Planejar e investir na qualidade do atendimento e no marketing são estratégias indispensáveis para quem deseja aumentar as vendas e fidelizar os clientes.

Vendedores autônomos de roupas ou acessórios, popularmente chamados de “sacoleiros”, ou vendedores de porta a porta conhecem bem os requisitos para conquistar a clientela: bons preços, atendimento personalizado, produtos diferenciados e boa rede de contatos.
Uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer negócio é o planejamento.
Isso é fundamental para quem se dedica às vendas do tipo porta a porta e para quem deseja atender às necessidades do mercado e às potencialidades de melhoria das vendas e fidelidade dos clientes.
Então, sugerimos 4 passos para conquistar uma clientela a ponto de fidelizá-la e, assim, tornar seu negócio mais competitivo. Você vai precisar pensar ou saber sobre:
- Planejamento;
- Identidade;
- Atendimento;
- Formalização.
Vamos lá?
1. Planejamento
Esse momento não pode ser esquecido pelos vendedores proprietários. O planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e para o desenvolvimento de metas na conquista de novos clientes e expansão dos negócios.
Planejar não significa um relatório detalhado. A simples organização das estratégias e a descrição dos objetivos e do perfil do negócio são pontos de partida para estruturar um plano inicial.
Com o planejamento da rotina, a tomada de decisões e a expansão dos negócios tornam-se mais fáceis. Um bom exercício para começar é criar uma planilha com os clientes a serem visitados e outra com o controle das peças.
Saiba mais: Invista no planejamento
2. Identidade
Assim como nas lojas físicas, o vendedor autônomo precisa criar uma identidade, que deve abranger todas as etapas e materiais envolvidos no ato da venda: dos cartões de visita até a padronização do mostruário e das embalagens.
Uma dica é elaborar uma embalagem personalizada para presente, com o nome da marca e o contato. Além de encantar o cliente, isso auxilia, ainda, na divulgação do seu serviço.
3. Atendimento
Atender bem é obrigatório em qualquer negócio, mas na venda direta esse é um quesito essencial. Pontualidade, profissionalismo e o cuidado com a aparência são pontos que devem ser bem observados por um profissional autônomo de vendas.
Um bom atendimento é fundamental para a fidelização da clientela. Portanto, quesitos como simpatia, comunicação fácil, informações detalhadas sobre os produtos e conhecimento das tendências de moda também são essenciais.
Saiba mais: O treinamento do profissional de atendimento
Fique atento:
- Investir no marketing pessoal
Isso é indispensável para um profissional autônomo, principalmente para estabelecer e expandir a rede de contatos, ampliando as possibilidades de vendas.
- Marcar presença na rede
Quando bem exploradas, redes sociais e aplicativos de compartilhamento são ferramentas excelentes para divulgar o seu negócio, principalmente pela facilidade de acesso e baixo custo envolvido na divulgação.
A imagem nas redes sociais é um fator que não deve ser esquecido. Todo conteúdo deve reforçar a identidade do negócio, com atenção especial para a qualidade das imagens divulgadas e dos textos que serão publicados.
Saiba mais: Sua empresa nas redes sociais
- Promoções e descontos
São atrativos permanentes para quem trabalha no varejo de moda. Uma ação que pode apresentar bons resultados é a organização de bazares, que podem ser realizados nos finais das temporadas para queimas de estoque.
- Investir em nichos de mercado pouco explorados
Como roupas para bebês, vestuário masculino, peças plus size, moda evangélica, roupas e acessórios para pets, além de aproveitar o mercado crescente de brechós e peças usadas, que podem ser boas opções para quem quer ampliar o público-alvo.
Saiba mais: Como turbinar suas vendas
4. Formalização
Uma ação importante para qualquer profissional é a formalização. Além de dar acesso a direitos trabalhistas, como auxílio-doença, auxílio-maternidade, aposentadoria, entre outros benefícios, a formalização contribui para o fortalecimento do mercado.
- Vendedores autônomos podem ser MEIs
Outra dica importante é que vendedoras autônomas de roupas podem se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI). O processo é gratuito e tem zero burocracia.
O MEI está enquadrado no Simples Nacional e é isento de tributos úteis (Imposto de Renda PIS, Cofins, IPI e LL). As despesas são apenas com a Previdência Social (INSS) e ICMS ou ISS.
O microempreendedor é registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Isso facilita a abertura de contas bancárias, a compra de produtos disponibilizados somente para empresas e a emissão de notas fiscais.
Saiba mais: Formalização
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São dicas simples, mas que fazem toda a diferença em qualquer negócio. Se você gostou deste conteúdo, pode continuar se informando em nosso portal.
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