Microcrédito para pequenos negócios: tire as suas dúvidas
O microcrédito é uma opção mais simples e acessível às necessidades de recursos financeiros. Conheça as características e condições para solicitá-lo.

O microcrédito é a concessão de empréstimos de pequeno valor a microempreendedores formais e informais, normalmente sem acesso ao sistema financeiro tradicional. É voltado ao financiamento das suas atividades produtivas, e o valor varia de acordo com o banco escolhido, mas é possível encontrar de R$ 300 até R$ 20 mil.
O valor financiado deve ser compatível com as necessidades do negócio e sua capacidade de pagamento, portanto, o banco vai pedir mais esclarecimentos sobre o seu planejamento e os benefícios para seu negócio. É importante que você analise a necessidade de solicitar crédito para a sua empresa, e é fundamental planejar bem, para que ele seja utilizado de forma adequada e não represente um problema futuro.
Vantagens
- Menos burocracia na liberação do financiamento.
- As taxas de juros são as menores do mercado.
- Possibilidade de expandir o seu negócio.
- Aumento da rentabilidade da própria empresa.
Como obter o microcrédito
De acordo com a lei que instituiu o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, as entidades autorizadas a operacionalizar linhas de microcrédito são a Caixa Econômica Federal, o BNDES, os bancos comerciais, os de desenvolvimento e os múltiplos com carteira comercial, as cooperativas centrais ou singulares de crédito, as agências de fomento, a sociedade de crédito ao microempreendedor e à empresa de pequeno porte, além das organizações da sociedade civil de interesse público
Os bancos mais populares em oferecer microcrédito são :
Compare as condições de cada instituição financeira e escolha a mais adequada para o seu orçamento e necessidade. E, então, entre em contato com a escolhida para solicitar o empréstimo, entregar os documentos necessários e esperar a liberação do crédito.
O microcrédito tem a finalidade de facilitar o crescimento de seu negócio. Portanto, o empréstimo oferecido não pode ser utilizado em nenhuma hipótese para outros fins. Caso o seu objetivo seja utilizar o dinheiro com você, o empréstimo pessoal é o mais aconselhável.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e a Declaração Anual Simplificada estão entre os deveres do MEI.
Tornar-se um Microempreendedor Individual é fácil e rápido. Veja o que preparamos para você sobre formalização.
Os microempreendedores individuais têm como uma das obrigações a entrega da Declaração Anual do MEI. Veja como fazê-la corretamente.
O Boletim Sebrae Informa é lançado diariamente para manter você, dono de pequeno negócio, informado sobre os efeitos da pandemia no seu empreendimento.
Está querendo abrir um negócio, mas não sabe por onde começar ou acha que empreender não é para você? Veja o que preparamos para montar uma empresa de sucesso.
Está pensando em montar uma hamburgueria, negócio que vem crescendo cada vez mais nos dias de hoje? Confira algumas dicas que vão te ajudar a obter sucesso.
Saiba como aumentar suas vendas durante uma das datas mais importantes do ano para o comércio.
A época mais deliciosa do ano pede criatividade. Confira algumas maneiras de aproveitar a data e vender mais, se destacando da concorrência.
Sebrae Conecta traz conteúdos feitos especialmente para você acompanhar as mudanças do mercado digital e vender mais.
Para que a oportunidade de negócios seja mais bem aproveitada, é importante investir em estratégias que atraiam e fidelizem clientes.
Proporciona o amadurecimento de características empreendedoras, aumentando a competitividade e as chances de permanência no mercado.
Veja como se tornar dono de um negócio legalizado, com CNPJ, previdência e assessoria do Sebrae.