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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Sucesso na sua loja virtual: 10 fatores-chave para atuar no e-commerce

Conheça as questões que influenciam o sucesso de sua loja virtual e use a ferramenta do Sebrae criada para aprimorar sua atuação.

· 30/03/2016 · Atualizado em 24/10/2022
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Os fatores de sucesso

Você tem uma loja virtual e quer saber se está no caminho certo para o seu negócio prosperar? O Sebrae criou uma ferramenta que aponta os fatores-chave para o sucesso de um e-commerce. O objetivo é mostrar ao empreendedor os pontos que devem ser aperfeiçoados para que sua atuação seja bem-sucedida. Foram identificados os dez itens mais sensíveis para o sucesso ou fracasso de um varejo on-line, a partir de um estudo exploratório com revisões bibliográficas e entrevistas com dezenas de especialistas, empresários e consumidores.

1 - Segmentação

Investir em um nicho de mercado proporciona menos concorrência e mais chances de alcançar a liderança no mercado, além de demandar investimento inicial consideravelmente menor.

2 - Promoção

A divulgação do seu e-commerce em vários canais é fundamental para colocar seu negócio no mapa da internet e do seu consumidor.

3 - Marketing de relacionamento

Um diferencial importante para seu negócio é investimento em um atendimento impecável ao seu cliente, com diversos canais de contato e respostas ágeis e prestativas, bem como a utilização desses canais para gerar vendas adicionais e conhecer melhor o perfil do seu consumidor.

4 - Mobilidade

Uma loja virtual que se adapte ao tamanho das telas - celulares, smartphones e tablets -, é fundamental para potencializar suas vendas e conquistar o consumidor.

5 - Tempo de carregamento

A velocidade do processamento das informações do seu site é primordial na hora de um potencial consumidor escolher o seu produto. Se a página da loja on-line demora a carregar, isso pode significar a perda imediata de clientes

6 - Otimização de buscas

Em um cenário de concorrência acirrada, adotar técnicas específicas para obter bons resultados em um site de buscas pode fazer a diferença na hora de o cliente escolher a loja virtual na qual irá realizar sua compra.

7 - Preço

Observe a concorrência, analise e conheça profundamente seu mercado de atuação e o seu público-alvo e, usando mecanismos de estabelecimento de preços dinâmicos - é um grande diferencial na hora de converter os clicks em compras e  formar o preço de forma adequada.

8 - Prazo

Uma entrega rápida e no prazo prometido, assim como uma gestão de logística interna eficiente para o processamento e envio do pedido são diferenciais na hora de garantir a satisfação e fidelizar clientes para a sua loja virtual.

9 - Métricas

Uma parte primordial de uma estratégia digital é utilizar um conjunto de parâmetros para medir a performance da loja virtual e dos seus processos internos e auxiliar na tomada de decisão dentro da sua empresa.

10 - Comunicação visual

As informações visuais da sua loja on-line e a qualidade das fotos dos produtos vendidos também fazem a diferença para o sucesso do negócio.

Acesse a autoavaliação

A ferramenta de autoavaliação do seu e-commerce elaborada pelo Sebrae destina-se a empresários que tenham negócio no segmento. 

Se você não tem negócio nesse segmento, selecione a opção “Não”, quando for perguntado. Você ainda terá acesso ao conteúdo. 

Após o cadastro inicial, você responderá a dez perguntas de múltipla escolha, elaboradas para identificar a performance do seu negócio em relação a cada um dos dez fatores-chave. 

Para cada resposta, há sugestões e dicas de como melhorar o desempenho naquele fator. 

Ao final, você receberá um relatório por e-mail com as seguintes informações:

Responda agora ao questionário e receba suas orientações personalizadas


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