exploração das potencialidades nutricionais, de qualidade e sustentabilidade dos produtos nas embalagens e outros canais de comunicação.

Saiba mais

Você é empreendedor do setor agro e quer conhecer mais sobre o design para seu agronegócio? Confira os links abaixo: 

E, quando quiser, pode consultar um dos consultores do Sebrae mais próximo de você.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?