Entenda um pouco sobre a proposta deste seminário que potencializa as características empreendedoras dos participantes.
O Empretec é um seminário que identifica, estimula e desenvolve o comportamento empreendedor, promovendo dinâmicas e práticas vivenciais que ajudam os participantes a aplicar os conhecimentos adquiridos. Durante seis dias, os empretecos (como são chamados os participantes) participam de jogos, exercícios e debates que os motivam a ter visão empreendedora e os ajudam a aperfeiçoar habilidades de negociação e de gestão empresarial.
A metodologia do Empretec foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) promovida em cerca de 40 países e aplicada no Brasil com exclusividade pelo Sebrae. São 60 horas de capacitação em 6 dias de imersão, com o objetivo de oferecer aos participantes mais segurança às tomadas de decisões e melhor planejamento dos negócios, ampliando as chances de sucesso.
O seminário faz uma avaliação dos empretecos baseada em 10 características do comportamento empreendedor:
1. Busca de Oportunidades e Iniciativa;
2. Persistência;
3. Correr Riscos Calculados;
4. Exigência de Qualidade e Eficiência;
5. Comprometimento;
6. Busca de Informações;
7. Estabelecimento de Metas;
8. Planejamento e Monitoramento Sistemático;
9. Persuasão e Rede de Contatos;
10. Independência e Autoconfiança.
A partir desse modelo de perfil comportamental, o participante se autoavalia, identifica seus pontos fortes e pontos fracos, e é desafiado a adotar uma postura que reforce suas potencialidades e corrija suas fraquezas. A mudança comportamental se reflete direta e imediatamente nos resultados pessoais e empresariais.
No ano de 2018, o Empretec comemorou 25 anos de existência no Brasil. Neste sentindo, o Sebrae Nacional realizou um evento de comemoração na cidade de São Paulo e contou com a participação de empresários, consultores, entidades parceiras, diretores da instituição, gerentes e gestores do Empretec, dentre outros.
A solenidade contou com palestras, talk show e debates com conteúdo técnico e comportamental, fortalecendo o posicionamento do Sebrae como entidade comprometida com o empreendedorismo, transformando o caminho de empreendedores brasileiros e de seus negócios.
Em Sergipe, o Empretec começou no ano de 2001, sendo o último estado a aderir ao Programa. Durante estes 17 anos de realização foram capacitados cerca 3 mil empresários e futuros empreendedores.
A partir de 2002, foi iniciada a interiorização do Empretec em Sergipe. O município de Lagarto, na região centro sul do estado, recebeu a primeira turma do seminário com 23 empresários.
Após diversas mudanças, em 2017, a coordenação resolveu a deixar o seminário mais moderno, com novos conteúdos e metodologia como: Design Thinking, Modelos de Negócios, (Canvas) e Sustentabilidade, além de dois workshops que acontecem 21 dias após o seminário.
Saiba mais:
Casal empreendedor faz Empretec e sinaliza melhorias em seu negócio
Por Luiz Machado Neto
Analista Técnico e gestor do Empretec do Sebrae em Sergipe
luiz.machado@se.sebrae.com.br
Foi um prazer te ajudar :)