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Inovação | REDE SOCIAL
Pinterest Ads: entenda como funciona a nova ferramenta

Marketing e divulgação: o Pinterest Ads pode ser uma solução interessante para a criação de anúncios patrocinados. Saiba mais!

· 17/06/2021 · Atualizado em 17/06/2021
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O mundo do marketing e divulgação de empresas vem mudando consideravelmente com o passar dos anos. Atualmente, os anúncios patrocinados caíram no gosto dos empreendedores e algumas plataformas novas foram surgindo. O Pinterest Ads é um excelente exemplo.

Basicamente, trata-se de uma rede social de imagens que criou uma plataforma de anúncios muito interessante, mas ainda pouco conhecida por alguns segmentos do mercado. Pensando nisso, nós resolvemos elaborar este conteúdo.

Nele, apresentaremos o Pinterest Ads, as suas principais funcionalidades, os benefícios e como ele pode ser utilizado em seu negócio. Continue lendo!

O que é o Pinterest Ads?

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos muito semelhante a um quadro de inspirações, em que os usuários podem compartilhar ou gerenciar imagens de diversas temáticas diferentes. Ele é bem diferente do Instagram, por exemplo, que tem o objetivo de demonstrar fotos de momentos específicos das pessoas.

Por outro lado, o Pinterest tem um foco mais direcionado para situações, objetos, imagens de paisagens, jogos, hobbies e outros itens nesse segmento. O nosso país foi um dos primeiros da América Latina a receber as soluções de anúncio dessa plataforma.

Atualmente, o Pinterest tem mais de 40 milhões de usuários no Brasil e conta com uma ampla base de consumidores nacionais — o que pode ser muito interessante para a divulgação de produtos e serviços. Nesse sentido, a plataforma já oferece algumas vantagens estratégicas muito valiosas no cenário do marketing digital.

Afinal, o Pinterest proporciona um consumo de conteúdo altamente relacionado a marcas e ainda é pouco explorado no universo do marketing digital, possibilitando ao anunciante um vasto quadro propício de negócios. Além disso, a maioria das pessoas que vão ao Pinterest estão em busca de inspiração, sendo ela um fator essencial na tomada de decisão de compra de um indivíduo.

Quais são os formatos de anúncios disponibilizados pela plataforma?

Agora que você entendeu o que é o Pinterest e a sua plataforma de anúncios, mostraremos como eles podem ser feitos e os principais formatos disponibilizados pela rede social. Continue lendo!

Vídeos

Um dos formatos aceitos no Pinterest Ads são os anúncios com vídeos. Nesse caso, é possível construir um storyteling de poucos segundos com um visual tentador para chamar a atenção do usuário, fazendo com que ele consuma o conteúdo até o final.

Mas diferentemente de outras redes sociais de vídeos (como o YouTube), o Pinterest Ads considera que a imagem vale mais que mil palavras. Isso porque uma das características mais marcantes dessa rede social é que os usuários utilizam a plataforma com o áudio desligado.

Nesse sentido, os vídeos devem ter um formato diferenciado. Em vez de dizer a sua mensagem, ela pode ser escrita em conjunto com outros tipos de imagens que podem ser inseridas para prender a atenção do usuário.

Outro ponto importante que merece a sua atenção nesse formato é em relação ao tamanho dos vídeos. A ideia é que eles não sejam muito longos: com cerca de 6 a 15 segundos já temos um tamanho ideal para esse formato de anúncio. Além disso, deve-se destacar que o tamanho máximo de cada mídia é de até 2 GB.

Carrossel

Outro formato interessante que você pode utilizar é o Carrossel, que tem um conceito muito simples: basicamente, pressupõe a apresentação de várias imagens que vão sendo apresentadas conforme o usuário desliza a tela e aprofunda o conteúdo de sua empresa.

Além de respeitar a proporção ideal da plataforma, é interessante que você utilize cerca de 2 a 5 imagens no mesmo anúncio. Assim como o formato anterior, é preciso ter em mente que a interação do usuário com o anúncio ocorre de forma muito rápida. O foco é fornecer um conteúdo de alto valor no menor espaço de tempo possível.

Caso seja necessário, o anúncio pode induzir o potencial consumidor a acessar uma segunda página. Assim, a empresa terá mais tempo para trabalhar todo o processo de vendas e a jornada do cliente para, enfim, fazer uma venda.

Sendo assim, é importante ter em mente que esse formato de anúncio não tem o objetivo de fazer a conversão em vendas dos usuários. Portanto, o foco é chamar a atenção do consumidor para que ele acesse a página de vendas ou conheça mais sobre a sua empresa e as soluções oferecidas por ela.

Shopping

Apesar de alguns formatos de anúncio não terem o objetivo de fechar uma venda com o consumidor, existem outros que já podem ser utilizados para essa funcionalidade. Nesse sentido, o Pinterest Ads criou o modelo chamado de Shopping.

Basicamente, trata-se de um anúncio de compra que pode ter as mesmas especificações do Carrossel. Contudo, o foco desse formato é a conversão, ou seja, fazer vendas. Nesse sentido, você consegue atingir o seu potencial cliente de forma antecipada enquanto ele procura inspirações relacionadas ao segmento de atuação da sua empresa.

Coleções

O último formato que vamos destacar são as Coleções. Ele permite que os anúncios sejam utilizados em uma imagem principal e destacada — mas logo abaixo podem ser inseridas mais três fotos diferentes que têm relação com a primeira.

Por exemplo, imagine que a sua empresa é uma marca de roupas. Assim, você posta uma primeira imagem com algumas peças selecionadas. Em seguida, insere três outras fotos com composições de looks diferentes que podem ser feitos com os mesmos itens demonstrados na foto de destaque.

O objetivo desse formato é inspirar o seu cliente e, ao mesmo tempo, oferecer-lhe a oportunidade de adquirir um produto. Utilizando o nosso exemplo da marca de roupa, você traria a inspiração de looks diferentes com algumas peças, além de dar a oportunidade de adquiri-las.

Quais são as oportunidades que surgem com essa ferramenta?

Após conhecer um pouco mais sobre o Pinterest Ads e os seus principais formatos de anúncios, mostraremos as oportunidades mais interessantes que essa ferramenta pode proporcionar para uma empresa. Confira!

Impulsionar vendas

Um dos primeiros benefícios é o impulsionamento das suas vendas. Como você já sabe, o Pinterest é uma rede social que já caiu no gosto do brasileiro. Sendo assim, é possível atingir pessoas em diversos estados do nosso grande país de forma direta, fazendo com que elas conheçam o seu negócio e os produtos que são comercializados.

Dessa forma, é possível aumentar o alcance de sua marca e, consequentemente, fechar vendas com um maior volume financeiro, gerando mais resultados positivos.

Gerar mais tráfego para o site

Apesar de o Pinterest Ads ser capaz de impulsionar as suas vendas, ele também possibilita a geração de mais tráfego para um site. Isso pode ser feito utilizando os formatos de publicação que foram mencionados.

Em vez de fazer uma venda diretamente na rede social, por exemplo, você pode retirar um usuário do aplicativo e levar até o seu site, para que ele se aprofunde um pouco mais nos conteúdos que estão disponibilizados nesse canal.

Esse processo segue a ideia da geração de valor e do relacionamento com o cliente antes de efetuar uma venda. Em outras palavras, seria como preparar o seu potencial consumidor para realizar uma negociação com a sua empresa.

Essa é uma excelente forma de transformar clientes eventuais em consumidores fiéis ao seu estabelecimento, já que essas pessoas tendem a consumir um ticket médio maior em compras futuras. Afinal, já conhecem a sua empresa e a qualidade dos produtos fornecidos por ela. Além disso, esses mesmos clientes fidelizados também podem ajudar na divulgação da sua marca, apresentando-a para os seus amigos e familiares.

Aumentar o alcance e o reconhecimento

Outra oportunidade que não podemos deixar de destacar é o aumento do alcance e reconhecimento da sua marca. O marketing digital proporcionou que empresas locais fossem divulgadas e disseminadas pelos quatro cantos do país. Ele removeu todas as fronteiras das cidades e estados. Logo, quanto mais oportunidades de divulgação em mídias digitais você tiver à sua disposição, maiores são as chances de alcançar um público ainda mais expressivo.

Além disso, as pessoas tendem a confiar mais em marcas ou empresas que são vistas em mídias digitais diferentes. Por exemplo, imagine que uma pessoa está navegando pelo Instagram e, de repente, visualiza um anúncio patrocinado da sua empresa. Em um primeiro momento, ela pode não manifestar interesse em conhecer mais sobre os seus produtos. Mas ela pode encontrar outras publicações da sua marca no Pinterest, o que aumenta as chances de interesse em conhecer sua marca.

Encontrar pessoas mais propensas a fazer uma compra

Para finalizar, o Pinterest Ads também facilita ao empresário encontrar pessoas com maior probabilidade de fazer negócios com a sua empresa. Isso é feito por meio da segmentação de anúncios.

Assim, você evita enviar fotos e vídeos para as pessoas que não têm o perfil adequado para comprar os seus produtos e serviços. Esse direcionamento reduz o gasto excessivo com anúncios para indivíduos que não fazem parte do seu público-alvo.

Por fim, podemos concluir que o Pinterest Ads é uma excelente ferramenta de divulgação de um negócio. Contudo, é importante conhecer bem a plataforma para conseguir extrair os melhores resultados de suas funcionalidades.

 

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