Sebrae e Solar Coca-Cola | Marketing
Os negócios de alimentação fora do lar foram impactados pela crise do coronavírus. Com a retomada, como fica o comportamento do novo consumidor pós-quarentena?

Marketing
Muitas empresas do ramo estão precisando reinventar a forma de trabalhar para vencer a crise. As marmitas e o delivery são alternativas para diversificar e manter as vendas.
Ofereça produtos e serviços customizados, buscando atender as necessidades (e restrições) alimentares do público, ou seja, dê opções de refeições que agradem diferentes paladares.
Leia mais sobre esse conteúdo:
Negócios de alimentação fora do lar podem investir nas marmitas >
E que tal investir numa marmita não convencional?
Veja algumas ideias: Que tal uma marmita não convencional?
O delivery tem sido uma opção para os estabelecimentos de alimentação fora do lar neste momento de pandemia. Cerca de 70% dos estabelecimentos já estão atuando desta forma, sendo que 25% iniciaram após pandemia.
Conheça mais sobre o delivery aqui:
E na mercearia? Tem como fazer?
Em mercearias e minimercados também poderão ser ofertados combos, seguindo a mesma lógica de agrupar opções que completem uma refeição. Um exemplo é a combinação de alimentos resfriados ou congelados com molhos e complementos, montando uma oferta de preço único. Você poderá combinar uma lasanha com um molho pronto e uma bebida para um combo do jantar, ou ainda, um combinado de pipoca, Coca-Cola e chocolates para uma ocasião do fim de semana. Lembre-se de ofertar em horários compatíveis com a busca por esse tipo de refeição e deixar exemplos das combinações montadas visíveis ao cliente.
Diego Fabris, sócio fundador do Share Eat, deu diversas dicas de como os restaurantes podem estreitar o relacionamento com os clientes investindo em comunicação.
Leia o artigo: O core business dos restaurantes, além de comida, deve ser comunicação >
Na cartilha abaixo você verá muitas dicas para seu restaurante e bar. Mesmo com o retorno ainda gradual, planejamento é essencial. Acesse o link abaixo:
Cartilha: Cardápio de sucesso para restaurantes >
Algumas temáticas não perderam sua importância durante a crise, pelo contrário, a preocupação com as questões socioambientais na oferta dos mais diversos tipos de serviços e produtos tornou-se um requisito de mercado.
A redução do desperdício, aliada ao uso da tecnologia, diminui custos e causa impactos ambientais positivos para os negócios do setor. Leia o artigo:
Alimentação fora do lar: produtividade, eficiência e sustentabilidade >
Outro assunto importante é a apresentação do cardápios. Eles podem ser um grande diferencial.
Leia o artigo: Cardápio pode ser um diferencial em bares e restaurantes >
Com a pandemia da Covid-19, os empreendimentos do setor precisam se adaptar aos novos hábitos de consumo. Confira alguma dicas que vão orientar esse processo.
Leia o artigo: Melhore as vendas do seu negócio de alimentação fora do lar >
Como vender mais usando o marketing digital? Seu negócio em tempos de Coronavírus. Assista o vídeo:
Você usa e-commerce para vender seus produtos ou serviços? Este é um bom momento de começar. Mas, se acha o tema difícil, dê o play para entender melhor.
Veja os principais temas de alimentação fora do lar que podem ser trabalhados neste período com os materiais desenvolvidos pelo Sebrae e a Abrasel no projeto Gastronomia Digital. O projeto apresenta conteúdos em vídeo aulas e material de apoio para ensino à distância.
Leia o artigo: Alternativas para bares, restaurantes e afins em tempos de crise >
Não deixe de ver a página de serviços de alimentação que o Sebrae preparou com dicas para esse momento da crise. São conteúdos e lives feitas com especialistas nesse setor.
Navegue pela página: E aí, vamos falar de serviços de alimentação?
E as mercearias e minimercado?
O mercado de vizinhança ou loja de vizinhança, como é chamado o pequeno varejo alimentar, é representado por minimercados, mercadinhos ou armazéns. O crescimento dos mercados de vizinhança deve-se à busca do consumidor por comodidade, proximidade e praticidade para a realização de suas compras. Fazer as compras ao lado de casa significa um deslocamento menor e mais rápido, pois um número cada vez maior de pessoas tem menos tempo para isso.
Considerado essenciais para a sociedade, destacou-se ainda mais como imprescindível durante a crise gerada pelo novo coronavírus.
O principal diferencial do minimercado em relação aos grandes varejos alimentares é poder oferecer ao cliente a personalização do atendimento, pois normalmente o cliente é atendido pelo próprio dono do negócio ou pelo menos por algum dos seus familiares.
Chamar o cliente pelo nome e saber suas necessidades básicas de consumo gera confiança e disposição em pagar um pouco mais pelo produto.
Em mercearias e minimercados também poderão ser ofertados combos, seguindo a mesma lógica de agrupar opções que completem uma refeição. Um exemplo é a combinação de alimentos resfriados ou congelados com molhos e complementos, montando uma oferta de preço único. Você poderá combinar uma lasanha com um molho pronto e uma bebida para um combo do jantar, ou ainda, um combinado de pipoca, Coca-Cola e chocolates para uma ocasião do fim de semana. Lembre-se de ofertar em horários compatíveis com a busca por esse tipo de refeição e deixar exemplos das combinações montadas visíveis ao cliente.
Conheça os dez fatores-chave de sucesso para atuação em negócios de minimercados e veja como está a sua atuação.
Próximo assunto: Protocolos de retomada segura das atividades >
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
Saiba como o atender melhor quem tem algum tipo de deficiência e adéque seu negócio para o cumprimento da lei e promoção da igualdade.
Empreender não é só ofertar bons produtos e serviços, mas gerenciar gastos, lucro, investimentos. Conte com as nossas ferramentas para uma gestão completa.
Conheça o material orientativo que o Sebrae preparou para retomada segura das atividades do setor de alimentação neste novo contexto de consumo.
Conheça o material orientativo que o Sebrae preparou para retomada segura das atividades do setor de turismo neste novo contexto de consumo.
Conheça as orientações de saúde para seu negócio.
Saiba como proteger seu caixa e conheça as principais linhas de crédito para atravessar a crise.
Fique por dentro das principais alterações em leis e regras para beneficiar os pequenos negócios.
Conheça o material orientativo que o Sebrae preparou para retomada segura das atividades do setor de logística e transporte neste novo contexto de consumo.
Solar Coca-Cola e Sebrae fecham parceria para apoiar os pequenos negócios com conteúdos e dicas práticas.
Encare o planejamento do seu negócio com planners exclusivos para ajudar a estabelecer metas e alcançar todos os objetivos.
Conheça ferramentas, informações e soluções úteis para desenvolver um novo negócio com melhores chances de sucesso e competitividade.
Preparar o seu negócio é fundamental para um futuro de sucesso. Acesse e saiba como deixar seu planejamento em dia.