PREÇO

Como calcular o preço de venda

Conheça os métodos de calcular produtos e serviços levando em conta as terminologias em custos comerciais.

O que são custos?
  • Custos e Despesas

Custos são todos os gastos necessários da empresa, bem como, os gastos para manter o funcionamento do negócio.

Como:
  • Salários e encargos sociais;

  • Depreciação; Contador; Conta de luz; Conta de água; Aluguel e IPTU; Retirada; do empresário ou Pró-labore; Propaganda; Telefone, Material de Limpeza e outros.

Por isso, para formação do preço de venda do serviço da empresa, os custos devem ser classificados como custos variáveis ou custos fixos.

O preço de venda é um fator que influencia o cliente em suas decisões de compra, pois, em mercados com um grande número de concorrentes, as empresas precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor oferta sem perder a lucratividade.

Para fixar o preço de venda de seus serviços, de forma a assegurar a obtenção de lucro, o empresário deverá conhecer a importância da formação criteriosa de preços, bem como compreender sua estrutura.

Um dos principais desafios enfrentados pelo em empresário de pequeno porte, é estabelecer uma prática de formulação e análise de preço que seja confiável. Contabilize todos os custos e despesas envolvidas neste processo e que torne sua organização mais competitiva e lucrativa.

Além do retorno sobre os investimentos, os preços também vão proporcionando crescimento e perenidade ao negócio.

Custos e Despesas
  • O que são custos?
  • Precificação

A fim de aumentar o nível de seu entendimento e evitar conceitos diferentes para uma mesma palavra, vamos definir as terminologias em custos comerciais.

Custos representam os gastos relativos a consumo na operação, portanto, em uma empresa comercial, apenas o custo da mercadoria vendida é considerado custo.

Despesas representam os gastos que se destinam às fases de administração, esforço de vendas e financiamentos. Então, excetuando o custo das mercadorias vendidas, os demais gastos em uma empresa comercial podem ser conceituados como despesas. Citaremos algumas perguntas que deverão ser feitas pelo empresário.

  • Estou tendo lucro ou prejuízo na comercialização das mercadorias? De quanto?

  • Posso reduzir o preço de venda a fim de torná-lo mais competitivo? Reduzir em quanto?

  • Entre as mercadorias que comercializo, quais deverão ter suas vendas incentivadas?

  • (Margem de Contribuição.)

  • Qual a quantidade mínima de vendas por mês necessário para cobrir todos os meus custos e despesas?

Precificação
  • Custos e Despesas

Vários fatores influenciam a formação de preço, e o grau de influência de cada um deles oscila ao longo do tempo. São eles: concorrência; clientes; fornecedores; custo; governo.

O método tecnicamente correto para se formar ou analisar o preço de venda é o que melhor se adequar às necessidades de sua empresa e ao conhecimento técnico-científico dos gestores da organização.

Dentre os diversos métodos existentes, vamos apresentar alguns que podem contribuir favoravelmente na determinação de preços compatíveis com as necessidades da empresa.

Formar preços de venda é buscar retorno sobre os investimentos realizados, com uma parcela de lucro que vai provocar o crescimento e a permanência da empresa no mercado. Alguns métodos utilizados:

  • Mark-up multiplicador;

  • Mark-up divisor;

  • Adoção de preços dos concorrentes.

O mark-up multiplicador baseia-se na aplicação de um índice sobre o custo de compra de determinada mercadoria, o que faz com que se encontre o preço de venda a ser praticado.

Passo a passo para elaboração do mark-up multiplicador e divisor:

  • Impostos sobre vendas 8,36%

  • Comissões 2,00%

  • Custo fixo 11,98%

  • Margem de lucro desejado 12,00%

  • Total 34,34%

Mark-up (sem fator) = 100% – 34,34% = 65,66%

Mark-up multiplicador = 100% / 65,66% = 1,523

Mark-up divisor = 65,66% / 100% = 0,6566

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.

 

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