PERFIL EMPREENDEDOR

Empresa familiar muda de cara e aumenta clientela

Com a colaboração dos programas Sebratec e ALI, comércio de material de construção em Aracaju amplia espaço e atrai novos perfis de clientes

São Marcos
  • Nova cara

SERGIPE - “Antes a loja parecia uma bodega”, diz Marcos Barbosa, analista de sistemas e colaborador da “São Marcos – Materiais de Construção”, em Aracaju (SE). Há 25 anos atuando no comércio varejista, a empresa passou por mudanças significativas nos últimos dois anos e se transformou numa referência na região.

Em 2005, disposto a reverter a inércia de seu negócio, o fundador da empresa, o bancário aposentado Manuel Méssias Dósea dos Santos, passou a investir e a operar com mais força na São Marcos, contando com a ajuda dos filhos Marcos e Tiago Dósea.

Porém, a típica loja familiar carregava problemas comuns a diversos empreendimentos, a exemplo de espaço físico limitado, falta de uma identidade visual que atraísse clientes, além da escassez de ferramentas que pudessem garantir a inovação e o desenvolvimento nos negócios.

Com a compra de uma casa vizinha, a empresa iniciou um intenso processo rumo à sua ampliação e a mudanças expressivas na condução dos negócios da São Marcos. “Enquanto a reforma da loja era executada, nós fomos ao Sebrae, começamos a fazer alguns cursos e conhecemos projetos que foram fundamentais para o crescimento da São Marcos”, conta Messias.

Com a adesão ao Programa de Agente Local de Inovação (ALI), em 2014, do Sebrae, a empresa prosseguiu em direção a novos desafios e em busca de novas formas de gestão empresarial.

Nova cara
  • São Marcos
  • Contatos

Independente do ramo de atuação, construir uma identidade visual que esteja em harmonia com a proposta de um estabelecimento, pode garantir reflexos positivos no ritmo dos negócios. Segundo Marcos, filho de Messias, a concepção de uma nova marca loja trouxe resultados significativos para a empresa.

Fruto da participação dos proprietários no projeto Sebraetec, do Sebrae, foi elaborada uma logomarca, além da proposta de fardamento, cartões de visita, design da fachada, layout interno, bem como o projeto arquitetônico para a ampliação da empresa.

Com a colaboração do ALI, a empresa tem investido na organização das gôndolas, em um sistema de monitoramento por câmeras e na recente elaboração de catálogos de produtos para auxiliar os vendedores externos na apresentação da loja para clientes e para a pronta-entrega.

O novo site da loja funcionará integrado a um sistema desenvolvido pelo próprio Marcos, para que os vendedores que estiverem na rua possam fazer vendas online ou o próprio cliente fazer diretamente o seu pedido. “O sistema auxilia também no controle de estoque, no controle financeiro e outros benefícios que os outros sistemas não ofereciam”, explica o Marcos.

“Antes, o perfil de cliente que frequentava a loja era de pedreiros, encanador, ou seja, o profissional final que já vinha com o dinheiro na mão pra comprar o que o patrão mandava. Hoje, o público se expandiu para empresas, engenheiros etc. A frequência de mulheres também aumentou bastante, o que não era comum”, relata Messias.

Contatos
  • Nova cara

São Marcos - Material de Construção - (79) 3221-3164
Av. Pedro Calazans, nº 225, Centro, Aracaju (SE).
saomarcosmc@yahoo.com.br
www.gruposaomarcos.com
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: