this is an h1

this is an h2

Thu Jun 02 16:25:33 BRT 2022
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Certificações sustentáveis: como posso adquirir?

Obter certificações sustentáveis é uma forma de mostrar que a sua empresa adota boas práticas de preservação ambiental.

· 02/06/2022 · Atualizado em 02/06/2022
Imagem de destaque do artigo

Sustentabilidade é um tema que vem sendo muito discutido pela sociedade. Hoje, as pessoas não buscam apenas produtos de qualidade e com preço acessível, mas também que sejam fabricados de acordo com as boas práticas ambientais.

Sendo assim, as organizações precisam se preocupar, cada vez mais, com as questões ecológicas. A seguir, você vai entender o que são certificações sustentáveis, os principais tipos, quais as vantagens de ter uma empresa certificada e como fazer para adquirir os selos ambientais. Continue lendo para saber mais sobre o assunto!

O que são certificações sustentáveis?

As certificações sustentáveis, ou selos ambientais, determinam regras para que as empresas possam executar as suas operações, sem causar grandes impactos negativos ao meio ambiente. Desse modo, se uma companhia obtém esse selo, é porque ela cumpre todos os requisitos definidos pelo órgão certificador.

A organização precisa mostrar, na prática, que cuidar da saúde do planeta faz parte da sua lista de prioridades. Essa preocupação deve abranger toda a cadeia produtiva, ou seja, desde a compra da matéria prima até a entrega do produto ou serviço ao consumidor final.

Além disso, também é importante estar atento ao descarte correto dos resíduos. Vale ressaltar que os selos verdes contemplam, principalmente, as seguintes categorias: manejo florestal, consumo da água, biodiversidade, eficiência energética, turismo, setor têxtil, gestão de resíduos, entre outras.

Quais são os tipos de certificações sustentáveis?

Adotar boas práticas ambientais é uma maneira de ajudar na preservação dos recursos naturais, além de construir uma imagem positiva perante a comunidade, em geral. Hoje, os clientes estão mais conscientes sobre a importância de ser ecologicamente correto.

Destaca-se que, atualmente, existem mais de 30 certificações de sustentabilidade no Brasil. A seguir, você vai conferir algumas delas.

Certificação Bonsucro

Esse selo sustentável destina-se às empresas que trabalham com a cana-de-açúcar. Ele possui todas as diretrizes para que os produtores exerçam as suas funções, reduzindo as agressões ao meio ambiente.

Obter essa certificação indica que a indústria está atuando de forma profissional, cumprindo todos os padrões de qualidade exigidos. Assim, a organização consegue mostrar a sua excelência, além de assumir um compromisso com as questões ambientais, sociais e econômicas.

Para adquirir o selo Bonsucro, a companhia precisa ser avaliada em alguns aspectos, tais como: eficiência energética, consumo da água, emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e assim por diante. Também é fundamental estar em conformidade com as leis trabalhistas vigentes no seu país.

Certificação Renovabio

Trata-se de uma nova política para impulsionar o crescimento do uso de combustíveis renováveis. Esse é um fator que acaba aumentando a competitividade da empresa e reduzindo a emissão de gases poluentes. Vale destacar que a demanda pela utilização dos biocombustíveis tem crescido nos últimos anos.

Certificação 2030 Today

Esse programa possui uma plataforma digital que orienta as instituições no processo de tornar as suas operações sustentáveis. Tudo é feito de forma prática e direta. Além disso, a empresa pode focar nos indicadores e resultados para comprovar o seu comprometimento com as causas ambientais.

Certificação ESG

A avaliação para obter a certificação ESG considera fatores ambientais, sociais e econômicos. No decorrer da auditoria, são analisados os riscos e os critérios de ESG. Caso a empresa cumpra os requisitos, ao final do processo, emite-se a certificação.

LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)

A Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) – que, em português, significa Liderança em Energia e Design Ambiental – foi desenvolvida pelo Green Building Council. É uma certificação direcionada ao setor da construção civil. Por meio dela, é possível mostrar que a obra foi construída de forma sustentável.

É importante ressaltar que as empresas que buscam obter esse selo são avaliadas dentro dos seguintes critérios: localização e transporte, espaço sustentável, eficiência energética, uso da água, materiais e recursos, inovação e processos, entre outros.

Carbon Trust Standard

Esse selo verde destina-se às indústrias que se preocupam com eficiência energética, gestão do uso da água e redução da emissão de CO2. Possui diretrizes para que as organizações consigam tornar os seus processos mais sustentáveis e, assim, reduzir as agressões causadas ao meio ambiente.

Rótulo Ecológico da ABNT

Tem a finalidade de comprovar que o produto rotulado causa menos danos ambientais do que aqueles que não possuem o selo. É um mecanismo excelente para mostrar que a empresa realmente se preocupa com o planeta. Além disso, ajuda a conquistar mais clientes, melhorar o posicionamento no mercado e aumentar a lucratividade.

ISO 14001

Essa norma visa a estabelecer as regras para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas empresas de todos os portes. É uma maneira de incentivar as boas práticas ambientais entre os funcionários, parceiros e fornecedores.

Cabe destacar que uma organização amiga da natureza consegue fortalecer a sua marca perante a sociedade. Isso faz com que os consumidores optem por ela, e não pela concorrência. São instituições que trabalham pensando em preservar os recursos naturais e as comunidades vizinhas.

Quais são os benefícios de obter um selo ambiental?

Adquirir uma certificação sustentável pode trazer inúmeras vantagens para a sua empresa. Você tem a possibilidade de ser reconhecido pela excelência das suas operações, atuando de forma correta, sempre considerando a proteção do ecossistema.

Além disso, é possível destacar-se da concorrência na hora de conquistar os consumidores e fechar novas parcerias. Vale dizer que uma empresa certificada possui mais oportunidades de negócios do que aquelas que negligenciam as questões ambientais.

Obter um selo verde aumenta as suas chances de ter sucesso no mercado, além de impactar positivamente o faturamento do seu empreendimento.

Além do mais, é possível reduzir os custos, uma vez que, para obter o selo, é necessário adotar boas práticas, tais como: redução do uso de água e energia, reutilização de materiais, inovação dos processos etc.

Você também consegue ter acesso a ótimas linhas de crédito de forma mais simples, além de evitar sofrer multas por executar operações sem respeitar o meio ambiente.

Mas o melhor de tudo é ter a certeza de que você está fazendo a sua parte para construir um planeta melhor, exercendo as suas atividades sem comprometer a saúde da natureza. É uma forma de proporcionar às gerações futuras a oportunidade de usufruir dos recursos naturais que temos disponíveis hoje.

Como adquirir certificações sustentáveis para a sua empresa?

Agora que você já sabe o que são selos ambientais, quais são os tipos e as vantagens de obtê-los, é hora de acompanhar o passo a passo para certificar a sua empresa.

Escolha a certificação adequada para o seu negócio

Como foi possível perceber, existem vários tipos de selos sustentáveis. Sendo assim, é importante que você escolha o que melhor se adequa ao seu nicho de negócio. Se você trabalha no ramo da construção civil, por exemplo, o ideal é optar pela certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Confira os requisitos necessários para alcançar o certificado

Depois de escolher a certificação mais adequada para a sua empresa, é hora de conferir todas as regras que você precisa cumprir para recebê-la. Para isso, busque informações junto ao órgão certificador, leia com calma a norma e pergunte sobre o tempo e os investimentos necessários para adquirir o selo. Essa fase é fundamental para que você consiga tirar todas as suas dúvidas.

Implemente as mudanças necessárias

Para obter o seu selo ambiental, é necessário começar a implementar as mudanças na sua empresa. Você precisa adotar todas as práticas sustentáveis exigidas para o procedimento de certificação.

É importante, por exemplo, otimizar os processos, fazer a gestão de resíduos corretamente, reduzir o consumo de água e energia, investir em materiais reutilizáveis, evitar a realização de testes de produtos em animais, entre outras.

Solicite o certificado aos órgãos competentes

De forma geral, realiza-se uma pré-auditoria para verificar o nível de preparação da empresa para o processo de certificação. Por fim, realiza-se a auditoria na qual é emitido um relatório que será analisado de forma detalhada. Nesse documento, é possível encontrar os procedimentos realizados e o tipo de certificação que a organização recebeu.

Mantenha as boas práticas ambientais

Depois de receber o selo sustentável, é importante que você continue tomando ações para preservar o ecossistema e melhorar continuamente os seus processos. É fundamental entender que a certificação é uma consequência das suas atitudes relacionadas à proteção da saúde do planeta.

Além do mais, um auditor será responsável por visitar regularmente a sua empresa, para facilitar a renovação do selo, que geralmente leva de três a cinco anos para vencer.

Adquirir certificações sustentáveis é uma maneira de demonstrar que você se preocupa verdadeiramente com a natureza. Você consegue provar que os seus processos, produtos e serviços são sustentáveis, o que acaba despertando o interesse do cliente pela sua empresa. Isso melhora a sua reputação e gera ótimas oportunidades de negócios.

Gostou deste conteúdo sobre os selos ambientais? Então, aproveite para seguir nosso perfil no Instagram e acompanhar todas as novidades!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora