this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Wed Jul 21 15:21:41 BRT 2021
Empreendedorismo | FORMALIZAÇÃO
Saiba quais são os principais benefícios e desafios da formalização

A formalização proporciona benefícios imensuráveis para o empresário, mas ela também tem seus desafios. Saiba mais sobre o assunto!

· 21/07/2021 · Atualizado em 21/07/2021
Imagem de destaque do artigo

Os benefícios e desafios da formalização são fatores que devem estar muito bem fundamentados na mente do empresário — mas esse processo pode ser complexo, demanda a participação de um profissional da área contábil e, principalmente, muita paciência e atenção às normas.

Porém, as vantagens que a formalização proporciona são capazes de compensar quaisquer obstáculos que possam surgir durante o caminho. Sendo assim, é preciso reconhecer esses dois elementos, saber pesá-los e lidar com eventuais percalços que possam surgir.

Pensando nisso, nós resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos o que é a formalização de empresas, os seus benefícios e eventuais desafios. Continue lendo!

O que é a formalização e qual a sua importância?

Inicialmente, é importante entender o que é a formalização. Basicamente, é um processo que dá existência jurídica a um negócio. Sendo assim, ele demanda uma série de dados e documentos que são registrados nos órgãos competentes.

Uma empresa só passa a existir quando ela finaliza o processo de formalização. Se o empresário realiza algum tipo de atividade antes desse momento, ele estará atuando na informalidade — e esse foi um problema que atingiu o mercado nacional durante décadas.

Formalizar uma empresa era algo muito complexo. Além disso, apenas poucos tipos de empreendimentos conseguiriam acesso aos tramites de formalização. Essa realidade começou a mudar depois do surgimento do Microempreendedor Individual (MEI), possibilitando que pequenos empresários saíssem da informalidade.

Esse foi o início de uma evolução gigantesca no processo. Atualmente, ele é consideravelmente mais simples, e, em muitos estados, é possível constituir uma empresa fazendo o processo totalmente pela internet. Vale destacar que essa já era uma possibilidade para os MEIs e, recentemente, foi aberta para outros tipos de negócios.

A formalização é um processo importantíssimo para uma empresa e que garante que ela obtenha alguns benefícios muito interessantes, sem os quais fica muito complicado cresce e prosperar ao longo do tempo.

Além disso, trata-se de uma obrigação legal. Com tantas facilidades dos dias atuais, é mais difícil afirmar que uma empresa está na informalidade pela impossibilidade de registrar o negócio nos órgãos competentes. Sendo assim, se você tem ou pretende ter um negócio, é fundamental pensar no processo da formalização.

Quais são os seus principais benefícios?

Entendido o conceito de formalização e a sua importância, mostraremos os benefícios que ela pode proporcionar. Continue lendo e saiba quais são eles!

Formalização plena das atividades

O primeiro benefício é a formalização das atividades realizadas pela sua empresa. Quando você constitui legalmente um negócio, os serviços ou produtos comercializados adquirem categorias ou identificação jurídica, o que proporciona legalidade ao negócio.

Desse modo, um leque de opções muito amplo é aberto, possibilitando a oportunidade de fazer negócios com clientes que também são pessoa jurídica e potencializando o seu faturamento.

Emissão de documentos fiscais

Outra vantagem importante é a possibilidade de emissão de documentos fiscais. As empresas que não são legalizadas são impedidas de executarem esse tipo de procedimento — o que limita muito as suas capacidades de faturamento, especialmente para comercializar produtos e serviços para outras pessoas jurídicas.

Lembre-se que a emissão fiscal é uma obrigatoriedade de todo o negócio legalizado, e é por meio dela que as suas receitas são contabilizadas, gerando todas as obrigações fiscais inerentes à empresa.

Recolhimento adequado de tributos

Como tratamos de obrigações fiscais é importante mencionar que legalizar um negócio proporciona o recolhimento adequado de tributos. Algumas pessoas podem ter dúvidas sobre como isso acontece, mas acredite: o recolhimento de impostos pode ser bem diferente.

Isso porque pessoas que atuam na informalidade precisam pagar tributos como pessoa física. Nesse caso, o valor da contribuição pode ser consideravelmente maior. Portanto, ao abrir uma empresa, você foge desse custo tributário alto.

Por mais que o Brasil tenha uma carga tributária alta para as empresas, as pessoas físicas ainda contribuem com valores maiores.

Contribuição previdenciária

Ao se tornar um empresário, você será obrigado a recolher valores ao INSS. Nesse sentido, também abre oportunidade para recolher as contribuições previdenciárias como pessoa física. Assim, você pode entrar como um contribuinte geral e aproveitar as regras da aposentadoria que temos atualmente.

Adoção de formas de pagamento distintas

Outra vantagem interessante da formalização é a adoção de novas formas de pagamento. Pessoas físicas são limitadas quanto a esse assunto, ou seja, eles não conseguem implementar diversos métodos diferentes.

Por outro lado, as empresas podem escolher os mais variados tipos que existem, como diversas bandeiras de cartão de crédito, gateways, emissão de boletos e oferta de crediário. Empresas legalizadas podem abrir o leque de opções para os seus clientes, e, assim, abrem novas oportunidades de aumentar as vendas.

Obtenção de investimento de terceiros

Outro benefício interessante é a possibilidade de obtenção de investimentos. Nenhum investidor, seja ele pessoa física ou jurídica, terá coragem de aplicar em um negócio que não está legalizado. Logo, se você pretende captar recursos com terceiros futuramente é preciso pensar em registrar o seu empreendimento.

Além disso, para obter esse benefício é importante ter em mente que a sua empresa precisa andar de forma extremamente correta, ou seja, cumprindo com todas as obrigações fiscais, contábeis, trabalhistas e jurídicas.

Linhas de crédito com juros mais atrativos

Por fim, as empresas devidamente legalizadas também têm acesso a taxas de juros mais atrativas, já que bancos, financeiras e Fintechs tendem a oferecer mais opções de crédito para as pessoas jurídicas. Isso porque o grau de segurança é reduzido, bem como é mais fácil comprovar a receita.

Além disso, em muitos casos, é possível ter acesso a recursos mais elevados, o que é muito difícil em créditos pessoais ou financiamentos destinados à pessoa física. Assim, a empresa pode pegar empréstimos para comprar máquinas, equipamentos, produtos para comercialização etc.

Quais são os desafios desse processo?

Como você pode perceber, os benefícios do processo de formalização são muito amplos. Eles possibilitam o aumento de faturamento e produção, além de alcançar uma parcela maior do seu mercado. Mas nem tudo são flores nessa jornada!

Formalizar uma empresa tem alguns desafios que você precisa conhecer. Eles existem tanto no momento da constituição quanto após a abertura do negócio. Veja quais são eles agora mesmo.

Gestão empresarial

Um dos principais desafios é a gestão do negócio. Uma empresa tem uma série de obrigações a serem cumpridas e diversos setores para serem gerenciados ao longo da sua existência. O empresário precisa gerenciar as finanças, as compras, o estoque, os funcionários etc.

Provavelmente, esse é um dos principais desafios que ele deve enfrentar, especialmente pelo fato de gestão e administração não serem conteúdos desenvolvidos em escolas. Contudo, isso pode ser superado com o auxílio da tecnologia.

Atualmente, existem sistemas de gestão capazes de facilitar o dia a dia desse processo. Além disso, você pode terceirizar essa área do seu negócio, principalmente o financeiro e a contabilidade — mas ainda assim é muito importante ter algumas noções de administração e gestão de empresas.

Burocracia

Dentro do processo de gerenciamento de empresas surge uma série de burocracias que o empresário tem que cumprir diariamente. Mesmo que as coisas evoluam, alguns procedimentos demorados e sem muito sentido continuam existindo no Brasil.

Isso porque muitas dessas atividades estão relacionadas à própria legislação brasileira, que é baseada em preceitos antigos. Sendo assim, ainda temos um longo caminho pela frente para eliminar ou diminuir as burocracias nas empresas.

Recentemente, algumas melhorias foram implementadas, especialmente no momento de abrir um negócio. Tais mudanças surgiram com a Lei da Liberdade Econômica, mas ainda temos um longo caminho a percorrer.

Concorrência alta

Outro desafio que o empresário deve vencer é a concorrência elevada. Atualmente, muitos mercados estão sobrecarregados e o empreendedor precisa encontrar meios de superá-los. Assim, é essencial encontrar diferenciais para serem implementados em sua empresa.

Também é preciso buscar soluções únicas e inovadoras para oferecer aos seus consumidores. Essas são as formas mais eficientes para superar a concorrência e buscar uma colocação de importância em seu segmento.

Carga tributária

Para finalizar os benefícios e desafios da formalização, é preciso mencionar a carga tributária. Apesar de termos afirmado que, para as empresas, os impostos são menores, eles são implacáveis em nosso país.

Temos uma das cargas tributárias mais altas do mundo, e esse, sem dúvidas, é um fator a ser mencionado. Isso porque se o empresário não administrar bem as suas finanças, é possível que os tributos prejudiquem a rentabilidade do negócio.

Portanto, é fundamental contar com a ajuda de um contador para inserir a sua empresa no regime tributário adequado. Acredite: existem empresas que pagam mais impostos do que deveriam por simples escolhas equivocadas. Por isso, você deve ter contato frequente com um profissional contábil para evitar que esse tipo de problema aconteça em seu empreendimento.

Por fim, conhecer os benefícios e desafios da formalização faz toda a diferença nesse processo. Em outras palavras, é fundamental saber as vantagens que ele proporciona. Isso auxiliará a vencer quaisquer tipos de percalços que podem surgir antes ou após o momento em que a sua empresa for legalizada.

Gostou deste artigo? Então, deixe um comentário logo abaixo! Você também pode deixar a sua opinião ou agregar mais conhecimento ao conteúdo. Fique à vontade!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de formar online e gratuira.

Acesse agora