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Inovação | REDE SOCIAL
Como usar os stories no Instagram da sua empresa

Conheça os recursos que essa ferramenta oferece e tenha dicas de diferentes conteúdos para começar a criar hoje mesmo!

· 18/08/2021 · Atualizado em 16/06/2023
Imagem de destaque

Os stories são publicações que duram 24 horas no perfil de um usuário do Instagram. A ferramenta é a chance de uma interação mais direta com seu público, principalmente por causa de seus recursos variados. Por fim, ter usuários visualizando seus stories é a oportunidade de criar interesse nos seus clientes em potencial e vender muito mais.

Para abrir os stories é só clicar “+”no canto superior do seu Instagram, embaixo você encontra a opção “Story”. 

Recursos para criar

Ao abrir o story, você encontra alguns ícones do lado esquerdo, clicando na seta para baixo é possível visualizar o nome e alguns outros recursos. Neles, você consegue acionar diferentes funções na hora de gravar os seus stories: criar, boomerang, layout, mãos livres, captura múltipla e nível.

A função “Criar” tem vários recursos dentro dela, mas o principal é que ela deixa você criar um texto, sem precisar necessariamente escolher uma imagem. Somente as cores de fundo na parte superior. 

Temos a função de “Boomerang” que é mais conhecida. Com ela é possível criar vídeos curtos sem som, que se repetem, como um GIF. E embaixo a função “Layout” que faz um quadro com várias imagens diferentes, como uma montagem.

A ferramenta “Mãos livres” é ideal para criar vídeos sem precisar ficar segurando, você pode apertar e soltar, que o vídeo continuará gravando. Além disso, se você quiser apertar e segurar sem soltar no começo, ela vai criar um timer de 3 segundos e depois começará a gravar.

Por fim, a “Captura Múltipla” permite tirar várias fotos em sequência para publicar de uma vez só. E a última função é o “Nível”, que é como o nível de mão que a gente conhece, ela vai mostrar a inclinação da sua foto ou gravação a ser feita.

Editando o story

Você tirou uma foto ou gravou seu vídeo e chegou a hora de postar. Vamos explicar agora as funções que aparecem nessa janela: baixar, música, link, efeitos, sticker, desenhar e texto. Talvez a ordem no seu perfil não seja essa, mas vamos colocar os ícones de cada uma para você identificar no seu perfil.

As funções de “baixar” e "música'' falam por si, uma serve para salvar aquele story na galeria do seu celular e outra para colocar músicas na sua publicação. Já a função “link”, possibilita direcionar aquele story para algum vídeo postado no seu perfil e se você tiver mais de 10.000 seguidores, pode direcionar para um link da web.

O mais complexo é adicionar um sticker porque é nessa função que você conhece os principais recursos de interação que vamos falar no próximo item. Dentro dele encontramos: localização, menção, hashtag, caixa de perguntas, gif, termômetro de reação, link, enquete e teste.

Por fim, a ferramenta de desenho, que permite adicionar traços ao seu story. E a ferramenta de texto, que vale ser utilizada para complementar ou legendar seus stories, são várias fontes disponíveis e efeitos para aparecer.

Utilizando stickers

Algumas ferramentas de stickers não precisam ser explicadas, como localização, horário, música, gif e temperatura. Por isso, vamos falar das outras que podem ser utilizadas como forma de interação com assiste.

  • Perguntas: possibilita a criação de uma caixa de perguntas, nela você pode perguntar aos seus seguidores, por exemplo, quais dúvidas eles têm sobre determinado produto ou quais produtos eles gostariam de ver em sua loja.
  • Termômetro: com ele, seus seguidores podem arrastar para mostrar o quanto gostam de alguma coisa, sem precisar digitar algo.
  • Enquete: possibilita a criação de perguntas que têm como resposta “sim/não”, você pode, por exemplo, utilizar para perguntar se eles iriam querer um determinado produto.
  • Link: o adesivo de link agora está liberado para todos os usuários. Atualmente, não precisa mais ter 10 mil seguidores para conseguir inserir um link nos stories. Basta clicar no adesivo e pronto.
  • Teste: abre uma caixa com um teste de resposta certa e errada para seus seguidores que você pode utilizar para trazer curiosidades sobre o seu nicho.
  • Contagem regressiva: mostra quanto tempo falta para um determinado evento, ideal para fazer lançamento de um novo produto ou coleção.
  • Imagem: com ela é possível adicionar outra imagem ao seu story, dessa forma você pode mostrar partes diferentes de um produto.
  • Pedidos de refeição: é um botão que direciona para sua página nos aplicativos de pedidos de comida, ideal para restaurantes, docerias e entre outros.
Conteúdos para stories

Na hora de criar os stories para sua empresa, pensar no conteúdo para criar uma conexão com seu público é essencial. Por isso, vamos dar algumas dicas do que mostrar na ferramenta.

Primeiramente, como os stories duram 24 horas, o ideal é algumas vezes mostrar os bastidores da sua empresa. Como é a fabricação dos seus produtos? Como você embala os produtos de um cliente? Esses são apenas alguns pontos que podem ser mostrados.

Outra ideia é mostrar as novidades do seu setor. Você pode criar stories com pequenas informações sobre esses assuntos ou mostrar algum produto novo que está em alta. Nesse caso, você pode utilizar recursos de enquete e caixa de perguntas para criar uma interação com seu público.

Por fim, você pode dar destaque a um produto específico, contando como ele surgiu, suas variações e até mesmo como utilizá-lo no dia a dia. Lembre-se: os stories devem aproximar sua empresa do cliente, não sobrecarregue seu público com todas essas informações ao mesmo tempo, crie devagar e tenha conteúdos todos os dias.

Se você quer ampliar ainda mais seus canais de venda, separamos um artigo sobre canais online, só acessar aqui.

E para quem quer um conhecimento mais aprofundado sobre Instagram, separamos o curso “Os segredos por trás de um Instagram vendedor”, nele você vai aprender como utilizar ao máximo essa ferramenta.


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