Pular para o conteúdo principal
Organização | MELHORIA CONTÍNUA

Case de Sucesso: Cristina Feitosa - Um Sonho que se Tornou Real

Cristina Feitosa é fiel ao orgulho de ser mulher e de, como tantas brasileiras, viver empregando o melhor de si em prol da sua família e da sua comunidade.

· 26/01/2018 · Atualizado em 07/02/2018

Cristina Feitosa é casada, mãe de dois filhos, católica praticante, voluntaria da pastoral da Paróquia de sua cidade, educadora por formação e dona-de-casa pelo prazer de ter a família sempre por perto. Cristina diz que sabe que nenhuma dessas características costumam trazer destaque às mulheres, nem precisariam aparecer num relato que visa expor seu perfil empreendedor, no entanto, ela é fiel ao orgulho de ser mulher e de, como tantas brasileiras, viver empregando o melhor de si em prol da sua família e da sua comunidade.

Além de “mulher dona-de-casa”, como tantas outras, ela é empresaria e afirma que pensa que é por vocação. Cristina reconhece que a maior parte das conquistas de sua carreira empresarial resultam do estudo técnico, do planejamento e da administração orientada, contudo, ser dona do seu próprio negócio aconteceu porque era isso que, quando mais jovem, sempre pensava em fazer na sua vida adulta.

Ela costuma comparar sua carreira empresarial com uma semeadura. De fato, não foi à toa que que batizou sua empresa de Semear Delicatessen. Trata-se de um negócio do ramo de panificação que se destaca por promover a oferta de produção diversificada, serviços de coffe break para eventos e massas em self-service.

Tudo começou há cerca de vinte anos atrás quando ela percebeu, em sua cidade natal, o terreno fértil para implantação de um negócio do segmento escolhido. Apesar de sempre ter convivido com o desejo de fazer acontecer sua própria empresa, o planejamento inicial foi marcado por incertezas. Os risco, as dúvidas quanto ao domínio da produção, o medo de não cair no gosto do público e as atribuições do lar chegaram inclusive a adiar, por algumas vezes, a implementação de suas ideias.

Cristina afirma que “Devo ser fraca numa coisa:  somente após procurar apoio na unidade local do Sebrae-CE foi que, definitivamente, a vontade venceu o medo e eu executei o passo-a-passo que me conduziriam a realização daqueles planos.” Ela se recorda que por meio da orientação de um agente do Sebrae vislumbrou como seria a semeadura de seu negócio, desde a análise do solo (pesquisa de mercado), passando para o preparo (planejamento), seguindo para o cultivo (formalização e operação) até atingir a colheita (retorno econômico).

Seguido todo o passo-a-passo o resultado não foi outro senão o sucesso. Esse ano, Semear Delicatessen atinge seu decimo oitavo ano de existência. Uma empresa bem consolidada, com espaço garantido no mercado local, reconhecida pela diversidade e qualidade de seus produtos além de seu atendimento qualificado. A empresa tem uma clientela fiel além de participação frequente em compras governamentais executada pelos governos de municípios próximos e por órgão do governo estadual.

Cristina diz que “Pode até parecer coisa de “mãe coruja” mas não é: a Semear é uma das mais concorridas dentre as panificadoras da cidade.” Ela diz que chegar até aqui só foi possível graças a constante modernização de seus modelos de gestão e métodos de atendimento e fidelização de clientes. Ela trabalha para atender variados tipos de público e, regularmente, os 12 colaboradores da empresa são inseridos em capacitações oferecidas por entidades como Sebrae e Senac.

Após participar de um conjunto de formações para o empreendedorismo e gestão de negócios (Empretec, SebraeMais, Sebraetec, Na Medida, Formação para Boas Práticas de fabricação, entre outras) ela aprendeu a usar estratégias como: campanhas promocionais para descontos, derivação da produção, ambientação do espaço de comercialização e fidelização de clientes. O negócio segue uma linha de resultados satisfatórios e, hoje em dia, é percebido por ela como algo que já é quase independente da mesma. De fato, um negócio que já está próximo de completar seu décimo nono aniversário já é uma “pessoa” a parte da personalidade de seu criador. Por vezes Cristina se pega pensando que, um dia, a Semear será um empreendimento tocado por meus filhos. Mas, até lá, cabe a ela conduzir essa semeadura...tocar pra frente esse negócio de sucesso.

Ela diz que não costuma se acomodar com a situação atual da empresa. Apesar de estar financeiramente bem e de ter sido o mola mestre da construção do patrimônio de sua família sempre encontra detalhes a se melhorar. Um inquietação que costuma acreditar que faz parte das “coisa de mulheres”. Ela tem buscado melhorar cada vez mais, para oferecer produtos de qualidade e com conforto aos clientes. Hoje tem uma estrutura física climatizada, uma área de produção com funcionários capacitados dentro, cumpre os padrões de Boas Práticas na produção de alimentos e pensa, para curto prazo, em ampliar o espaço de atendimento e acomodação de clientes, inserir novos produtos no cardápio e investir numa campanha promocional para premiação de clientes. Tudo para ter uma Semear cada vez mais aconchegante. Um segundo lar para seus clientes.  Por fim ela deixa a seguinte mensagem para as mulheres empreendedoras do Brasil: “ Nunca desistam daquilo que inquieta, daquilo que sempre sonharam, pois com todo esforço vocês iram conseguir chegar no topo do sucesso”

Cases de Sucesso

O Sebrae Ceará disponibiliza em seu portal e na Revista Digital - Deu Certo a história de empreendedores que, com a ajuda do Sebrae, conseguiram otimizar o desempenho do seu negócio no mercado.

Confira e inspire-se através dos relatos de superação e sucesso.

Formulário

Você participou de alguma solução do Sebrae Ceará que auxiliou no seu negócio e quer contar seu relato? Preencha o formulário abaixo e tenha seu relato publicado no nosso cases de sucesso!

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora