A especialista em pequenos negócios Andrea Barrera expõe boas práticas que podem ser aplicados aos estabelecimentos do setor a fim de conquistar consumidores.

Um minimercado é um formato de loja voltado para o atendimento da clientela de vizinhança (saiba mais sobre o movimento #compredopequeno), tendo como diferenciais a praticidade e a rapidez no atendimento com um mix reduzido, voltado para atender às necessidades básicas do dia a dia.
Os principais atrativos desse segmento são:
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Atender de forma ágil as necessidades dos clientes.
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Facilitar o processo de compra, por meio da boa organização nas principais seções: açougue, padaria, FLV (frutas, legumes e verduras), entre outras.
Negócio em família
Normalmente, as equipes dos minimercados são compostas pela própria família. E, na maioria dos casos, os colaboradores conhecem a vizinhança, conseguindo oferecer um atendimento diferenciado.
Portanto, para os minimercados se tornarem mais competitivos e fazerem frente às grandes redes supermercadistas, é necessário muito planejamento e criatividade, aliados à qualidade no atendimento personalizado.
Este artigo da série Negócio na prática, escrito pela especialista em pequenos negócios Andrea Barrera, traz dicas e orientações para que você possa fazer isso.
Para entrar definitivamente na competição, deve-se planejar uma estratégia clara e diferenciada, que possa ser traçada com base em algumas ações já comprovadamente produtivas e na experimentação de novos caminhos. Veja quais são elas a seguir.
Disponha corretamente os produtos na loja
Um dos pontos de extrema importância é o planejamento correto da disposição dos produtos na loja. Na montagem e na manutenção de um minimercado, há de se considerar fatores como a utilização de todos os espaços disponíveis, determinando a melhor forma de adaptá-los ao trabalho de vendas e à comodidade dos clientes.
Entre os principais requisitos, destacamos:
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Fácil acesso dos consumidores;
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Check-out (caixa) em local apropriado na saída da loja;
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Local de armazenamento do estoque de reposição;
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Adequação e disposição dos acessórios para colocação das mercadorias, como displays, pontas de gôndolas, balcões etc.;
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Deve-se também apresentar as mercadorias de forma atrativa, promovendo fácil visualização.
Organize as gôndolas
No que diz respeito à ponta de gôndola, deve-se começar sempre pela parte inferior. Os produtos, por ordem de tamanho e peso, no sentido horizontal, devem ser expostos da esquerda para a direita. Os produtos, por ordem de tamanho e peso, no sentido vertical, devem ser expostos de baixo para cima. A exploração correta dessas técnicas proporcionará aumento da venda e rentabilidade no negócio.
Ilumine bem os produtos e o ambiente
A iluminação também é um fator importante: é uma valiosa estratégia para estimular o consumo e, consequentemente, promover o aumento do ticket médio no varejo alimentar de forma geral.
Um exemplo claro e fácil de ser praticado pelo mercado de vizinhança nesse aspecto é a colocação das luminárias de tal forma que não ocorra o sombreamento dos produtos.
Além de saber organizar o seu minimercado para que ele tenha sucesso, existem alguns pontos fundamentais de planejamento que estão diretamente relacionados com a prosperidade do negócio.
A seguir veja como o relacionamento com os clientes, uma boa localização e uma gestão adequada vão ajudar você a ter melhores resultados.
Personalização do atendimento
O principal diferencial do minimercado em relação aos grandes varejos alimentares é poder oferecer ao cliente a personalização do atendimento, pois normalmente o cliente é atendido pelo próprio dono do negócio ou pelo menos por algum dos seus familiares.
Ações de responsabilidade social
Vale ressaltar que a responsabilidade social nos negócios pode ser abordada como diferencial. Para tanto, é possível realizar ações para promover a integração com clientes, parceiros e colaboradores em benefício da própria comunidade. Tratam-se de ações concretas de apoio aos interesses dos moradores da região, em parceria com instituições.
Gerenciamento por categorias
Outro aspecto relevante é que, predominantemente, os minimercados incluem um modelo de gestão para apenas uma categoria de negócio, por isso o gerenciamento por categorias distintas como parte fundamental do planejamento estratégico para o segmento é importante.
A escolha do ponto comercial é um aspecto que deve ser levado muito em conta na hora de planejar o negócio. Um minimercado atende normalmente um raio de três quilômetros e adapta-se às necessidades socioeconômicas da região. A proximidade de escolas, pontos de ônibus, igrejas, clubes entre outros empreendimentos também é uma vantagem.
Aproveite a alta taxa de conversão que este formato de varejo oferece e alie conveniência e relacionamento para dar aquela turbinada na sua loja. Certamente estes diferenciais lhe auxiliarão na hora de disputar a preferência do seu consumidor.
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