this is an h1

this is an h2

Inovação
Atores do Ecossistema de Inovação de Imperatriz definem prioridades
Os eixos de tecnologias do agro, alimentos, informação, automação, soluções em transporte, logística, biotecnologia e novos materiais foram apontados como prior

A análise e o mapeamento das vocações econômicas de Imperatriz e entorno estiveram na pauta do primeiro workshop de estruturação do Ecossistema Local de Inovação do município. Realizado na última terça-feira (13), o workshop apontou como prioridades os eixos de tecnologias do agro e de Alimentos, da informação e automação, soluções em transporte e logística, além de biotecnologia e novos materiais.

Além da definição dos eixos prioritários, o workshop serviu também como espaço para apresentação da metodologia de trabalho, validação dos segmentos estratégicos e para consolidação do mapa de atores do ecossistema, que abrange ainda os municípios de Davinópolis, João Lisboa, Estreito, Porto Franco e Governador Edison Lobão. O encontro teve a participação de empreendedores, profissionais de instituições de ensino, associação, equipe da Fundação Certi e equipe técnica do Sebrae.

Após a apresentação dos desafios dessa etapa de estruturação e das fases do trabalho, divididos em grupos, os cerca de 50 participantes do workshop partiram para definições práticas e validação de propostas, que vão sustentar as ações focadas no desenvolvimento regional por meio da inovação.

O diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, destacou a participação das várias instituições parceiras da iniciativa e as contribuições do ecossistema com soluções para assegurar o desenvolvimento de uma ampla e importante região do estado.

“A região tocantina se destaca pelo potencial de crescimento. Com essa iniciativa, a região como um todo passará a contar com um ecossistema que, estruturado, trará contribuições de alto nível técnico para essa ampla região. O papel do Sebrae tem sido construir pontes, estimular e criar condições para geração de um processo de desenvolvimento em que as pessoas participem, um processo baseado no empreendedorismo inovador”, frisou o diretor.

Trajetória

Lançado em abril deste ano, o ecossistema de inovação tem por objetivo fomentar o desenvolvimento do mercado de inovação e tecnologia em Imperatriz e região, tendo foco na promoção da competitividade, com ações voltadas para um ambiente de negócios mais dinâmico e produtivo, ofertando produtos, serviços e tecnologias que possam melhorar o desempenho das empresas e a vida das pessoas.

Neste primeiro momento, do desenvolvimento do ecossistema, foi feito o mapeamento e análise das vocações econômicas locais e dos potenciais tecnológicos do município, com participação da Fundação Certi.

Paralelamente ao estudo da identificação dos setores estratégicos, mais de 50 lideranças do município foram entrevistadas, o que possibilitou a realização de uma análise prévia das vertentes de atuação prioritárias no território. Foram analisadas atividades econômicas do comércio varejista, comércio atacadista, saúde, educação, transporte e outros.

Os grandes desafios neste momento são a formulação do plano de intervenção do ecossistema tendo como base as vocações identificadas e, além disso, a estruturação de um ambiente de governança, para garantir sustentabilidade às ações.

“Ao final, nós entregaremos ao ecossistema um plano de intervenção e uma instância de governança estabelecida, para que, a partir disso, se torne possível buscar apoio para trabalhar. Nós queremos transformar este território por meio da inovação”, explicou Marcus Dias, representante da Fundação Certi.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?