this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
MERCADO E VENDAS | CONSUMO

E aí, vamos falar sobre o mercado de energia?

MERCADO E VENDAS | CONSUMO

E aí, vamos falar sobre o mercado de energia?

Negócios que gastam menos com energia, podem lucrar mais

· 2021-05-25 12:40:02.793 · atualizado em 2021-05-26 12:26:33.663
Introdução

Saúde financeira e perenidade são os objetivos de todas as empresas. Desenvolvimento sustentável é um conceito que inclui alguns outros fatores na gestão de um negócio de sucesso. Atuar de forma responsável com os aspectos econômicos, o meio ambiente e a sociedade é a fórmula vencedora para construir um futuro próspero para todos: empresas, pessoas e País.

Transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil é a missão do Sebrae. Um dos caminhos para o consumo consciente é a utilização de energias renováveis que, além de reduzir os custos, promovem autonomia, reduzem intermitência e, consequentemente, aumentam a competitividade das empresas.

O consumo de energia é um dos itens mais elevados do orçamento dos pequenos negócios, uma vez que nenhum negócio, de qualquer natureza ou segmento, pode operar sem energia. Fazer a transição da matriz energética para uma matriz renovável é um caminho sem retorno para a sobrevivência e sustentabilidade, não somente da economia como também da humanidade.

A natureza não pede licença e nem negocia. As consequências das catástrofes ambientais e do aquecimento global não podem ser solucionadas só em laboratórios. O Sebrae está na vanguarda da sustentabilidade ao integrar projetos que promovem a aplicação de energias renováveis nos pequenos negócios. A estratégia é tão relevante que, entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030, constam Água Limpa e Saneamento, Energia Acessível e Limpa, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Consumo e Produção Responsáveis.

Energias renováveis: mais do que uma escolha

Não é possível escolher entre utilizar ou não energia, mas a busca pela eficiência tão presente no pensamento empreendedor sim. Além de necessária, a energia pode e deve ser encarada como uma oportunidade de redução de custos. A melhor gestão desse recurso é capaz de produzir efeitos expressivos nas planilhas de custos dos empreendedores.

A eficiência energética, a geração distribuída e as energias renováveis, entre elas biogás, energia solar, energia eólica e biocombustíveis, são fatores de competitividade e ganho de mercado. A gestão da energia precisa ser abordada por meio de ações concretas, com mecanismos e iniciativas de fácil aplicação e de utilização imediata pelo universo de pequenos negócios brasileiros.

Esse tema, gestão da energia, ainda não é amplamente conhecido e, portanto, precisa ser cada vez mais disseminado. O uso e produção de energias renováveis, que têm capacidade de reduzir custos e modernizar empresas, é importante fator de competitividade e, portanto, difundir essa informação é um dos papéis do Sebrae.

Todos os dias surgem novas oportunidades para tornar os negócios mais rentáveis de maneira sustentável. Pensar a eficiência energética para além do óbvio pode ser também um diferencial. O Sebrae estimula que os pequenos negócios se tornem geradores de energia renovável (geração distribuída e prosumidores), contribuindo não somente para a redução de custos e aumento da competitividade, mas também para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Eficiência energética é um assunto que aparece de forma transversal em todos os conteúdos do Sebrae, e também é tema de consultorias específicas por meio do Sebratec. O DataSebrae Biogás é uma ferramenta gratuita que reúne informações produzidas por entidades especializadas, incluindo painéis interativos com a localização de plantas de biogás, biblioteca digital com a legislação referente ao setor, ferramentas de análise de potencial, conversão de valor energético e simulação de negócios.

Conheça também estudos e pesquisas de energia solar fotovoltaica e eólica, analisando a cadeia de valor , redução de custos e a prestação de serviço como forma de aumentar a competitividade.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo restrito