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Fri Jan 11 11:40:47 BRST 2019
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Estratégias para gerir sua empresa de forma eficiente

Analisar o mercado, enxugar custos e se antecipar à concorrência farão toda a diferença nesse cenário politico e econômico instável.

· 17/08/2017 · Atualizado em 11/01/2019
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Profissionalize-se

Com a economia estagnada, o atual cenário pede por cautela. Despesas enxutas, colaboradores qualificados e muito bem treinados, compras inteligentes, ou seja, revisão imediata do mix de produtos e eliminar aqueles que não estão trazendo giro no estoque e não possuem margem de lucro significativo.

Sempre que possível fazer parceria com outros empreendimentos que vendam produtos que não sejam o foco da empresa, como exemplo uma empresa que atua com material de construção no segmento de acabamentos, poderia ser interessante caso o empreendimento disponha de espaço ocioso, formar parcerias com outros negócios que comercializem telhas, cimentos, tijolos e etc., essa associação funcionará como chamariz e atrairá clientes para o espaço devido a sensação de comodidade com essa inserção de novos produtos; mesmo que a empresa não obtenha lucro interessante com essa ação, não terá preocupações com avarias e desperdícios.

 Cortar tudo que comprometa as contas a pagar, reduzir a taxa de inadimplência, aumentar a atratividade do negócio e obter liquidez, são medidas inadiáveis. Trabalhar fortemente a área comercial no sentido de alavancar as vendas, fidelizar uma quantidade maior de clientes e trabalhar para prospectar novos mercados.

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Organize suas finanças

Os empresários têm noção da importância dos custos que compõem o preço final de seus produtos/ serviços/ produção, mas, na maioria das vezes negligenciam informações importantes como por exemplo, não ter o hábito de analisar o balanço patrimonial de sua empresa; não anotar tudo o que entra e sai de recursos, misturar o orçamento da empresa com o pessoal, acessar crédito de instituições financeiras sem o devido planejamento, as vezes solicitando além do que necessita e outras vezes abaixo do que irá precisar, comprar produtos por preço e não pelo giro.

Exemplo:  um Minimercado que compra um estoque gigantesco de sandálias, que tem um giro demorado, só por que está em oferta imperdível, e não compra feijão e arroz que tem giro rápido, estará imobilizando capital; sem falar dos equipamentos e maquinários que somem ou quebram e ninguém é responsabilizado por isso e dentre outros.

Um estudioso da área financeira, Porter (1992), reforça quanto a importância desses controles nos empreendimentos -  orienta que a empresa adote métodos de controle e continuamente realize análise e revisão dos custos e itens que normalmente não são avaliados. Lembre-se, enquanto você vende um produto ou serviço, o banco vende dinheiro e as taxas de juros são elevadas!

Há créditos disponíveis, mas, a um custo praticamente inviável para empresários de qualquer porte. Isso poderá asfixiar seu negócio em um cenário inflacionário e de retração de vendas.

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Treine sua equipe

Azevedo (1992) define investimento em capital humano como “gastos que provocam um aumento da capacidade produtiva das pessoas” A empresa que investi em treinamento e valorização das pessoas, melhora seus processos e rotinas administrativas. Mantém a competitividade e sustentabilidade de seu negócio.

Ao negligenciá-lo poderá colocar em risco a existência de sua empresa no mercado.

O Sebrae dispõe de Cursos Online Grátis, e estão divididos de acordo com o perfil e necessidade do empreendedor, para saber mais acesse o site ou se preferir, venha ao Sebrae no Amapá ou acesse o Portal Sebrae no Amapá e fique por dentro de todos os Cursos e eventos que estão sendo ofertados.

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Invista em Marketing

Quem nunca ouviu o clichê “a propaganda é a alma do negócio”?. Qual o principal objetivo das empresas? “Ganhar dinheiro” certo? E para que isso aconteça há a necessidade que seja despertada a atenção dos consumidores, e a publicidade é grande aliada nesse quesito, ela é responsável por tornar a empresa: conhecida, reconhecida e comentada. Logo essa área não pode ser deixada de lado se a empresa deseja manter suas vendas em dia e os clientes chegando a todo momento.

Satisfazendo, necessidades e desejos dos clientes”. O atendimento especializado diferenciado do generalista, o foco no produto e no cliente, uma equipe treinada, assistência técnica e o pós-venda são os principais fatores da fidelização. O conjunto da obra é o que, fideliza o cliente. Quem não é visto não é lembrado, isso confere!? Então nada de negligenciar esse item. 

O Sebrae Amapá pode auxiliar você em um tema que está em alta: o Marketing digital. Essa é uma ferramenta que além de manter o seu negócio conectado 24h pode aumentar suas vendas. Venha ao Sebrae no Amapá ou acesse o Portal Sebrae no Amapá que os nossos especialistas terão o maior prazer em atendê-lo.

 

Por Jenane Gomes Penha Moraes - Analista do Sebrae no Amapá


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