Wed May 20 13:21:03 GMT-03:00 2020
Empreendedorismo
MEI: Como profissionalizar o meu negócio?
Muitos empreendedores se esquecem que, por mais que o produto ou serviço seja bom, é preciso saber comunicar isso ao cliente, e passar uma boa imagem do negócio

MEI: Como profissionalizar o meu negócio? 

Um dos grandes desafios encontrados pelos microempreendedores individuais (MEI) para permanecer no mercado é a dificuldade de concretizar vendas. Na maioria das vezes, por mais que o MEI ofereça um bom serviço ou produto, não consegue fechar negócios como gostaria. 

Isso, em grande parte, é reflexo da falta de profissionalização do negócio, e, consequentemente, de como o cliente vê a empresa. Muitos empreendedores se esquecem que, por mais que o produto ou serviço seja bom, é preciso saber comunicar isso ao cliente, e passar uma boa imagem do negócio. 

Quer saber como fazer isso? Então confira as dicas deste artigo!

1) Cuide da sua imagem pessoal e do negócio

É muito importante cuidar do local em que você trabalha. A organização do espaço, com iluminação adequada, limpeza em dia e ambiente agradável, irá impactar diretamente em seu atendimento. Quanto mais agradável for o ambiente, mais tempo os clientes vão ficar dentro da sua lojae, maiores as chances de concretizar vendas. 

Se você é prestador de serviço, você é seu próprio ponto de venda. Então, fique atento à sua aparência pessoal, cabelos, roupas, unhas, barba, etc. Adote uma postura profissional adequada ao tipo de serviço que você presta. Brincadeiras ou frases inadequadas podem passar uma imagem pouco profissional e fazer a pessoa desistir do negócio. 

Lembre-se! Sua conduta profissional é parte da imagem que os clientes têm da sua empresa e da qualidade de seus serviços. 

2) Ofereça um bom atendimento

Pode parecer batido,mas o primeiro passo para mostrar que a sua empresa é séria e profissional, é oferecer um atendimento de qualidade. Pode ser de maneira presencial, por telefone ou pela internet, mas, um bom atendimento é fundamental, e começa antes mesmo que o cliente adquira o produto ou serviço da sua empresa. 

Ao atender o telefone, diga o nome da empresa e cumprimente a pessoa que ligou. Mantenha as redes sociais e o site organizados, com a logomarca da empresa, telefone e outras informações necessárias para o cliente chegar até você. 

Seja ágil e prestativo no atendimento. O cliente é sempre prioridade. Se ele te ligou, ou chegou até a sua loja, você precisa dar total e completa atenção. Mesmo que você não tenha o produto ou serviço que ele esteja solicitando, ofereça a ele alternativas, produtos similares que possam atender à sua necessidade. Quando não for possível prestar um serviço, dê outras opções de data, horário, ou até mesmo indique outro profissional. No futuro, se ele precisar dos seus serviços, irá se lembrar de você. 

Os clientes são e sempre serão a razão de existir de uma empresa, e profissionalizar o seu negócio envolve pensar na forma que você conduz e constrói um relacionamento duradouro com eles.

3) Escute o seu cliente 

Esse ponto está muitoligado ao anterior. Escutar o cliente é essencial para entender suas necessidades e descobrir as melhores maneiras de atendê-lo. Essa atitude faz parte de um bom atendimento. 

Peça sempre retornosobre como está sendo o seu atendimento, o que pode melhorar e/ou o que está sendo satisfatório. Outra estratégia é fazer pesquisas simples por telefone ou por questionário. Quer um exemplo? Por que não pensar uma campanha “Responda ao questionário e ganhe um brigadeiro”?  Seja qual for a estratégia, busque sempre maneiras de descobrir se está entregando aquilo que o seu cliente realmente precisa e como pode melhorar. 

4) Faça um cadastro dos clientes

O relacionamento com o cliente não deve ser apenas antes ou durante as vendas, mas também depois. Por isso a importância de fazer um cadastro dos seus clientes.  Tendo uma base de dados de e-mail e telefone (ou outras informações, como endereço e data de aniversário, se você precisar), você irá conseguir informar os clientes sobre as novidades da empresa, promoções, oferecer produtos ou serviços complementares, e até mesmo enviar pesquisas e solicitar suas impressões sobre o negócio.

O cadastro de clientes é mais uma maneira de criar um bom relacionamento com o cliente e, assim, passar uma boa imagem da sua empresa. 

5) Se coloque no lugar do cliente

Outro ponto fundamental para passar credibilidade ao cliente é definir bem como você entrega os seus serviços ou produtos. Parece complicado, mas na verdade é bem simples, basta você se colocar no lugar do cliente e se perguntar: “eu ficaria satisfeito em receber esse produto ou serviço dessa forma? ”

Pense nas embalagens do produto, na apresentação e na aparência. A forma como o cliente recebe o produto faz toda a diferença. No caso dos serviços, avalie se está fazendo as entregas da melhor forma, por exemplo: Esse é o melhor horário para fazer esse serviço? De que forma posso fazer esse serviço sem atrapalhar a rotina da casa ou da empresa? Como posso ser mais eficiente e profissional? 

Atitudes simples podem ajudar muito a sua empresa a passar uma imagem cada vez mais profissional, e, consequentemente, atrair mais clientes e fechar novas vendas. 

Busque sempre o apoio e as orientações do Sebrae. Estamos sempre aqui para te ajudar! 

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