this is an h1

this is an h2

Fri Aug 11 15:29:51 BRT 2023
Inovação | STARTUP
Validação de startup: saiba como lançar sua ideia no mercado!

Tem uma ideia inovadora ou modelo de negócio disruptivo? Antes de investir, faça a validação de startup e aumente suas chances de sucesso!

· 11/08/2023 · Atualizado em 11/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O processo de validação de startup é essencial para quem quer empreender a partir de uma proposta inovadora ou de um modelo disruptivo. Aliás, ter essas características é a principal razão para se buscar por bases que ratifiquem a confiança na ideia por meio desse procedimento.

Mais que isso, essa é uma precaução em prol de evitar perder tempo e dinheiro com algo que não tende a gerar resultados. Afinal, mesmo quando se trata de inovações, é necessário ser realista, optando por investir em soluções viáveis e atrativas.

Confira a seguir como atingir esse ponto no desenvolvimento do seu negócio e muitos mais!

O que significa validar startup?

As startups são um modelo de negócio cuja característica principal é disruptividade de sua proposta de valor. Ou seja, uma empresa ser definida dessa forma depende de apresentar um produto ou serviço inovador. 

Nesse sentido, o que oferece deve ser algo novo ou contar com uma abordagem diferente da dos demais concorrentes, além de possibilitar a escalada comercial do projeto. Esse quadro cria a base para a necessidade de se fazer a validação de startups.

Portanto, essa avaliação consiste em um processo pelo qual uma ideia empreendedora passa para ser testada, a fim de conferir sua atratividade junto ao mercado, permitindo visualizar quais são os ajustes para atingir esse objetivo.

Na prática, trata-se de um conjunto de etapas analíticas ou experimentais que servem para validar a solução pensada pelo negócio que está sendo construído, indicando se é viável do ponto de vista operacional e mercadológico.

Qual é a importância de realizar a validação de startup?

Todo o negócio tem seus riscos, certo? Porém, quem investe em ideias inovadoras e disruptivas está mais exposto a eles. Pois, tanto pode atingir resultados diferenciados quanto apostar em soluções pouco atrativas ou inviáveis, perdendo o valor aplicado. 

Nesse cenário, o processo de validação de startup ganha importância, principalmente porque permite minimizar a chance de gastar com o que não gera retorno. Afinal, possibilita obter uma noção de como o mercado vai aceitar a proposta e do que fazer para levá-la ao sucesso. Entenda melhor o que esse procedimento acarreta!

Avaliar a aceitação do mercado

O processo para a validação de startup envolve tanto a análise teórica das demandas e necessidades do mercado, como a testagem experimental da ideia junto a ele. A partir disso, fica fácil saber se há público para a proposta ou como melhorá-la, por exemplo.

Dessa maneira, o empreendedor e os investidores conseguem antecipar sua aceitação para, com base nesse cenário, definir se é viável e lucrativo seguir com o projeto, se o melhor é voltar para o planejamento ou se devem abandoná-lo.

Identificar o público ideal

Mais que a aceitação do mercado, a validação de startup permite identificar os grupos dos quais a solução chama mais a atenção. Desse modo, o delineamento do público-alvo a ser buscado no lançamento começa a ser construído.

Com base no perfil de consumo detectado, as estratégias de desenvolvimento, marketing e vendas são direcionadas com maior precisão, garantindo que a empresa atue efetivamente no que atrai seu potencial cliente.

Determinar o momento certo para o lançamento

Em relação à viabilidade de inovações disruptivas, a validação de startup também serve para entender a maturidade do mercado para aceitar uma nova ideia. Essa avaliação é central para definir o melhor momento para o lançamento.

Na prática, permite criar um cronograma de trabalho capaz de aproveitar o ponto quando os potenciais compradores já estão cientes que têm uma demanda, mas ainda não há concorrentes aptos a resolvê-la com eficiência disponíveis.

Evitar o desperdício de recursos

Como efeito de entender qual é o nível potencial de aceitação do produto ou serviço junto ao consumidor, as decisões empresariais tomadas passam a evitar o desperdício de recursos. A começar por não dar prosseguimento em projetos menos atrativos.

Além disso, as informações sobre o mercado e o público-alvo obtidas, facilitam o direcionamento de esforços, tempo ou dinheiro para o que realmente tende a gerar resultados. Portanto, as perdas são minimizadas também no aspecto prático.

Otimizar processos

Outra forma de reduzir perdas é com a otimização de processos. Como a rotina de validação de startup requer chegar a versão mais enxuta do produto ou serviço oferecido, ela acaba por minimizar os custos operacionais.

Outro fator nesse sentido é a adoção de modelos de trabalho que se amparam nas metodologias ágeis. Pois, além de permitirem resultados mais eficientes, esses métodos eliminam atividades desnecessárias ou repetidas, por exemplo.

Esses empreendimentos também se valem de soluções e ferramentas tecnológicas para automatizar tarefas do dia a dia. Assim, erros humanos e seus consequentes retrabalhos são diminuídos, bem como os profissionais envolvidos passam a poder se voltar ao que realmente agrega valor.

Descobrir oportunidades de melhorias e ajustes

Talvez a maior vantagem da validação de startup seja a oportunidade que cria para colocar no mercado um produto ou serviço diferenciado. Por meio de melhorias ou ajustes, tanto a elevação das capacidades da solução quanto a eliminação de falhas são realizadas ainda na fase experimental.

Isso se reflete no desempenho comercial do lançamento e na operação produtiva da empresa, gerando condições para que o ponto em que há lucratividade seja atingido rapidamente pelo empreendimento. 

Agilizar o desenvolvimento

O formato adotado pelas metodologias ágeis, em que o projeto em desenvolvimento é constantemente avaliado pelo cliente, antecipando os ajustes para durante sua elaboração e não após, está alinhado com o que a validação de startup pretende.

Afinal, tanto um quanto outro buscam no público bases para entender se o produto ou serviço realmente atende suas necessidades, integrando melhorias ou corrigindo desvios nesse objetivo antes de finalizar sua elaboração. Ou seja, a lógica por trás desses processos é a mesma.

Além disso, a adoção dessas práticas acaba acelerando o progresso das etapas de criação e construção da solução. Outros efeitos são a redução de custos dessa jornada e a preservação do capital, já que não é despedido todo o valor antes de saber se há algum erro.

Entender as condições e necessidades do projeto

A validação de startup é um momento em que muitas informações sobre aspectos externos e internos do empreendimento são levantadas, gerando uma visão ampla da realidade desse projeto.

Como efeito, a forma como vai se desenvolver e o que é preciso para seguir se tornam claras. O empreendedor passa a estar plenamente ciente das condições necessárias para isso, do ponto de vista da solução, do mercado e do caixa da empresa.

Ou seja, esse processo também oportuniza que quem está por trás da ideia de negócio e do investimento avalie se está preparado para dar prosseguimento diante das diversas variáveis que impactam a jornada.

Quais são as etapas da validação da startup?

O processo de validação de startup consiste em uma sucessão de etapas que vão da ideação até o início da comercialização em larga escala. Veja a seguir quais são os principais marcos nesse caminho!

Transformar a ideia em planejamento

Quando se trata desse modelo de negócios, é comum que percepções de demandas ou de tendências mercadológicas levam a ideia inicial. Mas para validar a startup é preciso ter uma proposta de valor clara e um planejamento estruturado.

Portanto, transformar o conceito imaginado em um plano de trabalho é o primeiro passo para verificar sua viabilidade. Esse processo envolve levantar tudo o que será necessário para sua realização, indicando:

  • objetivos;
  • recursos;
  • responsabilidades;
  • meios;
  • ações;
  • parcerias.

Nesse sentido, aspectos produtivos, comerciais e de apoio devem ser incluídos. Uma dica é garantir que nenhum ponto fique de fora e só seja percebido depois. Afinal, isso pode se tornar um empecilho mais a frente.

Reunir recursos para começar

Para seguir com a validação da startup é preciso que as condições financeiras e operacionais mínimas sejam obtidas. Por exemplo, montar uma equipe de apoio com profissionais de áreas como contabilidade é essencial para a abertura da empresa, coleta de impostos e outras atividades acessórias.

Também é imprescindível recrutar pessoal técnico capaz de orientar e realizar as ações voltadas a produzir a solução. Outro aspecto é levantar o investimento e o capital de giro para manter o caixa enquanto o empreendimento coloca em funcionamento as etapas experimentais da validação.

Conhecer o mercado de atuação

Por unir atividades teóricas com práticas na sua elaboração, a etapa da validação voltada a conhecer o mercado começa a transição entre o analítico e o experimental. Essa fase requer muita pesquisa para definir:

  • quais as necessidades a solução atende;
  • se há demanda por ela;
  • quem é público-alvo e quais são seus hábitos ou comportamentos;
  • quem e quantos empreendimentos formam a concorrência;
  • quais são as regulações presentes;
  • como a startup pode se destacar;
  • em quais situações o projeto fica em defasagem em relação à competição.

A etapa, portanto, envolve mapear todos os elementos externos que influenciam na efetivação do plano, relacionando esses aspectos entre si. Também é fundamental relacioná-los com o que a empresa em formação propõe como modelo de negócios.

Nesse sentido, a estratégia só tem a ganhar, já que esse panorama permite encontrar brechas mercadológicas ou usar os pontos fracos dos demais competidores para lançar sua ideia. Essa é, ainda, uma fonte de aprendizado, ao facilitar a compreensão dos diferenciais da concorrência e as demandas da clientela, por exemplo.

Com base nisso, é possível verificar quando não vale a pena seguir em frente. Se o levantamento de viabilidade comercial não demonstrar que há interesse pela proposta já nesse ponto, é um forte indício de que ela será rejeitada no lançamento.

Por outro lado, um resultado negativo nesse momento deve ser relativizado se o produto ou serviço em desenvolvimento for de difícil entendimento sem o acesso a um protótipo para ser manuseado.

Construir o MVP

A prototipação é uma etapa totalmente experimental e, até mesmo, iterativa da validação de solução, uma vez que dependendo da ideia pode ser necessário, inclusive, criar os meios para construí-la. 

Basicamente, o MVP se refere a Minimum Viable Product, que em português significa produto mínimo viável. Ele deve ser a versão funcional mais enxuta da proposta. Portanto, precisa ter ao menos as funcionalidades centrais para que o aspecto disruptivo e inovador do projeto seja compreendido.

Por outro lado, elementos extras não são essenciais nesse momento. Afinal, adicionar capacidades aos poucos para balizar custos e evitar perdas de grandes somas financeiras é uma prática comum até em modelos comerciais.

Realizar avaliações e testes

Com o MPV construído, chegou a hora de avaliar se ele funciona como esperado, como ele é percebido pelo mercado, se ele gera interesse, entre outras questões. Para começar, os testes de usabilidade oportunizam analisar suas funcionalidades, capacidade de resposta e facilidade de utilização.

Equipe e potenciais consumidores são os dois grupos que devem experimentar a ideia nesse momento. Na validação de solução, o time da empresa volta-se a procurar por gaps e outras falhas que a tornam menos atrativa, simulando seu funcionamento.

Em relação à clientela, é preciso permitir que tenham uma experiência como clientes e, com isso, consigam responder a pesquisas. Tais avaliações devem ser mensuráveis. Dessa forma, o ideal é adotar metodologias que permitam associar métricas de aceitação a questionários com perguntas abertas.

Em consequência dessa etapa, a startup recebe observações e sugestões capazes de promover diversos insights tanto técnicos quanto práticos sobre ajustes ou melhorias aplicáveis à proposta.

Analisar os resultados

Com esse conjunto de resultados em mãos, finalmente a solução será considerada válida, inválida ou pendente de ajuste. De maneira geral, a última opção tem maior portabilidade de ocorrer, até por ser natural que melhorias ou falhas sejam percebidas por quem está fora do projeto. Ainda mais, quando se trata da avaliação do público cuja proposta visa atender.

Mas não se engane, mesmo quem precisa pivotar e voltar ao início ganha muito com o processo de validação de startup. Afinal, toda a experiência envolvida gera um conhecimento que não seria obtido de outra forma. Mais que isso, pode ser fonte de novas ideias.

Na prática, essa análise requer comparar informações acumuladas desde as primeiras etapas, a fim de colocar frente-a-frente as potencialidades levantadas no começo com a realidade vislumbrada na sua fase experimental.

Obter recursos para seguir em frente

Entre todas as hipóteses que podem ser o resultado da validação da startup, ter sua viabilidade confirmada é o objetivo de todo o empreendedor. Mas mesmo as conclusões negativas tendem a reiniciar o processo e não finalizá-lo em definitivo. 

Ou seja, seguir em frente é uma situação altamente provável. Para isso, é imprescindível obter recursos. Desde financiamentos até rodadas de investimento, passando por parcerias com aceleradoras ou grandes empresas, são meios de capitalizar um empreendimento inovador, bem como de ter acesso a outros tipos de apoio ao desenvolvimento.

Realizar a validação de startup poupa tempo, dinheiro e esforços, além de ser um processo que gera muito conhecimento para o empreendedor. Com isso, o sucesso do negócio se torna mais tangível, reduzindo os riscos de lançar uma ideia no mercado sem saber se o público precisa de suas vantagens ou pagaria por elas.

Se você quer saber mais sobre como se preparar para abrir seu próprio negócio, confira as 5 dicas do Sebrae para se tornar uma empreendedora de sucesso!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?