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Wed Sep 18 08:38:10 GMT-03:00 2019
Mercado e Vendas
A Importância do Estudo de Mercado
Inteligência comercial, monitoramento de mercado, satisfação das necessidades dos clientes, algumas das vantagens de se fazer um estudo de mercado.
  • Estudo de mercado
  • Passo a Passo
  • Vantagens
  • Modelos de formulários

Estudo de mercado

Um estudo de mercado contribui para estimular uma cultura de inteligência comercial nos pequenos negócios, dependendo do tipo da pesquisa, o próprio empreendedor poderá aplicá-lo.

Antes da abertura de um negócio o empreendedor precisa possuir clareza sobre as características, componentes e necessidades do mercado que pretende atuar, ou seja, fazer uma análise prévia da capacidade de consumo dos moradores de um determinado bairro ou região, de suas características e necessidades que motivam a compra: variedade, qualidade, disponibilidade, preços, formas de pagamento, descontos, vitrine, localização, atendimento e etc.

IRIGARAY (2000, p. 122) ressalta que os consumidores são expostos a uma infinidade de produtos, marcas e serviços com diferentes apelos, o que conduz o empresário a posicionar-se de forma eficaz, ou seja, possuir um profundo conhecimento sobre o público-alvo consumidor (hábitos, desejos, comportamentos e fatores de decisão, etc.), pois, assim é possível entender como o consumidor pensa e quais são as suas prioridades.

Passo a Passo

O primeiro passo para iniciar um estudo é a definição de um objetivo (exemplo: Conhecer as Características mercadológicas que impulsionam a compra de seus clientes, e os motivos que provocaram a inatividade de um certo contingente de clientes).

Após definição do objetivo, é necessário selecionar o público a ser pesquisado (exemplo: o cliente a ser pesquisado seria o que compra de forma frequente em sua empresa (cliente ativo) ou um cliente que deixou de comprar em seu estabelecimento a mais de 6 meses e que não possuem débitos com a empresa (Cliente inativo).  

É importante definir o tamanho da amostra, ou seja, quantos questionários serão respondidos.

Selecione como será a análise do procedimento técnico. Como assim? Para a pesquisa junto ao cliente ativo, sugere-se realizar um levantamento/Survey (pesquisa que envolve questionamento direto das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer), ou seja, aplicar a pesquisa a cada término de um atendimento, a abordagem pode ser na saída ou na fila do caixa, enquanto o cliente aguarda para realizar o pagamento. No que se refere aos clientes inativos, sugere-se coletas de forma direta por ligação via telemarketing, através de questionário.

A seguir elabore um roteiro, com perguntas simples e objetivas, ah! faça um teste antes de aplicar junto ao seu cliente. Após o teste feito, realize ajustes caso necessário aplique junto ao público selecionado, e posteriormente faça a tabulação e análise dos dados. Um alerta! Caso perceba que sua empresa precisará de informações mais técnicas orienta-se contratar profissionais da área para sua realização. Para isso busque orientações no Sebrae no Amapá

Para expandir mais seus conhecimentos sobre o tema entre em nosso Portal e acesse os artigos Estratégias para gerir sua empresa de forma eficiente.

Vantagens

  • Visão estratégica do negócio;
  • É fundamental para um bom desempenho nas diversas fases do seu negócio;

  • Possibilita uma decisão comercial mais segura e fundamentada.

  • Os estudos apontam tendências;

  • Melhor relação e comunicação com a clientela;

  • Direcionamento de campanhas promocionais;

  • Acompanhamento periódico do movimento de compras por cliente;

  •  Direciona nas tomadas de decisões sejam elas de curto médio e longo prazo;

  • Identificar cenários e tendências que o auxiliarão a empresa definir suas estratégias de atuação.

  • Possibilita conhecer melhor a clientela e característica de consumo, contribuindo para a fidelização.

  • Além de servir de instrumento para coletas de dados do público alvo que irá revelar a motivação de compras em seu estabelecimento, ajustando assim as estratégias de gestão e marketing para manutenção de clientes ativos e reativação de clientes de forma planejada.

 

Por Jenane Gomes Penha Moraes - Analista do Sebrae no Amapá

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