this is an h1

this is an h2

Inovação
Cocreation Lab Balsas inicia com 22 projetos
A primeira faze será de pré-incubação e deve durar cinco meses. O primeiro encontro presencial da turma contou com o workshop DNA do Negócio

Foi dada a largada ao Cocreation Lab Balsas, a primeira turma de pré-incubação de startups do Sul do estado. Empreendedores aprovados começaram as atividades, na semana passada, dia 5. Na oportunidade foi realizado o workshop de abertura para receber os projetos. A partir de agora, eles passam a receber mentorias para tirarem suas ideias do papel.

Ao todo foram selecionadas 22 propostas que vão participar do programa nos próximos cinco meses. A abertura oficial da turma foi marcada pela realização do primeiro workshop presencial com o professor e criador do Cocreation Lab, Luiz Salomão Ribas Gomez. Essa iniciativa é promovida pelo Sebrae em parceria com o Ecossistema de inovação de Balsas e conta com o apoio da Unibalsas e Prefeitura de Balsas.

O professor Luiz Salomão destaca o perfil eclético da turma. “Nós temos desde um grupo de jovens de 16 anos até pessoas que já estão na universidade, professores universitários que querem também empreender além da sala de aula, montar a sua startup. Com esse workshop a gente definiu os conceitos fundamentais, eles trabalharam com co-criação e entenderam a importância da criatividade”, explica.

Um dos participantes do laboratório, o professor do Instituto Federal do Maranhão, campus de São Raimundo das Mangabeiras, Ernando Gomes, fala sobre como foi a recepção da notícia da aprovação. “Fiquei muito feliz com a notícia porque considero que o Cocreation Lab será uma excelente oportunidade de florescimento da ideia do meu grupo, visto que estaremos sendo acompanhados por uma equipe muito qualificada e experiente para nos auxiliar no desenvolvimento do nosso plano de negócio”, ressalta.

WORKSHOP

Durante o primeiro workshop foi trabalhado o DNA do negócio, de acordo com a metodologia do Cocreation Lab. Nessa etapa os participantes vão traçar aonde querem chegar daqui a cinco meses com a sua startup montada.

Roger Muller, consultor e professor, conta como foi a experiência dessa primeira atividade. “Nesse primeiro workshop, aprendemos que todas as empresas, independente de sua amplitude, têm definidos e claros seu DNA. Para que com isso, consiga se conectar com mais familiaridade com seu cliente e fazer com que essa relação seja duradoura, para que, de fato, se faça a diferença na vida de cada cliente.”, explana.

Para o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Balsas, Diógenes Souza, o início das atividades da pré-incubação de ideias é um dos passos que faltava para consolidação do Ecossistema Local de Inovação de Balsas. “Tínhamos um sentimento de estar perdendo boas ideias, realizamos os ideathons, bootcamps e outras atividades. Porém faltava como dar viabilidade para esses projetos. Estamos muito animados com essa turma e tenho certeza de que sairão daqui empresas que vão contribuir com o desenvolvimento da região”, reforça.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?