Projeto preparatório para futura atuação em encadeamento produtivo tendo como âncoras grandes empresas petrolíferas.

Rede de Aprendizagem
Articulação e fortalecimento de rede empresarial e/ou institucionais voltadas a promoção de cooperação competitiva. Apoio na realização de curso de especialização e disseminação de informações sobre petróleo e gás
2. Inteligência Competitiva
Realização de estudos, mapeamentos e informações qualificadas que subsidiem a atuação do Sebrae/Ap e parceiros no setor de petróleo.
3. Participação em feiras e eventos
Participação em feiras e eventos especializados sobre petróleo e gás e realização de visitas de intercâmbio de experiências comerciais e tecnológicas em outros territórios que possuam atuação desenvolvida frente ao setor.
Coletar informações e gerar conhecimentos que permitam à Unidade e a parceiros estratégicos o entendimento da dinâmica de atuação frente à cadeia produtiva do petróleo e gás no Estado para subsidiar a atuação no setor.
O projeto funciona através de articulações e ações desenvolvidas pelas instituições que compõem a Rede Petrogás Amapá. Através de reuniões periódicas são definidas e aprovadas as ações a serem executadas.
As participações em feiras e eventos ocorrem com a adesão e indicação de representantes das instituições da Rede.
O Sebrae é responsável pela Secretaria da Rede Petrogás e realiza as articulações, mobilizações e convites para participação nas ações do projeto.
Para subsidiar a atuação, o Sebrae mantém equipe de consultores técnicos especializados, além de uma gestora designada para representar a instituição.
Sempre que integrantes da Rede Petrogás identificam novas instituições que devem participar, são enviados convites para participação nas reuniões. Com a vinda, passam a integrar o mailing da Rede e são chamados para as próximas ações.
A intenção é manter uma rede colaborativa permanente, que discuta, defina e implemente ações preparatórias para a possível implantação no Estado de atividades de produção de petróleo.
Para participar os interessados devem enviar solicitação ao Sebrae através de carta ou email para a técnica Lindeti Ferreira lindeti@ap.sebrae.com.br
Não há certeza se haverá a implantação de uma cadeia produtiva de petróleo no Estado do Amapá. Porém, caso isso se confirme será a longo prazo.
A motivação do projeto é de agir proativamente e fazer o que pode ser feito de modo a preparar o Estado para essa nova realidade caso se efetive.
A temática de petróleo é algo muito novo e requer um esforço interinstitucional no sentido de buscar o melhor entendimento sobre a temática.
Foi um prazer te ajudar :)