this is an h1

this is an h2

Inovação
Estudantes desenvolvem soluções empreendedoras no Ideathon em Grajaú
Impulsionando a criatividade, a Caravana Criativa do Sebrae, inspirou empreendedores a explorarem a economia criativa, valorizando a cultura regional e gerando

Três dias de muito aprendizado, criatividade, desafios e trabalho em equipe. Esse foi o Ideathon que movimentou o campus do Instituto Federal do Maranhão, realizado em Grajaú, entre os dias 15 e 17 junho. Reunindo 120 estudantes do ensino médio e técnico, o evento teve como objetivo gerar ideias inovadoras e estimular a geração de soluções para problemáticas do dia a dia.

“O Ideathon desperta nos participantes características fundamentais para fazerem a diferença. Aqui, em especial, nos desafios do agronegócio e turismo, os alunos do IFMA foram desafiados a propor soluções para problemáticas que esses segmentos enfrentam na região. Para eles esta foi uma oportunidade de serem protagonistas no seu território, compartilhando experiências inovadoras e tecnológicas”, explica André Veras, gerente da unidade de negócios do Sebrae em Grajaú.

De acordo com a professora do campus do IFMA em Grajaú, Zaiama Almeida, a competição proporciona um aprendizado diferenciado para os alunos. “Nesse tipo de evento, os alunos têm a possibilidade de sair da caixinha e pensar fora dela. A partir disso, podemos favorecer o despertar do espírito empreendedor nesses alunos, o processo criativo e a capacidade de produção que eles já possuem e, muitas vezes, não têm como colocar em prática”, ressalta.

Durante o Ideathon, os participantes trabalham em equipe para desenvolver suas ideias e apresentá-las a um painel de avaliadores. Dividido em dois eixos, Agronegócio e Turismo, o evento contou com palestras de empresários, representantes do poder público vinculado às áreas escolhidas com objetivo de apontar gargalos para serem solucionados. Isso deu subsídios aos alunos de desenvolverem as suas ideias. Além de oficinas sobre apresentação, prototipagem e processo criativo.

VENCEDORES

No eixo Turismo, a equipe Borali foi a grande campeã, seguida da Rica Pérola em segundo lugar e DTG em Terceiro. Os projetos buscaram a valorização da cultura local com forte influência dos povos originários e a mistura com a tradição sertaneja para pensar soluções, atrair turistas e incentivar a população local para conhecer melhor a cidade.

Maria Clara Castro, aluna do curso técnico em Administração, explica a ideia do Borali: desenvolver um aplicativo que conta a história da cidade a partir dos locais históricos e fornecer informações sobre os serviços prestados. “Foi uma grande surpresa e uma grande alegria recebermos essa premiação. Nossa equipe se esforçou para conseguir implementar a ideia. E foi uma oportunidade de colocarmos em prática os conhecimentos do nosso curso”, relata a jovem.

Por sua vez, no eixo Agronegócio, os alunos participantes do Ideathon incentivaram a produção local, principalmente na agricultura familiar. O primeiro colocado foi o projeto Prime Produtor, com Agriprofinder em segundo e Agrotur em terceiro.

“Nossa ideia é um aplicativo para divulgar os produtos do campo e fazer uma ponte com o consumidor. Foram três dias muito intensos. Mas é muito gratificante chegar no último dia, apresentar e ganhar a premiação. A gente agradece ao IFMA e ao Sebrae que realizaram esse evento. Agradeço também a minha equipe que topou o desafio e não desistiu”, comemora Samuel Martins Milhomem, aluno do curso técnico em Administração.

PARCEIROS

Para realizar o Ideathon, o Sebrae em Grajaú contou com a parceria do IFMA-Grajaú, SICOOB Centro-Leste, Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Grajaú, Aço Verde Brasil e Prefeitura de Grajaú. Os parceiros contribuíram com a premiação total de 12 mil reais, distribuídos entre os três colocados em cada eixo.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?