Estratégias para gerir sua empresa de forma eficiente
Analisar o mercado, enxugar custos e se antecipar à concorrência farão toda a diferença nesse cenário politico e econômico instável.

Profissionalize-se
Com a economia estagnada, o atual cenário pede por cautela. Despesas enxutas, colaboradores qualificados e muito bem treinados, compras inteligentes, ou seja, revisão imediata do mix de produtos e eliminar aqueles que não estão trazendo giro no estoque e não possuem margem de lucro significativo.
Sempre que possível fazer parceria com outros empreendimentos que vendam produtos que não sejam o foco da empresa, como exemplo uma empresa que atua com material de construção no segmento de acabamentos, poderia ser interessante caso o empreendimento disponha de espaço ocioso, formar parcerias com outros negócios que comercializem telhas, cimentos, tijolos e etc., essa associação funcionará como chamariz e atrairá clientes para o espaço devido a sensação de comodidade com essa inserção de novos produtos; mesmo que a empresa não obtenha lucro interessante com essa ação, não terá preocupações com avarias e desperdícios.
Cortar tudo que comprometa as contas a pagar, reduzir a taxa de inadimplência, aumentar a atratividade do negócio e obter liquidez, são medidas inadiáveis. Trabalhar fortemente a área comercial no sentido de alavancar as vendas, fidelizar uma quantidade maior de clientes e trabalhar para prospectar novos mercados.
Organize suas finanças
Os empresários têm noção da importância dos custos que compõem o preço final de seus produtos/ serviços/ produção, mas, na maioria das vezes negligenciam informações importantes como por exemplo, não ter o hábito de analisar o balanço patrimonial de sua empresa; não anotar tudo o que entra e sai de recursos, misturar o orçamento da empresa com o pessoal, acessar crédito de instituições financeiras sem o devido planejamento, as vezes solicitando além do que necessita e outras vezes abaixo do que irá precisar, comprar produtos por preço e não pelo giro.
Exemplo: um Minimercado que compra um estoque gigantesco de sandálias, que tem um giro demorado, só por que está em oferta imperdível, e não compra feijão e arroz que tem giro rápido, estará imobilizando capital; sem falar dos equipamentos e maquinários que somem ou quebram e ninguém é responsabilizado por isso e dentre outros.
Um estudioso da área financeira, Porter (1992), reforça quanto a importância desses controles nos empreendimentos - orienta que a empresa adote métodos de controle e continuamente realize análise e revisão dos custos e itens que normalmente não são avaliados. Lembre-se, enquanto você vende um produto ou serviço, o banco vende dinheiro e as taxas de juros são elevadas!
Há créditos disponíveis, mas, a um custo praticamente inviável para empresários de qualquer porte. Isso poderá asfixiar seu negócio em um cenário inflacionário e de retração de vendas.
Treine sua equipe
Azevedo (1992) define investimento em capital humano como “gastos que provocam um aumento da capacidade produtiva das pessoas” A empresa que investi em treinamento e valorização das pessoas, melhora seus processos e rotinas administrativas. Mantém a competitividade e sustentabilidade de seu negócio.
Ao negligenciá-lo poderá colocar em risco a existência de sua empresa no mercado.
O Sebrae dispõe de Cursos Online Grátis, e estão divididos de acordo com o perfil e necessidade do empreendedor, para saber mais acesse o site ou se preferir, venha ao Sebrae no Amapá ou acesse o Portal Sebrae no Amapá e fique por dentro de todos os Cursos e eventos que estão sendo ofertados.
Invista em Marketing
Quem nunca ouviu o clichê “a propaganda é a alma do negócio”?. Qual o principal objetivo das empresas? “Ganhar dinheiro” certo? E para que isso aconteça há a necessidade que seja despertada a atenção dos consumidores, e a publicidade é grande aliada nesse quesito, ela é responsável por tornar a empresa: conhecida, reconhecida e comentada. Logo essa área não pode ser deixada de lado se a empresa deseja manter suas vendas em dia e os clientes chegando a todo momento.
Satisfazendo, necessidades e desejos dos clientes”. O atendimento especializado diferenciado do generalista, o foco no produto e no cliente, uma equipe treinada, assistência técnica e o pós-venda são os principais fatores da fidelização. O conjunto da obra é o que, fideliza o cliente. Quem não é visto não é lembrado, isso confere!? Então nada de negligenciar esse item.
O Sebrae Amapá pode auxiliar você em um tema que está em alta: o Marketing digital. Essa é uma ferramenta que além de manter o seu negócio conectado 24h pode aumentar suas vendas. Venha ao Sebrae no Amapá ou acesse o Portal Sebrae no Amapá que os nossos especialistas terão o maior prazer em atendê-lo.
Por Jenane Gomes Penha Moraes - Analista do Sebrae no Amapá
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Futuro empresário pensando em montar um negócio de baixo investimento e com custo benefício rentável? A fábrica de farinha d’água e tapioca é uma oportunidade de negócio. A farinha d’água e a tapioca são derivados da mandioca, raiz brasileira utilizada para inúmeros produtos. Fonte de carboidrato a mandioca e seus derivados são hoje consumidos e bastante procurados de um modo geral, mas principalmente por quem está querendo montar um negócio lucrativo.
Rede de Aprendizagem Articulação e fortalecimento de rede empresarial e/ou institucionais voltadas a promoção de cooperação competitiva. Apoio na realização de curso de especialização e disseminação de informações sobre petróleo e gás 2. Inteligência Competitiva Realização de estudos, mapeamentos e informações qualificadas que subsidiem a atuação do Sebrae/Ap e parceiros no setor de petróleo. 3. Participação em feiras e eventos Participação em feiras e eventos especializados sobre petróleo e gás e realização de visitas de intercâmbio de experiências comerciais e tecnológicas em outros territórios que possuam atuação desenvolvida frente ao setor. Coletar informações e gerar conhecimentos que permitam à Unidade e a parceiros estratégicos o entendimento da dinâmica de atuação frente à cadeia produtiva do petróleo e gás no Estado para subsidiar a atuação no setor.
A fronteira Amapá-Guiana Francesa é a única área onde existe a real possibilidade de integração produtiva local entre o Brasil e a União Europeia. A Guiana Francesa é uma região da França na América do Sul, que tem no Amapá o seu parceiro preferencial no projeto de cooperação regional. A integração sociocultural já é uma realidade em festivais, competições esportivas e até mesmo em laços familiares. O comércio de subsistência na fronteira é muito intenso, já regulamentado através do Acordo Transfronteiriço pelos dois países (Brasil e França). A produção semimanufaturada de um lado poderia ser finalizada no outro, com obtenção de benefícios fiscais e financeiros em ambos os lados da fronteira.
Custos são todos os gastos necessários da empresa, bem como, os gastos para manter o funcionamento do negócio. Como: Salários e encargos sociais; Depreciação; Contador; Conta de luz; Conta de água; Aluguel e IPTU; Retirada; do empresário ou Pró-labore; Propaganda; Telefone, Material de Limpeza e outros. Por isso, para formação do preço de venda do serviço da empresa, os custos devem ser classificados como custos variáveis ou custos fixos. O preço de venda é um fator que influencia o cliente em suas decisões de compra, pois, em mercados com um grande número de concorrentes, as empresas precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor oferta sem perder a lucratividade. Para fixar o preço de venda de seus serviços, de forma a assegurar a obtenção de lucro, o empresário deverá conhecer a importância da formação criteriosa de preços, bem como compreender sua estrutura. Um dos principais desafios enfrentados pelo em empresário de pequeno porte, é estabelecer uma prática de formulação e análise de preço que seja confiável. Contabilize todos os custos e despesas envolvidas neste processo e que torne sua organização mais competitiva e lucrativa. Além do retorno sobre os investimentos, os preços também vão proporcionando crescimento e perenidade ao negócio.
A utilização de Marketing que tem por objetivo despertar o cliente para que sua necessidade seja satisfeita pelo produto/serviço apresentado deve ser visto como força de venda. Atualmente a exigência e nível de maturidade do cliente faz com que a compra seja efetuada somente após o máximo de informações obtidas, que tenham os melhores custos benefício, condições de negociação das empresas, o cliente está em busca da melhor proposta. Os clientes são inconstantes e infiéis, pois as ofertas são atraentes e em grande quantidade. A pesquisa de mercado é muito importante no processo de conhecimento da concorrência para planejamento futuro perante este cliente. A venda para ser eficiente resulta de coleta de informações sobre os desejos dos clientes, conhecimento de produto ou serviço oferecido.
Fique de olho! O empreendedor que busca onde investir encontrará no Amapá um mercado em ascensão e com inúmeras oportunidades. As principais razões que justificam os investimentos no Amapá são: Reestruturação da política atual visando moralização de processos; Entorno da cadeia logística que está sendo desenhada com economia aquecida; Ótimas possibilidades de escoamento da produção; Políticas de incentivos atraente. Uma boa opção de investimento no Amapá é o comércio, com localização privilegiada em relação a sua posição geográfica, oferece grandes chances de relações comerciais com a América Central, América do Norte e a Europa. Entretanto, o ponto de destaque está nas práticas sustentáveis de exploração de recursos naturais, que apresentam excelente potencial lucrativo, ainda mais agora, alavancados pela regulamentação da Zona Franca Verde e os benefícios fiscais oferecidos. Nesse sentido, o governo do estado vem implementando ações que visam promover o aproveitamento de nossas riquezas de forma racional e sustentável, sendo uma das estratégias priorizadas a implantação da Zona Franca Verde. Criada através da Lei 11.898, de 08 de janeiro de 2009, implantada nos municípios de Macapá e Santana (nos mesmos limites da ALCMS), constituída por um conjunto de incentivos fiscais, locacionais e financeiros, para o beneficiamento industrial dos recursos e matérias-primas regionais de origem florestal, pesqueira, agropecuária e mineral. Os investidores têm um grande mercado a ser explorado utilizando as matérias-primas que a biodiversidade local oferece, como o açaí, o dendê, o cupuaçu, entre outros. Abaixo listamos para você as principais áreas com maior potencial para investimentos: Produção de sucos e conservas de frutas tropicais; Produção de óleos vegetais; Produção de ração animal; Pesca industrial; Produção de madeiras, móveis e briquetes; Mineração; Siderurgia; Produção de silício metalúrgico; Industrialização de rochas ornamentais e de revestimento; Produção de tintas; Produção de borrachas; Produção de propantes para as indústrias de óleo e gás; Produção de vidros planos e para recipientes. Indústrias de minerais não metálicos; Setor moveleiro; Psicultura; Pesca Extrativa; Amido de mandioca; Palmito de pupunha; Óleo de dendê; Castanha-do-brasil. Indústria da Biodiversidade É um dos grandes desafios na Amazônia é acionar suas imensas potencialidades de forma a transformá-la numa alavanca importante do desenvolvimento, sem comprometer em nada as suas funções ambientais e climáticas, ou seja, explorar o trinômio biodiversidade de biomassa biotecnologias. É otimizar em sistemas industriais o aproveitamento das diferentes biomassas para obter produtos como: alimentos humanos, rações animais, insumos industriais, fármacos, entre outros. O Amapá tem um papel fundamental nesta estratégia de desenvolvimento sustentável tendo em vista que grande parte do território do Estado (70%) é coberto pela Floresta Amazônica, praticamente intacta. Essa informação foi útil? ficou interessado em investir no Amapá? Aprofunde mais seus conhecimentos sobre esse assunto conosco, aproveite e agende uma de nossas consultorias.
Documentos do imóvel, necessários para tirar o CNPJ ou carteira de aquicultor - piscicultor. CCIR: Certificado de Cadastro de Imóvel Rural; Imóveis rurais federais – INCRA; Imóveis rurais estaduais – Instituto IMAP do Governo Estadual Imóveis rurais municipais - PREFEITURAS ITR: Imposto Territorial Rural – RECEITA FEDERAL. O primeiro passo é solicitar o cadastramento CCIR, junto ao INCRA (Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária; Imóveis rurais federais – INCRA; Imóveis rurais estaduais – IMAP; Imóveis rurais municipais - PREFEITURAS) para requerer os cadastros federais, estadual e municipal, conforme o caso.(O tempo aproximado para emissão do CCIR é de aproximadamente 30 dias). Agora se deve dar entrada no pedido de CNPJ ou registro de aquicultor - piscicultor. Cópias autenticadas: CPF, RG e Escritura ou documento de posse, caso seja Proprietário, Cópias simples: ITR, CCIR, Comprovante de Endereço. Matricula do Imóvel atualizada. (O tempo aproximado para sair o CNPJ ou registro/ aquicultor - piscicultor é de 20 dias)