Empreendedorismo | EMPREENDEDOR

Microcrédito para pequenos negócios: tire as suas dúvidas

O microcrédito é uma opção mais simples e acessível às necessidades de recursos financeiros. Conheça as características e condições para solicitá-lo.

· 26/09/2019 · Atualizado em 30/09/2019

O microcrédito é a concessão de empréstimos de pequeno valor a microempreendedores formais e informais, normalmente sem acesso ao sistema financeiro tradicional. É voltado ao financiamento das suas atividades produtivas, e o valor varia de acordo com o banco escolhido, mas é possível encontrar de R$ 300 até R$ 20 mil.

O valor financiado deve ser compatível com as necessidades do negócio e sua capacidade de pagamento, portanto, o banco vai pedir mais esclarecimentos sobre o seu planejamento e os benefícios para seu negócio. É importante que você analise a necessidade de solicitar crédito para a sua empresa, e é fundamental planejar bem, para que ele seja utilizado de forma adequada e não represente um problema futuro.

Vantagens

  • Menos burocracia na liberação do financiamento.
  • As taxas de juros são as menores do mercado.
  • Possibilidade de expandir o seu negócio.
  • Aumento da rentabilidade da própria empresa.

Como obter o microcrédito

De acordo com a lei que instituiu o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, as entidades autorizadas a operacionalizar linhas de microcrédito são a Caixa Econômica Federal, o BNDES, os bancos comerciais, os de desenvolvimento e os múltiplos com carteira comercial, as cooperativas centrais ou singulares de crédito, as agências de fomento, a sociedade de crédito ao microempreendedor e à empresa de pequeno porte, além das organizações da sociedade civil de interesse público

Os bancos mais populares em oferecer microcrédito são : 

Compare as condições de cada instituição financeira e escolha a mais adequada para o seu orçamento e necessidade. E, então, entre em contato com a escolhida para solicitar o empréstimo, entregar os documentos necessários e esperar a liberação do crédito.

O microcrédito tem a finalidade de facilitar o crescimento de seu negócio. Portanto, o empréstimo oferecido não pode ser utilizado em nenhuma hipótese para outros fins. Caso o seu objetivo seja utilizar o dinheiro com você, o empréstimo pessoal é o mais aconselhável.

 

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora