Programa de ação empresarial visa aprimorar serralherias
Projeto Serralheiros habilita donos de negócio do setor a planejar o empreendimento, proporcionando aumento no lucro e na qualidade do trabalho.
O que é
O Projeto Serralheiros procura capacitar donos de empreendimentos de pequeno porte do segmento de serralheria em gestão empresarial.
Ao participar da iniciativa, os serralheiros têm a oportunidade de aprender a administrar o negócio, conhecendo ferramentas básicas como fluxo de caixa, formação de preço, fidelização de clientes, segurança no trabalho e outras que, caso sejam adotadas, podem melhorar significativamente os resultados da empresa.
O projeto busca, assim, aumentar o faturamento das empresas, a quantidade de postos de trabalho, o consumo de matéria-prima (aço) e a eficiência comercial, já que a serralheria é um setor de alta competitividade e um importante elo da cadeia produtiva da construção civil.
Onde está disponível
O programa começou de forma experimental em 2007, na cidade de Araraquara, em São Paulo, com o objetivo de identificar as dificuldades de crescimento de um grupo de serralheiros da região. A experiência foi utilizada também pelo Sebrae-RS em 2011 e 2012, na região metropolitana de Porto Alegre e em Santa Maria.
Oficialmente, o projeto foi dividido em duas fases de implementação. Na primeira, que ocorreu de 2012 até o início de 2015, seis estados já colocaram a ideia em prática (Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul) e 420 empresas foram atendidas.
Na segunda etapa, a ser iniciada em 2015, os estados contemplados são: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Santa Catarina. Entre eles, já se encontram em implantação as ações no Acre e em Santa Catarina. Até o final de 2015 os outros estados listados terão suas atividades iniciadas.
Para dar início ao projeto nos estados, o Sebrae, em parceria com a Gerdau, convida serralheiros da região a participar de uma palestra de apresentação do programa e dos benefícios associados à adesão dos empresários.
Métodos de capacitação
Os serralheiros donos de negócios que decidirem participar da iniciativa passam pelo Diagnóstico MPE, a fim de terem suas demandas de bens e serviços mapeadas, sua capacidade empreendedora mensurada e seu nível de competitividade medido.
Com o diagnóstico elaborado, consultores do Sebrae definem um plano de ação específico, com treinamentos voltados para atender as necessidades do empreendimento.
Na última etapa do ciclo, após os cursos e as oficinas presenciais, é feita uma avaliação da evolução da capacidade de gestão dos serralheiros, para ver se os ensinamentos estão sendo aplicados de maneira eficaz no dia a dia da empresa.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
Reflita sobre a administração de seu negócio e entenda bem quais são os quesitos essenciais para o sucesso.
Saiba como o atender melhor quem tem algum tipo de deficiência e adéque seu negócio para o cumprimento da lei e promoção da igualdade.
Empreender não é só ofertar bons produtos e serviços, mas gerenciar gastos, lucro, investimentos. Conte com as nossas ferramentas para uma gestão completa.
Conheça o material orientativo que o Sebrae preparou para retomada segura das atividades do setor de alimentação neste novo contexto de consumo.
Conheça o material orientativo que o Sebrae preparou para retomada segura das atividades do setor de turismo neste novo contexto de consumo.
Conheça as orientações de saúde para seu negócio.
Saiba como proteger seu caixa e conheça as principais linhas de crédito para atravessar a crise.
Fique por dentro das principais alterações em leis e regras para beneficiar os pequenos negócios.
Os negócios de alimentação fora do lar foram impactados pela crise do coronavírus. Com a retomada, como fica o comportamento do novo consumidor pós-quarentena?
Conheça o material orientativo que o Sebrae preparou para retomada segura das atividades do setor de logística e transporte neste novo contexto de consumo.
Solar Coca-Cola e Sebrae fecham parceria para apoiar os pequenos negócios com conteúdos e dicas práticas.
Encare o planejamento do seu negócio com planners exclusivos para ajudar a estabelecer metas e alcançar todos os objetivos.