this is an h1

this is an h2

Tue Jul 05 16:00:36 BRT 2022
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Marketing Digital

Aumente suas vendas com o Marketing Digital em apenas 05 Passos

· 21/06/2022 · Atualizado em 05/07/2022
Marketing Digital

O Marketing Digital é um baita aliado para fazer sua empresa vender mais. Seja no ambiente online, seja fora dele, uma estratégia digital, quando bem planejada, garante a máxima eficiência com os mínimos gastos. Mas claro que, para isso acontecer, é preciso entender o processo que vai desde entender as necessidades do seu público até o momento de fechar a venda.

E todo este tema foi tratado de forma gratuita na Jornada de Marketing Digital 2022 do Sebrae MT. Se você não conseguiu acompanhar o evento presencial, acesse nosso canal no Youtube e confira a programação online. Clique aqui para assistir!

Você já deve ter percebido: os investimentos em marketing digital são mais baratos e até 3x mais eficientes que o chamado marketing tradicional. Por isso, investir em marketing digital traz inúmeros benefícios para as empresas.

05 Passos para Começar

Agora, entenda em 5 passos, como esse processo funciona:

Passo 1 - Criando a persona do seu negócio

Antes de tudo, você precisa entender que, para uma estratégia de marketing digital ser bem-sucedida, é imprescindível conhecer quem é seu público e como ele se comporta. Assim, será possível entender a) como se comunicar; b) quais canais de comunicação utilizar; e c) qual linguagem usar.

Ao criar uma persona, esta funcionará como um guia que vai ajudar a definir quais os próximos passos da sua estratégia de marketing digital, inclusive qualificar os leads recebidos pela equipe de vendas.

Mas você deve estar se perguntando: o que é persona?

Persona é a representação fictícia de um consumidor “padrão” da sua empresa. Essa persona é gerada a partir da análise de dados de comportamento e consumo que vão desde perfil demográfico até informações como as necessidades, objetivos e desejos deste público.

Importante frisar que, embora a persona seja criada a partir de um padrão gerado pelo seu público, este conceito é diferente do conceito de público-alvo.

Assim, público-alvo é um conceito mais abrangente dos consumidores da marca. Enquanto isso, a persona é uma representação, uma concepção mais bem delineada e humanizada de quem seria o consumidor ideal da sua empresa, inclusive com a descrição de suas motivações e necessidades.

A partir dessas motivações e desejo, é possível entender e ajustar seu atendimento para uma experiência mais personalizada a fim de agradar melhor e, consequentemente, fechar mais vendas.

Saiba que: experiências personalizadas permitem aumentar em até 23% o preço de produtos e serviços.

Passo 2 - Produzindo conteúdo relevante

Agora que você já conhece sua persona, é hora de começar a produzir conteúdo. Mas antes, que tal definir os canais de comunicação que você vai utilizar e a linguagem que será adotada?

Criar conteúdo não é apenas escrever textos, fazer vídeos e fotos. Para o conteúdo ser relevante para sua persona, ele deve ter um propósito bem definido e planejado.

Uma boa tática é utilizar o SEO (Search Engine Optimization). Com ele, os conteúdos são otimizados para os sites de busca, aumentando a chance do seu conteúdo aparecer entre os primeiros resultados.

Produzindo conteúdo relevante e “aparecendo” para seu público, o potencial consumidor vai passar a reconhecer sua empresa como uma especialista no assunto, dando mais crédito e seguindo adiante no funil de vendas até efetivamente realizar uma compra e se tornar um cliente.

Saiba que: com boas estratégias de marketing digital, mais eficiente é a relação custo x retorno sobre o investimento.

Passo 3 - Use e abuse do E-mail Marketing

Há anos que o e-mail marketing está presente em nossas vidas, se tornando uma ferramenta de comunicação imprescindível neste início de século. Bem, outra grande vantagem do e-mail marketing é sua capacidade de gerar vendas.

Quando falamos de funil de vendas, uma das coisas mais importantes é a geração de leads, que é aquele primeiro interesse do público-alvo com o seu produto ou serviço.

E-mails com conteúdos interessantes e relevantes criam uma aproximação entre os consumidores e a sua marca. O resultado disso é o início do interesse, ou seja, a captação de leads.

Com os dados obtidos através desses leads, é possível otimizar o processo e a conversão desses leads em vendas efetivas.

Além do conteúdo, é importante definir uma frequência de envios que não gere um desgaste para a imagem da sua empresa.

Saiba que: o link para descadastramento, obrigatório em todo e-mail marketing, ajuda a refinar os clientes que realmente se interessam pela sua marca e, consequentemente, merecem mais atenção da sua equipe de vendas.

Passo 4 - Aproveite suas redes sociais

Além de produzir e publicar os conteúdos que a sua equipe de marketing produz, é preciso levar esse conteúdo até a sua audiência, ou seja, seus clientes potenciais. As redes sociais devem ser usadas tanto para promover conteúdos quanto para criar um relacionamento mais próximo com consumidores.

Por isso, é importante manter uma frequência de postagens e manter uma interação com quem visita suas plataformas. Isso significa responder comentários e manter o canal ativo, para que aumente o engajamento junto a sua marca.

Saiba que: é recomendável avaliar os investimentos nos anúncios a fim de ampliar o alcance das postagens e consequentemente, melhorar os resultados.

Passo 5 - A importância de fidelizar seus clientes

O marketing de fidelização tem dois objetivos principais: a) construir confiança com os clientes recorrentes; e b) transformar um consumidor esporádico em comprador frequente.

Dito isso, é importante salientar que, aumentando o ticket médio das suas vendas, você diminui o custo de aquisição de novos clientes. Ou seja, relacionamentos firmes e duradouros são mais eficientes do que conquistar novos relacionamentos.

Saiba que: a probabilidade de vender para um cliente frequente é de 60% a 70%, enquanto para clientes novos é de 5% a 20%.

Quer ir além?

O Marketing Digital, quando bem estruturado, planejado e executado, é uma das maiores e
melhores ferramentas que a sua empresa pode contar para aumentar as vendas e crescer.

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora