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Quais informações você encontra? O comprovante de situação cadastral no CPNJ é o documento relativo ao registro de toda empresa na Receita Federal. Também conhecido como Cartão CNPJ, ele reúne informações de pessoas jurídicas de interesse das administrações tributárias. Você pode retirar o seu no site do Ministério da Fazenda. Para acessá-lo, basta clicar aqui. Para conseguir o documento, insira o número do seu CNPJ e clique em “Consultar”. Quando realizar a emissão do seu Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, você terá acesso aos seguintes dados: Número do CNPJ: O número do Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas é a identificação de sua empresa junto à Receita Federal. Ele poderá ser classificado em Matriz ou Filial. Data de abertura: Esta é a data de registro de sua empresa no órgão competente. Nome empresarial: Nome que identifica a sua empresa oficialmente. Título do estabelecimento (nome fantasia): Este é um campo opcional. Ele estabelece o nome pelo qual a empresa/marca é popularmente conhecida. Classificação Nacional de Atividades Econômicas: O famoso CNAE é um código composto por sete dígitos que identifica a atividade econômica do negócio. Existe a atividade principal e pode haver atividades secundárias também. Porte: Indica o tamanho da empresa, baseado em dados financeiros ou de capacidade produtiva. Código e descrição da atividade econômica principal e secundária: Como o nome diz, identifica possíveis atividades secundárias à atividade principal. Lembre-se: a atividade principal é definida pelo CNAE. Código e descrição da natureza jurídica: Você já deve ter ouvido a expressão Microempreendedor Individual (MEI), não é mesmo? Pois bem, ela representa uma forma de natureza jurídica e é a classificação padrão para diversas finalidades. Você encontra qual a natureza jurídica da empresa fazendo essa consulta ao CNPJ. Informações de endereço: No documento, você terá acesso, também, a todos os dados de endereço da empresa. Eles são: logradouro, número, complemento, CEP, bairro/distrito, município e UF (Unidade Federativa ou estado). Informações de contato: Endereço e telefone da empresa. Situação cadastral: É a situação atual do negócio, como ativa, suspensa, baixada, etc. Quando você está com tudo regularizado e funcionando, a situação cadastral é ativa. Data da situação cadastral: É a data referente à última alteração feita em seu CNPJ, caso tenha realizado alguma. Motivo de situação cadastral: Caso a sua empresa não tenha a situação cadastral ativa, aqui estará explicado o porquê. Situação especial: Neste campo, você encontrará informações caso a empresa em questão esteja passando por algum problema. Tais problemas podem ser de natureza jurídica, fiscal, administrativa etc. Por fim, você também terá a data ao lado em caso de situação especial.
Neste artigo, vamos explicar a você a importância de montar um plano de negócios para empreender com segurança. Além disso, te ajudaremos a entender o passo a passo de como estruturar o seu plano de maneira simples! Para facilitar as coisas, primeiro, tenha em mente que empreender é como viajar. Afinal, para alcançar o sucesso nas duas atividades, tão importante quanto saber o destino é conhecer bem o caminho. Se você já fez uma viagem em família ou entre amigos, sabe que ela fica muito mais tranquila quando é planejada. Assim, você consegue pagar barato, escolher o trajeto mais rápido, conseguir vantagens com empresas e muito mais. No empreendedorismo acontece o mesmo! Quando você planeja suas ações, a chance de caminhar com tranquilidade aumenta e os resultados aparecem de maneira natural. Para que isso seja possível, é essencial que você tenha um plano de negócios. O que é um plano de negócio? O plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e serve para organizar a gestão e o planejamento de sua empresa, diminuindo os riscos e as incertezas. Além de indicar a sua ideia principal, ele mapeia quais são os seus objetivos e os caminhos que você precisa percorrer para alcançá-los. A partir dele, você compreende melhor o seu mercado, a viabilidade do seu negócio, as melhores estratégias de Marketing, etc. Ele deve abranger todos os pontos necessários para lhe mostrar as forças e as oportunidades de sua ideia. A elaboração de um plano de negócio faz parte do processo empreendedor. Veja o vídeo a seguir e entenda sobre esse importante passo: O plano de negócio é só para quem está começando? Muita gente se engana ao pensar que um plano de negócios é elaborado apenas para negócios em fases iniciais. A sua aplicação vai além da abertura de uma nova empresa, podendo ser ajustado, por exemplo, para a abertura de novas unidades ou filiais. É importante reconhecer que este documento serve para delinear a estratégia de atuação para o presente e para o futuro. Ele é um verdadeiro guia para a gestão e deve ser revisado e revisitado sempre que preciso. Antes de partir para a prática Alguns empreendedores, na ansiedade de construir o seu plano de negócio, se esquecem de lições básicas. Para não cair nesse erro, antes de começar a montar o seu plano, lembre-se: Informação é um dos maiores ativos dos tempos atuais. Faça da pesquisa e dos estudos uma rotina; Vivemos em mundo onde as mudanças são constantes. Por isso, o plano de negócios deve ser adaptável e flexível. Só assim você acompanhará em tempo as mudanças do mercado; Crie para o próximo. Lembre-se que, como um guia, o plano deve servir para conduzir outras pessoas também. Por isso, quanto mais organizado ele for e mais clara forem as ideias, melhor. Algo que seja óbvio para você pode não ser para um futuro colaborador, por isso, mantenha as informações completas para ser mais assertivo.
Como fazer a declaração e ficar regular Todos os Microempreendedores Individuais (MEIs) são obrigados a declararem o Imposto de Renda como pessoa física e a entregarem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que também é reconhecida como uma obrigação e responsabilidade deste empresário. As principais informações a serem apresentadas são as receitas obtidas durante o ano, segundo os diferentes tipos de atividades, como comércio, indústria e prestação de serviços. O mais legal é que esse tipo de declaração é simplificada e torna todo o processo menos burocrático. Você não precisa sair de casa já que o procedimento é feito pela internet. Mas antes de aprender como fazer a declaração, você deve saber que existem algumas características próprias para as empresas MEIs e que precisam ser cumpridas. Conforme o portal de empresas e negócios do Governo Federal, para se tornar MEI, você deve obrigatoriamente: Você só pode no máximo contratar um funcionário; Você não pode ser sócio, titular ou administrador de outra empresa; Você não pode ter ou abrir posteriormente uma filial; O seu faturamento anual deve ser de no máximo R$ 81 mil ou proporcional ao mês de abertura. O Governo Federal explica ainda que deve ser levado em consideração o faturamento de R$ 6.750,00 ao mês. E o valor proporcional deve ser seguido criteriosamente, por exemplo, se você formalizou a sua empresa em maio de 2022, o seu limite de faturamento até o final do ano a ser declarado é de R$ 54 mil. Se você ficou interessado também em saber detalhes sobre os benefícios de ser MEI, neste link o Sebrae tem um vídeo completo para lhe orientar. Agora que você já sabe qual o valor limite para a declaração como MEI e como calcular o valor proporcional caso tenha aberto o seu negócio recentemente, veja abaixo o passo a passo para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional. De maneira geral, o MEI deve informar o faturamento anual bruto de sua empresa, incluindo todas as vendas ou prestações de serviços realizadas durante todo o ano, e informar se realizou a contratação de funcionário (no máximo até um). A DASN-SIMEI é realizada de maneira rápida e fácil no Portal do Empreendedor, assim como os demais procedimentos que estão disponíveis para o Microempreendedor Individual. No site é possível fazer a inscrição, impressão de boletos, alteração e baixa. Mas você deve ficar atento ao prazo para a declaração. O período para ser transmitida é entre 02 de janeiro e 31 de maio do ano subsequente. Ao realizar nesse período, a Declaração Anual do Microempreendedor Individual é transmitida e não é gerado nenhum tipo de multa.
Importância do enquadramento tributário Todo negócio necessita realizar diversos processos para seguir funcionando de maneira segura e eficiente. E a definição estratégica do seu enquadramento tributário é essencial para que isso seja possível. Assim, saber escolher corretamente o regime ideal para a sua empresa deve ser prioridade. Afinal, a saúde financeira do seu negócio depende dos passos certos que você dá em áreas importantes da sua empresa. E, para ajudar você nesse caminho, o Sebrae traz, neste artigo, uma explicação detalhada sobre os tipos de regimes tributários que existem no Brasil e ajuda você a definir qual se enquadra melhor no seu empreendimento. Vamos lá? Definir de forma assertiva e bem pensada estrategicamente o enquadramento tributário da empresa pode ser essencial para o sucesso de qualquer negócio, principalmente se tratando das pequenas e microempresas. Afinal, essa escolha pode levar à economia com diversos gastos relacionados a tributos. Caso contrário, o empreendimento pode ser prejudicado no longo prazo e terminar por gerar prejuízos inevitáveis por conta dos impostos. E isso é o que todo empreendedor deseja evitar, não é mesmo? Portanto, realizar um bom planejamento tributário é fundamental para saber qual é o regime de tributação que melhor se encaixa no perfil da sua empresa. Assim, essa escolha deve ser feita com muita clareza, para que o enquadramento definido ajude a manter a boa saúde financeira do seu negócio. Com isso em mente vamos, agora, conhecer mais sobre os três tipos de regimes de tributos para que você saiba qual enquadramento tributário é o melhor para o seu empreendimento.
Você que trabalha de forma autônoma ou se enquadra nos demais requisitos da categoria MEI (Microempreendedor Individual) já passou por alguma situação em que precisava de dinheiro e não sabia a quem recorrer? Se pedir empréstimo estava fora de cogitação devido às burocracias, o Sebrae te ajuda a compreender as melhores linhas de crédito que você pode contratar. Profissionais individuais, que não são donos propriamente de uma empresa, mas possuem CNPJ, têm possibilidades bem satisfatórias de conseguir uma linha de crédito. Confira a seguir! Pré-requisitos Uma das premissas para a contratação de um empréstimo bancário é o comprovante de renda. Mesmo que você não trabalhe com o sistema de carteira assinada, não se preocupe, pois a comprovação pode ser realizada tranquilamente a partir do extrato da conta bancária. O restante da documentação exigida inclui CPF, RG, comprovante de residência e o número do CNPJ, que é fornecido pelo Portal do Microempreendedor. Pesquise, se informe, avalie Antes da contratação de um empréstimo, é importante estar em dia com a taxa de Declaração de Arrecadação Simplificada (DAS) e buscar conhecer qual proposta o banco tem a oferecer. Saber o prazo para a liberação do dinheiro, a taxa de juros, o número de parcelas para pagamento e os critérios de aprovação também é fundamental antes de fechar um acordo. Supondo que você tenha duas semanas para pagar uma conta e que o prazo de aprovação de cadastro seja em torno de um mês, será de fato vantajoso fechar com essa instituição bancária? Todos os pontos devem ser bem analisados para evitar surpresas desagradáveis no decorrer do período de quitação da dívida. Tenha um planejamento financeiro Pense na dívida a longo prazo e se organize financeiramente para não comprometer sua renda de forma significativa, com um controle de gastos preciso e um canal de renda estável durante o período de contratação do empréstimo. Assim você se organiza para que o seu benefício não se transforme em mais uma dívida cumulativa. Linha de crédito da Caixa Você sabia que a Caixa Econômica Federal oferece uma linha de crédito especial para microempreendedores individuais, sejam eles Pessoas Físicas ou MEI? É preciso comprovar, no mínimo, 12 meses de trabalho para poder dar seguimento à solicitação. O dinheiro pode ser utilizado na manutenção da sua empresa, pagamento de contas e fornecedores, aquisição de insumos ou áreas correlatas. Como contratar? A solicitação pode ser realizada por meio do aplicativo do Caixa Tem, disponível nas plataformas Android ou iOs, ou em uma das agências da Caixa. Quais valores são oferecidos? Se você é MEI, a linha de crédito disponível para a sua categoria é de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil. No caso de ser empreendedor Pessoa Física, a linha de crédito varia de R$ 300 a mil reais. A taxa de juros não é alta e o valor do empréstimo pode ser dividido em mais de 12 vezes. Programa do Governo Federal para MEI O Governo Federal possui o chamado Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios (CRED+), que viabiliza algumas soluções estratégicas para a administração do seu negócio. Dentre as soluções ofertadas, estão disponíveis opções de crédito, cartões empresariais, seguros e investimentos. O primeiro passo para ter acesso a todas essas informações é criar uma conta no Gov.Br. Na sequência, por meio do Portal do Microempreendedor, você pode requerer acesso a produtos e serviços financeiros, depois de informar o que precisa para seu negócio. O CRED+ é gratuito e te conecta com os melhores bancos do país, sendo até mais de um por vez. O acesso é facilitado por meio do computador ou do seu aparelho celular. Tem alguma dúvida complementar sobre este tema? Leia o artigo completo do Sebrae sobre o acesso de MEI a serviços financeiros ou sobre crédito assistido. E não deixe de conferir o site do Sebrae, o maior parceiro do micro e pequeno empreendedor.
Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificação, ou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria. Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace? O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são: Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace. Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma. Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.: Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ); Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários; Contrato social atualizado; Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal; Contrato assinado com a empresa de marketplace. É possível calcular os números ideais para operar em marketplace? A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace. Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços. Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace? Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar: Os produtos que irá comercializar; A taxa da categoria dos produtos; Quanto pagará de frete; Qual a margem de contribuição desejada; Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro; Os preços praticados pelos concorrentes. Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos? Onde eu encontro a calculadora de marketplace? Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação! Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram. Telegram Sebrae Marketing Digital Conteúdos exclusivos sobre o mercado digital. Conecte-se com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.
Durante suas ações de marketing digital, é importante que seus clientes se sintam e se vejam refletidos em seu empreendimento. Sentir-se reconhecido e validado por uma empresa permite que potenciais parceiros, colaboradores e clientes saibam que são bem-vindos no seu negócio. Com estratégias de marketing inclusivas, você pode transmitir esse sentimento de inclusão e de aceitação das diferenças. O marketing inclusivo atua com a diversidade, prioriza a acessibilidade e realiza ações de responsabilidade social que fazem com que sua empresa se destaque da concorrência. Atualmente, os consumidores priorizam empresas com valores alinhados aos deles. Por isso, o marketing inclusivo é tão importante para o sucesso dos negócios. Seja a indústria da beleza ou um varejo, é preciso mostrar que seu produto ou serviço atende aos desejos e às necessidades do cliente. Adotar a diversidade e a inclusão como princípio ajuda as marcas a se conectarem com os potenciais clientes. A responsabilidade social corporativa deve ser promovida desde o propósito da marca, que precisa estar relacionado ao que a marca vende ou fornece. Não se trata, apenas, de uma tática de marketing isolada. A responsabilidade social corporativa deve ser incorporada à imagem, processos e práticas da sua empresa. Por exemplo, sua empresa pode criar um programa que estimula a criatividade das crianças, posicionando pais e professores como parceiros no processo de aprendizagem. Essa é uma ação diferente de, simplesmente, comprar lápis para alunos de determinada escola. Público-alvo Saber quem é seu público-alvo é fundamental. Evite assumir que eles são padronizados, fisicamente aptos ou que todos pertencem a um grupo demográfico ou cultura específica. Pesquise e compreenda alguns pontos a respeito do seu público-alvo: O que os torna únicos; Apoie sua diversidade para a inclusão; Pense em suas necessidades; Faça seus consumidores sentirem que sua marca realmente os respeita. Desta forma, seu público sente-se especial e valorizado. Consequentemente, isso amplia o impacto das mensagens da sua marca. Utilize a linguagem adequada A implementação de uma estratégia de marketing inclusiva requer o uso de uma linguagem culturalmente sensível. Seja nas campanhas de marketing de mídia social ou no conteúdo do seu site, a linguagem inclusiva é fundamental para conectar-se com um público mais diversificado. Algumas expressões podem ser ofensivas e depreciativas para alguns de seus clientes em potencial. Além disso, tome cuidado com o uso de metáforas, pois elas podem ser específicas de uma cultura e nem sempre são compreendidas universalmente. Portanto, faça uma pesquisa para não cometer ofensas e afastar os seus potenciais clientes. Evite estereótipos Inclusão é reconhecer que seus consumidores são únicos e têm suas próprias opiniões, crenças e atitudes. Não importa o que eles vestem, como eles se parecem ou como eles falam. É preciso evitar fazer julgamentos rápidos e categorizar as pessoas em grupos. Contrate uma equipe diversificada É importante definir uma cultura diversificada e inclusiva para que você não tenha pessoas com a mesma mentalidade, com uma perspectiva singular ou educações idênticas. A diversidade cultural é fundamental para a inovação, para a geração de novas ideias e soluções. Encontre novos insights e perspectivas pesquisando seu público e entrevistando clientes. Você pode usar seus dados para explorar tendências. Isso garante que você não esteja, simplesmente, comercializando seu produto ou serviço para aqueles que se enquadram em personas restritas de comprador. Trabalhe realmente pela diversidade e inclusão e promova ações reais, com impactos diretos nos seus consumidores, colaboradores, fornecedores e a comunidade que interage com sua empresa. Lembre-se que desenvolver e promover uma cultura inclusiva como prioridade da marca é uma expectativa do cliente. Assim, as empresas que acompanharem essa tendência farão a diferença e terão sucesso. Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR, Comunidade Sebrae: Diversidade e inclusão no marketing Aproveite os cursos do Sebrae:Crescimento planejado e orientado para resultados Inovação e possibilidades de crescimento
São grupos de empresas organizadas sob coordenação do SEBRAE/DF para conhecer eventos de negócios, participar de feiras, visitar empresas ou entidades de outros estados e/ou países. O objetivo dessas missões é o desenvolvimento de conhecimentos, acessar novos mercados, atualizar-se sobre tendências de mercado, vivenciar novas experiências, prospectar novos fornecedores, parceiros e clientes, adquirir máquinas e equipamentos e, claro, negociar e vender seus produtos. O SEBRAE/DF lança o Edital Chamada Pública Nº 01/2025 que selecionará até 15 (quinze) empresárias com os portes empresariais de Microempreendedor Individual - MEI, Microempresa – ME e Empresa de Pequeno Porte – EPP do Distrito Federal interessadas em participar da Missão Empresarial | 14ª ENMC, de 23 a 27 de Setembro em Natal/RN.
Nota Fiscal: O que é e para que serve? A legislação brasileira obriga que em qualquer transação comercial seja feita a emissão da nota fiscal. É a forma do fisco verificar os processos comerciais e recolher os tributos devidos. Boa parte das empresas o faz por meio eletrônico e é fundamental fazer corretamente a sua emissão. Porém, muitos empreendedores, especialmente os iniciantes, ainda têm diversas dúvidas sobre como emitir a nota fiscal e sobre outras questões envolvendo este documento tão importante. A nota fiscal é um dos documentos mais importantes para uma empresa. Ela visa registrar as operações de compra e venda de produtos ou serviços, além de também ser usada para recolher os impostos decorrentes dessas transações comerciais, como o ISS e ICMS (no caso de empresas não cadastradas no Simples Nacional). A maioria das empresas é obrigada a emitir esse documento para comprovar o seu faturamento e fazer o recolhimento de impostos. Existem poucas exceções nesta regra, como o MEI: esta categoria só precisa emitir a nota fiscal quando tem negócios com outras pessoas jurídicas — como empresas, ONGs, órgãos públicos — ou se o consumidor pedir. Deixar de emitir a nota fiscal quando lhe é exigido pode trazer diversas consequências negativas, como problemas com o Fisco e, nos casos mais graves, responder por sonegação fiscal. Além disso, há empresas que só aceitam fornecedores que emitem notas fiscais. Assim, caso você não adote esse registro, acabará perdendo oportunidades de negócio. Ou seja, não cumprir essa obrigação gerará uma dor de cabeça danada, tanto legal quanto financeira. Por isso é fundamental não só emitir a nota fiscal, como realizar todo o processo corretamente, calculando os impostos e registrando as informações verdadeiras. E para fazer isso, primeiro é preciso conhecer os modelos de notas fiscais que existem.
Saiba a diferença: CPF Negativado e CPF Irregular têm diferença para abertura de uma empresa? Ambos possuem diferença sim! Mas primeiramente, precisamos saber o que é o CPF. Então, Cadastro de Pessoa Física é o registro de contribuintes mantido pela Receita Federal do Brasil no qual podem se inscrever, uma única vez, quaisquer pessoas naturais, independentemente de idade ou nacionalidade. O CPF serve para identificar o cidadão brasileiro em diversas situações, como cadastros governamentais, solicitação de crédito, compras, consumo. E estar com o CPF negativado equivale a ter alguma restrição financeira, ou corretamente a se dizer: com "dívida negativada", ou “nome sujo na praça”, expressão popular mais conhecida que tem origem no hábito de antigos comerciantes que se reuniam em praças públicas para trocar informações sobre seus clientes e comunicar se pagavam as dívidas ou não. E se estiver pensando em abrir uma empresa e o seu nome está sujo? Sim, é possível abrir uma empresa estando com o nome negativado. Pois, conforme Lei Complementar n°123 de 14 de dezembro de 2006, estar com o nome negativado não é uma restrição para abertura de um CNPJ. Mas, se você estiver com CPF Irregular, geralmente devido a pendências, restrições ou problemas com a Receita Federal, é necessário regularizá-lo antes de prosseguir com a abertura do CNPJ, pois a Receita Federal do Brasil exige que o CPF do titular esteja regularizado para permitir a abertura de uma empresa. A situação irregular é causada por alguma pendência com a Receita Federal, como a não entrega da Declaração do Imposto de Renda pessoa Física (DIRPF), dados incorretos ou incompletos no cadastro do contribuinte, por exemplo.
Empresa e sustentabilidade Se preocupar com a sociedade já não é mais uma tarefa só para as grandes empresas. Se preocupar com o meio ambiente e a sociedade em geral é uma tarefa de todos, principalmente dos empreendedores. Para as empresas acompanharem as tendências de uma boa gestão e alcançar a competitividade no mercado, é preciso investir em sustentabilidade nas corporações. O Sebrae traz algumas dicas e práticas sustentáveis, para empresas que buscam o reconhecimento da sociedade como partes interessadas pelo assunto.Veja a seguir sugestões para uma gestão mais sustentável. Faça um diagnóstico da sua empresa Em primeiro lugar, a companhia deve: Mapear as atividades que podem gerar impactos negativos ao meio ambiente; Tratá-los de forma planejada. Estabeleça metas para eliminar, minimizar ou compensar tais consequências. O consumo não controlado de água; Energia elétrica e combustível; Descartes incorretos de sobras de produção, lâmpadas fluorescentes, lixo, embalagens e cartuchos de impressora entre outras coisas. Ficar atento para o inesperado É fundamental ficar pronto para eventuais acidentes ou situações de emergência na empresa. Adote um planejamento eficaz: Realizar treinamentos de situações emergenciais. Documente seus resultados, para saber qual o nível de preparação da sua empresa. Tenha conhecimento da legislação ambiental Para que a empresa trabalhe com ética, é preciso estar ciente da legislação ambiental, pegue todas informações necessárias no site do Ministério do Meio Ambiente. Mantenha-se informado sobre as exigências legais aplicáveis aos seus: Serviços; Produtos; Processos e; Instalações. Dessa forma ficará mais fácil sua empresa atuar no mercado e evitar eventuais sanções negativas no seu negócio. Tenha iniciativa Será fundamental você criar projetos de forma voluntária! Se quiser destacar sua empresa das concorrentes e construir uma imagem positiva perante o mercado e a sociedade. Desenvolver parcerias para a implantar ou apoiar ações que contribuam para a solução de grandes problemas ambientais, como: A minimização do consumo de recursos naturais; O aquecimento global; A reutilização de materiais; A recuperação de ecossistemas; A reciclagem e entre outros. Conheça as “Chamadas de Projetos” que o Sebrae selecionou algumas propostas para apoiar projetos que estimulam o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
O Serviço de Apoio às Micro e pequenas empresas no Amapá (Sebrae no Amapá) preparou dicas para você promover o seu negócio na rede social que mais cresce no mundo, o Instagram. É importante saber que o público do Instagram é bem diversificado e boa parte desse público está acostumado a fazer compras pela internet. Para uma boa divulgação do seu negócio, faça muito bem a estratégia e planejamento, assim, você ficará bem estruturado em relação às ações de promoção e divulgação, vamos às dicas.
Não perca as dicas separadas pelo Sebrae no Amapá, para você não deixar sua empresa ficar no vermelho no início do ano. Evite gastos desnecessários É importante ter a capacidade de parar e refletir sobre seus gastos. Você sabendo no que o seu dinheiro é gasto, ficará mais fácil organizar as finanças, deixando mais evidente qual a porcentagem do seu orçamento está sendo utilizada e quanto está sendo perdido com itens desnecessários. Planeje, planeje e planeje Para pensar no futuro, você precisa ter controle dos seus gatos e a ciência das despesas que são realmente necessárias. O início do ano é uma época para se colocar no papel os previstos gastos que virão. Como: IPTU; IPVA; Matrícula e material escolar dos filhos; Parcelas das compras feitas no período de Natal e Ano Novo. Mantendo um calendário financeiro super organizado, você consegue “prever” e equilibrar em quais meses os gastos serão maior. Tenha um olhar futuro nas: Datas de feriados e; Grandes eventos para planejar viagens e outros gastos. Livre-se das dívidas Nas compras, priorize o que é importante; Evite desperdiçar dinheiro até ter a situação equilibrada; Tenha sempre um plano em mãos para driblar as dívidas. É muito importante priorizar as dívidas que têm os juros mais altos, como: Cartão de crédito; Cheque especial. Aquelas que podem gerar corte de serviços como: Contas de água; Luz. Trace uma estratégia utilizando os recursos economizados com mudanças de hábito e bom planejamento, faça o curso pelo Portal do Sebrae “Análise e planejamento financeiro” esse curso tem como objetivo que o Microempreendedor individual, Microempresa e Pequena empresa conheçam ferramentas de controle financeiro que auxiliarão o desenvolvimento de métodos e estratégias eficientes para o crescimento da sua empresa, assim, aos poucos, conseguirá zerar seus débitos. E para finalizar... Pense no futuro! Organizando o presente do seu negócio e lidando com as dívidas contraídas anteriormente, você consegue pensar melhor no futuro da sua empresa. Veja algumas simples dicas, que podem fazer toda diferença. Primeira dica: faça o que puder para guardar dinheiro pensando em seus objetivos no futuro. Segunda dica: em emergência a prazo curto, tenha um fundo de emergência se houver qualquer problema imprevisto. Terceira dica: o valor que você reservou na primeira dica, use-o no mês que for mais difícil da sua empresa.
Sem dúvida, o período de festas no final do ano é um momento importante para alavancar o balanço anual de vendas no comércio do Estado do Amapá. Com as datas comemorativas dessa época, os empreendedores esperam que suas vendas aumentem. Entretanto, para que haja esse aumento nas vendas é preciso que você fique atento nas dicas que o Sebrae Amapá preparou para você. Leia as dicas com bastante atenção e veja o que se encaixa melhor na sua empresa. Treinamento dos funcionários Neste período é importante estar com a equipe de atendimento afiada, pronta para vender. Para isso, é primordial que o empreendedor invista, de forma antecipada, em treinamento de atendimento. Então, não esqueça que treinamento para funcionários e temporários é essencial. Eles são a imagem do seu estabelecimento perante o cliente, um atendimento bem feito é a melhor forma de fidelização. Lembre-se: trabalhadores treinados evitam erros, tem mais conhecimento para improvisar e geram uma imagem positiva. Fidelização dos clientes Um cliente satisfeito traz um novo cliente. Já um insatisfeito, leva dez embora. Então, invista no pós-venda. Uma ligação uma mensagem ou um whatsapp de feedback, por exemplo, é uma ideia simples que valoriza e fideliza o consumidor. Enviar um cartão desejando Boas Festas ou Próspero Ano Novo. Produto Estar atento a tendências e modas do momento, planejando a apresentação do produto corretamente na vitrine e nos espaços da loja é sem dúvida um passo fácil para conseguir atrair mais clientes e aumentar as vendas. Redes Sociais Utilize as redes sociais para alavancar suas vendas, um exemplo básico, e que funciona é patrocinar posts no Facebook, fazendo com que sua empresa tenha destaque na internet e seja lembrada pelo consumidor na hora de decidir onde comprar. No caso da mídias sociais é possível com poucos cliques, atingir seu público alvo, e ainda interagir com uma quantidade grande de pessoas. Com o auxílio de ferramentas é possível definir faixa etária, sexo, escolaridade e muito mais, atingindo um público específico. Um jeito fácil de sua marca chegar até seus clientes em potencial. Call to Action significa “Chamada para ação” Para fazer uso dessa técnica, basta utilizar os verbos no imperativo, como por exemplo: curta, clique, acesse, venha. Tudo de forma bem direta. Então, na hora de publicar conteúdo em suas mídias sociais, faça posts com esse recurso. E lembre-se: encaminhe sempre os clientes para um site ou link que você quer. Assim, você estimula a ação e leva os consumidores para um espaço mais completo sobre seus produtos e sua marca. Na hora de se apresentar, você escolhe as melhores palavras, não é? Então, sua marca não deve ser diferente. Nas redes sociais de sua empresa use sempre tom e a maneira mais adequada ao seu negócio. E lembre-se: seja autêntico sempre e deixe com que sua marca tenha uma personalidade própria. Use o Instagram para mostrar sua marca Use e abuse nas fotos e vídeos, mas não se esqueça: telefone de contato e link do seu site tem que estar sempre na descrição. Outra boa opção é geolocalizar as postagens com o endereço da sua loja, assim os seus seguidores não terão dúvidas de onde poderão encontrar os seus produtos. Em qualquer conversa, ninguém gosta de falar sozinho. Então, seja para um elogio, seja para uma reclamação, a boa prática é responder em até 24h as interações nos canais sociais. Tenha controle do que é dito sobre o seu negócio e esteja sempre disposto a ouvir sugestões. A comunicação com o cliente é o melhor feedback que se pode ter. Mantenha uma frequência em sua comunicação nas mídias sociais. Assim, você fica sempre em evidência e chama a atenção. E, não se esqueça: é possível agendar conteúdos para serem publicados automaticamente. Com a correria das vendas, você talvez não tenha tempo de fazer as postagens, então monte sua agenda de forma simples, que as mídias sociais se encarregam de publicar na hora e data que você preferir. Abertura e Fechamento do estabelecimento Em períodos de grande movimento, quanto mais tempo seu negócio estiver aberto, mais chance você tem do cliente chegar até você. Então, abra em horários especiais para facilitar a visita dos consumidores. Você estende o horário de funcionamento para aumentar ainda mais o faturamento. Formas de pagamento Facilitar a forma de pagamento também é uma vantagem, habilite vários sistemas de pagamento na sua loja. Ofereça sempre a opção de pagar com cartões de crédito e débito, e no seu e-commerce, avalie a possibilidade de disponibilizar as formas de pagamento online, como Pagseguro e Paypal, por exemplo. Abra pós-Natal, isso gera um grande fluxo de trocas nas lojas, afinal um presente que não serve ou uma peça que não combina são normais nessa época do ano, para não frustrar os seus clientes, determine um período de troca para seus produtos. O mais indicado é que seja após o dia 26 de dezembro. Nesse período uma boa ideia é aproveitar para mostrar produtos para o Ano Novo. Então, vista sua vitrine de branco! Gostou do nosso artigo? O Sebrae Amapá sempre busca o melhor você. Amplie seus conhecimentos, busque o Sebrae mais perto de você, e confira mais vantagens ou entre em contato pelo Portal Sebrae no Amapá e agende nossas consultorias.
O que é? O Exporta Fácil dos Correios é uma solução que atende às necessidades comerciais no envio de seus produtos ao exterior com a simplificação do processo de exportação. Quem pode usar esse serviço? Pessoas físicas; Jurídicas. O que é necessário para obter o serviço? Para ter acesso a este serviço dos Correios é muito simples, basta seguir as orientações abaixo: Preencher todos os campos do Formulário de Postagem - CP72/AWB; Colar no pacote a inserção de Nota Fiscal e Fatura Comercial (Commercial Invoice). Modalidades de Remessa SEDEX Mundi Para o exportador que busca a prioridade máxima na entrega; Prazo garantido, definido em função da origem e do destino; Rastreamento completo; Embalagem gratuita. EMS - Mercadoria Expressa Para o exportador que busca a prioridade na entrega; Possibilidade de Rastreamento. Leve internacional Para o exportador que busca equilíbrio entre preço e prazo. Mercadoria econômica Para o exportador que busca o menor preço. Tipo de remessa Mercadoria para revenda; Mercadoria vendida ao consumidor final; Amostra; Presente. Cobertura cambial Vendas: com cobertura cambial – esse tipo de cobertura é um valor passível de pagamento a pessoa física ou jurídica domiciliada no País em consequência de realização de exportação ao exterior. Envio de amostras e presentes: sem cobertura cambial (amostras e presentes). Entrega Em domicílio, ou; Em unidade postal, dependendo do país de destino. Custos Os preços e prazos de entrega variam de acordo com três fatores: Peso; Modalidade de envio; País de destino. Faça uma simulação de preços e prazos aqui. Por que usar este serviço? Elimina a burocracia, Custos baixos; Sem dificuldades de transporte; Para você exportar só é preciso o preenchimento de um formulário para encaminhar sua remessa ao exterior; Estão presente em mais de 215 países.
A Mala Direta Domiciliária é serviço de distribuição de: Peças promocionais sem a indicação de endereço. Objetivo Este serviço tem como objetivo atingir o público de determinada: Cidade; Bairro, ou; Rua. Quem pode usar este serviço? Este serviço tem dois tipo de modalidades, veja a seguir: Modalidade a faturar (contrato): somente pessoas jurídicas; Modalidade à vista: pessoas jurídicas, profissionais liberais e pessoas físicas.
A Mala Direta Básica é uma mensagem publicitária com apelo promocional ou informativa (propaganda). Objetivo Este serviço tem como objetivo na: Venda; Divulgação; Informação; Prospecção, e; Fidelização. Encaminhada a um público dirigido ou com potencial para resposta, emitida em vários exemplares idênticos ou personalizados.
Produtividade nada mais é do que um conjunto de ações que permitem o aumento da eficiência do processo produtivo das empresas. Metodologias, procedimentos ou técnicas voltados aos aspectos de custos, de tempo e de flexibilidade nos processos de produção das empresas. A consultoria de Automação do processo produtivo do Sebraetec atua no desenvolvimento e implementação de sistemas automatizados que visam dinamizar e aperfeiçoar os mecanismos de funcionamento no processo produtivo da empresa.
O que é forma jurídica? Você já ouviu falar em forma jurídica? Conhecida também como natureza jurídica e tipo societário, é uma maneira de classificar uma empresa ou um órgão público. Se você tem interesse em abrir o seu negócio, é essencial que você conheça as diferentes formas jurídicas das empresas e suas principais características. Por isso, neste texto, abordaremos a definição de forma jurídica, a importância de conhecer as classificações, a diferença entre forma jurídica e porte empresarial, além de apresentarmos as principais formas jurídicas para que você fique por dentro do assunto e possa tirar eventuais dúvidas. Continue conosco e boa leitura! Como já dissemos, a forma jurídica é um método de classificação que define a estrutura de uma empresa, permitindo a identificação da sua constituição legal, como o número de sócios, as obrigações, o capital social, entre outros quesitos. Ela não é uma classificação fixa, ou seja, é possível mudar quando necessário, por exemplo, caso a empresa cresça. A Comissão Nacional de Classificação (CONCLA), vinculada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é responsável por determinar as formas jurídicas das empresas no Brasil, diz que a forma jurídica “tem por objetivo a identificação da constituição jurídico-institucional das entidades públicas e privadas nos cadastros da administração pública do país”. Por que é importante conhecer a forma jurídica de uma empresa? Diariamente, lidamos com burocracias quando vamos realizar qualquer tipo de procedimento, não é mesmo? E a forma jurídica pode até parecer só mais um desses trâmites administrativos que consideramos irrelevantes, mas a verdade é que ela é essencial para o empreendedor entender seus direitos e seus deveres. Ao enquadrar corretamente a sua empresa, você terá conhecimento sobre as regras e as obrigações a serem cumpridas e por quais regimes jurídicos você poderá optar. Além disso, em muitos casos, quanto menor a empresa for classificada, mais vantagens ela poderá ter em recursos licitatórios, leilões e transações com órgãos públicos. Em outras situações, dependendo da forma jurídica, podem ser concedidos benefícios fiscais específicos e ofertas de crédito orientadas por taxas de juros compatíveis. Tudo isso fará a diferença na gestão correta do seu negócio!
Automação comercial é um recurso para transformar tarefas repetitivas em processos automáticos, realizados por máquinas. Por meio dela, tarefas suscetíveis a erros humanos como anotação do peso de uma mercadoria, preenchimento de um cheque, por exemplo, quando feitas de maneira informatizada, ganham velocidade e eficiência. Não basta a preocupação somente com as vendas ou com o atendimento ao público. É preciso organizar a empresa em seu conjunto, saber onde o dinheiro está sendo empregado, controlar gastos e despesas financeiras, pois só assim os ganhos que se conquistam na venda não serão perdidos na retaguarda. Quanto mais completo for o sistema em sua retaguarda (estoque, contas a pagar e receber, bancos) e frente de caixa, maiores serão as vantagens para o negócio. Assim, a automação começa a ser entendida pelo empreendedor como um investimento para aperfeiçoar sua gestão e obter eficiência e produtividade.
As invenções e inovações sempre trazem desconforto, pois desafiam a situação do momento e propõem novas formas ou modelos de negócio. Apesar disso, as empresas precisam estar ligadas a toda essa movimentação para não perderem competitividade, afirmou Ruy Rede, especialista em inovação tecnológica e CEO da BTTECH. Segundo ele, as organizações devem ficar atentas em 2023 especialmente para estas 10 tendências tecnológicas: Uso do metaverso Maior aplicação do 5G ESG e Net Zero Uso de SuperApps Tokens vão ganhar mais espaço Criptografia como ferramenta de cibersegurança Soluções de privacidade IA mais adaptável Avanço na Saúde Mais cidades inteligentes Para as empresas vale a pena pesquisar sobre elas e assegurar oportunidades no horizonte. Leia mais em: https://economiasp.com/2022/12/05/10-tendencias-tecnologicas-para-2023-segundo-o-ceo-da-bttech/ Siga nossos canais no Telegram.
O intraempreendedorismo é a atitude e a prática de ser empreendedor dentro de uma organização já existente. O principal objetivo de um intraempreendedor é melhorar e solucionar um problema que a empresa em que ele atua possui. Isso pode ter um impacto significativo nas empresas, pois pode trazer inovação, crescimento e melhoria na eficiência. Alguns benefícios do intraempreendedorismo incluem: Inovação: os funcionários com mentalidade empreendedora podem identificar oportunidades de negócios e criar novos produtos ou serviços. Crescimento: o intraempreendedorismo pode ajudar a expandir o negócio, através da identificação de novos mercados ou oportunidades de negócios. Eficiência: os funcionários empreendedores podem identificar e solucionar problemas internos, o que pode aumentar a eficiência da empresa. Quando uma solução é desenvolvida por um profissional que já conhece os processos, as falhas, os clientes e o negócio da organização, as chances de se transformar em um projeto realmente de valor são maiores. Manter soluções inovadoras relacionadas com a sua organização é essencial para que seu negócio não fique obsoleto e para que novas abordagens e produtos sejam utilizados, e dessa forma, gerar valor para seu negócio. Além disso, o intraempreendedorismo pode melhorar a motivação e a satisfação dos funcionários, pois dá a eles a oportunidade de ter um papel ativo na empresa e de desenvolver suas habilidades empreendedoras. Fique bem-informado! Siga nossos canais no Telegram. São 12 opções para você escolher! https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigosEmpreendedorismo/comunidades-do-sebrae-no-telegram-reunem-empresarios,2462950ee41ae710VgnVCM100000d701210aRCRD Notícia original: https://exame.com/bussola/voce-e-um-intraempreendedor-ter-boas-ideias-e-questao-de-sobrevivencia/
Faz alguns anos que estamos acompanhando a ascensão da moda esportiva no armário dos consumidores, e no pós-pandemia se consolida como uma oportunidade certa.. Para o mercado feminino, a opção por calçados flats (sem salto) desde 2017 já mostrava que o conforto é o imperativo para a maioria das consumidoras. Recentemente temos visto o dress code masculino e feminino de executivos de empresas tradicionais, ficar mais flexível e os tênis dominando centros financeiros como a Faria Lima. O segmento “sportwear”, passou por uma expansão durante a pandemia com massificação do movimento "athleisure", a combinação de athletic (atleta) e leisure (lazer). A mensagem dessa tendência é que as pessoas procuram mais praticidade para as várias situações da rotina, mais informalidade. Diversas marcas estão apostando forte nesta onda, como: C&A, Hope, Adidas. Para termos uma ideia, enquanto as projeções do IEMI para o varejo de vestuário ficam na casa de 3% para o ano que vem, empresas que disputam o mercado de athleisure preveem altas de dois dígitos. Definitivamente, se tem uma forma do empreendedor de moda melhorar seus resultados para 2023 é apostando na moda esportiva! Fique bem informado! Siga nossos canais no Telegram . São 12 opções para você escolher! Fonte: https://dcomercio.com.br/publicacao/s/roupas-sportwear-viram-a-salvacao-do-varejo-de-moda-no-pais
Todas as cadeias de produção e consumo passam por transformações que foram aceleradas pela pandemia. Com o pequeno varejo de moda não é diferente. Mas o que os empreendedores do setor estão fazendo para driblar a crise econômica e a mudança no comportamento do consumidor? Uma palavra resume: se reinventando! Segundo o levantamento “Winning Omnichannel 2022: a reformulação do varejo na América Latina”, realizado pela consultoria Kantar, a crise econômica deixou o consumidor mais criterioso, buscando produtos com melhor custo/benefício através de pesquisas em vários canais de compra. O levantamento revela também que os níveis de compra ainda não recuperaram o patamar pré-pandemia e que a queda é maior em países onde a estratégia omnichannel não prosperou. No Brasil, os pequenos empreendedores do varejo de moda se reinventaram. A abordagem multicanal é explorada através das redes sociais e WhatsApp. Os recursos são bem trabalhados através de “Live Shopping” (vendas realizadas durante uma apresentação de produtos ao vivo) e conversas em dia no aplicativo de mensagens. Amarrando a divulgação e atendimento nestes canais, o delivery é a cereja do bolo. Além destas estratégias, o controle enxuto do estoque ajuda a ter sempre novidades e não ficar com mercadorias paradas. As práticas ESG, conjunto de práticas de sustentabilidade e consciência social, são aplicadas através de medidas para evitar o desperdício de recursos naturais e busca de parceiros que valorizam peças sustentáveis. Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui! Participe das Comunidades Sebrae no Telegram São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae tem um conteúdo novo que interessa ao seu negócio. Siga os temas que te interessam nas Comunidades do Sebrae no Telegram
A proposta visa a capacitação dos fornecedores e seus subcontratados aprovados no PROGRAMA ABVTEX, iniciativa de desenvolvimento e monitoramento da cadeia produtiva brasileira, bem como a preparação e aprovação de novas pequenas empresas que podem fazer parte da cadeia de fornecimento de importantes redes varejistas. A Abvtex é a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; e autoridades dos governos federal, estaduais e municipais. A parceria com o Sebrae é um marco para o desenvolvimento da cadeia de valor visando ao aumento de produtividade e competitividade, e na direção da Agenda ESG – Ambiental, Social e de Governança. A expectativa é fomentar e promover a competitividade da cadeia fornecedora em alguns temas como melhoria da gestão e do ambiente de trabalho, capacitação da mão de obra alocada e introdução dos conceitos de sustentabilidade e inovação no ambiente das micro e pequenas empresas. https://br.fashionnetwork.com/news/Acordo-entre-sebrae-e-abvtex-vai-beneficiar-pequenos-negocios-do-setor-de-moda,1486049.html#fashionweek-newyork-thombrowne-ny
Cerca de 46% dos empreendimentos iniciados no Brasil são de mulheres. Já entre os empreendedores bem estabelecidos, 31% delas têm ensino superior completo, em comparação com 22% dos homens. Mesmo mais escolarizadas, elas ainda faturam menos que eles: enquanto 31% dos homens têm renda familiar acima de 6 salários-mínimos, o número cai para 22% quando falamos das empreendedoras. Há diversos fatores sociais que influenciam na jornada empreendedora das mulheres. Além dos preconceitos, elas enfrentam obstáculos culturais que impactam diretamente o sucesso de seus negócios. Elas têm menos tempo para seus negócios, devido aos afazeres domésticos e de cuidados, que culturalmente recaem sobre as mulheres. Assim, passam 17% menos horas em seus negócios em comparação aos homens, uma vez que precisam trabalhar 10,5 horas a mais na semana. Para ajudar a minimizar esses problemas, algumas empresas têm desenvolvido programas de aceleração e capacitação para as empreendedoras. Além de abordar temas técnicos, esses projetos desenvolvem habilidades socioemocionais como liderança, autoconfiança, assertividade, negociação, persuasão e comunicação em público. Algumas empresas que têm criado esses Programas são: Ambev, Coca-Cola Femsa Brasil e Google. Fique bem-informado! Siga nossos canais no Telegram. São 12 opções para você escolher! https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigosEmpreendedorismo/comunidades-do-sebrae-no-telegram-reunem-empresarios,2462950ee41ae710VgnVCM100000d701210aRCRD Notícia original: https://www.meioemensagem.com.br/womentowatch/empreendedorismo-feminino-impacto-para-alem-dos-negocios
Uma linha de crédito exclusiva de até R$ 21 mil está disponível para empreendedores negros da cidade de São Paulo. Os recursos podem ser solicitados tanto por empresários autodeclarados pretos ou pardos constituídos formalmente, com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), quanto por informais. A linha Empreenda Afro oferece crédito de R$ 200 a R$ 21 mil, com juros de 0,35% a 0,55% ao mês para empresários formais, com prazo de até 48 meses. Para os informais, estão disponíveis valores de até R$ 15 mil, com juros de 0,8% ao mês e prazo de até 36 meses. Para pedir o dinheiro é preciso não ter restrições no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e no Serasa quanto ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de todos os sócios; fazer um dos cursos de capacitação indicados pelo programa; não ter outro empréstimo com o Banco do Povo em andamento e aceitar receber uma visita para constatar a capacidade do negócio. Informe-se e bons negócios. Fique bem-informado! Siga nossos canais no Telegram. São 12 opções para você escolher! https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigosEmpreendedorismo/comunidades-do-sebrae-no-telegram-reunem-empresarios,2462950ee41ae710VgnVCM100000d701210aRCRD Notícia original: https://exame.com/negocios/mei-2023-veja-6-mudancas-previstas-para-este-ano/
Arezzo oferece bolsas de estudo para funcionários negros Empresa irá oferecer 300 bolsas de estudos em 2023 para de graduação ou pós-graduação e inglês para os funcionários negros. A Arezzo&Co, grupo que reúne as marcas como Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme, Reserva e My Shoes, Carol Bassi e Vans, está avançando com sua estratégia de diversidade e inclusão e irá realizar várias iniciativas em 2023. O objetivo do programa é desenvolver e acelerar a carreira dos talentos negros da empresa. Ao longo do ano de 2022 foram realizados treinamentos de letramento racial e sensibilização engajando seus colaboradores na pauta da diversidade racial, contemplando mais de 10.500 funcionários e franqueados até o momento. Outra grande iniciativa afirmativa é o programa de estágio focado para pessoas negras. Ele teve início em outubro e disponibilizou 30 vagas de estágio em diversas áreas do corporativo de São Paulo e Rio Grande do Sul. O programa terá duração de 12 meses e oferece formação técnico-comportamental, além de mentoria de carreira e acesso a uma trilha de desenvolvimento focada nos temas mais relevantes para o mercado de trabalho. Iniciativas com essas devem servir de referência positiva para o mercado de moda que busca trabalhar de forma mais ética e responsável com a sociedade. https://exame.com/carreira/pela-diversidade-arezzo-vai-subsidiar-faculdade-de-funcionarios-negros/
O último painel do Congresso Internacional Abit 2022, realizado no começo de novembro em São Paulo, debateu a questão do talento e as novas qualificações técnicas exigidas num setor em crescente demanda por tecnologia. Líderes empresariais falaram sobre a implementação de uma agenda de qualificação e requalificação profissional no contexto da indústria 4.0, assim como sobre a importância cada vez maior dos novos profissionais especialistas em sustentabilidade para profissionais têxteis e em não tecidos, e tecidos técnicos. Dirk Vantyghem, diretor Geral da Euratex, relatou os desafios em treinamento e capacitação de pessoas que atuam no setor têxtil e de confecção na Europa. Segundo ele, os dados mostram que há uma queda no número desses trabalhadores acompanhado de uma maior produtividade. Esse cenário demanda uma revisão das plataformas educacionais e de qualificação dos profissionais da indústria na direção de mais conhecimento tecnológico porém sem deixar de lado as habilidades e competências relacionadas ao talento necessário para trabalhar num setor que se renova constantemente. fonte: https://www.abit.org.br/noticias/talentos-competencias-e-perfil-profissional-do-futuro-o-que-muda
O cenário da experiência e do atendimento ao cliente continua a evoluir em ritmo acelerado. De acordo com a quinta edição do relatório “State of the Connected Customer da Salesforce”, da Salesforce, empresa norte-americana de softwares on demand, 88% dos consumidores dizem que a experiência que uma empresa oferece é tão importante quanto seus produtos ou serviços. A automação é uma realidade que pode trazer benefícios para o atendimento ao cliente, como coletar rapidamente os dados da experiência do cliente e implementá-los no sistema de CRM. No entanto, as empresas também devem encontrar o equilíbrio entre automação e humanidade. Buscar o equilibro entre a automação e a humanidade deve ser um objetivo forte, através da personalização do atendimento e do suporte. O time de colaboradores da empresa deve conhecer profundamente os clientes, sabendo suas necessidades, o seu desejo e saber como conseguir suprir os desejos desse cliente da melhor forma possível. Nesse sentido, agilidade no atendimento, pagamento e em toda a jornada é um ponto essencial que se mantém cada vez mais forte Outro destaque é a diversidade e a responsabilidade socioambiental que deve estar baseada na experiencia do cliente. É na diferença que encontramos grandes soluções, mentes diferentes pensando de formas diferentes, trazendo bagagens culturais e emocionais diferentes, que fazem com que a empresa consiga mapear melhor os clientes e trazer os pontos que fazem sentido para que ele tenha uma ótima experiência. Fonte: https://www.consumidormoderno.com.br/2022/12/07/tendencias-cx-investir-2023/
Quem trabalha com moda precisa estar de olho nos produtos que estão fazendo a cabeça dos consumidores, esta observação confirma as apostas feitas em lançamentos e passarelas, ou seja, de tudo que é ofertado na temporada o que as pessoas gostaram, e estão de fato usando, aparece nas ruas. Falamos deste assunto com a postagem sobre a tendência do tiktok subversive basic que está ainda em alta. Para 2023, o astral que traduz os desejo das ruas, é um street style misturado com o poder da alfaiataria, podendo tomar uma energia mais divertida ou extremamente sexy. Essa é a essência do que temos visto nas ruas! E quais peças fazem parte deste guarda- roupa? Vejamos: O conforto e o ar descolado ficam por conta das peças oversized, traduzindo para o português: peças amplas. Esta modelagem pode ser vista em calças jeans como a calça baggy, wide leg, e calças cargos bem largas com vários bolsos, além de jaquetas de diversos materiais desde que sejam grandes. O sexy estará em peças transparentes, como camisas e croppeds, amarrações, sutiãs usados como tops, as saias longas e justas, minis e micro saias. A parte divertida vemos no uso de texturas com grandes efeitos, no caso plumas e franjas, e muito brilho com paetê e lurex, além dos blazers estampados. Sem medo de apostar em ofertas na sua marca de algumas peças exageradas que compõem looks mais fashionistas. Fique bem informado! Siga nossos canais no Telegram . São 12 opções para você escolher! Matéria original: https://forbes.com.br/forbeslife/2023/01/as-principais-tendencias-de-moda-de-rua-para-2023/
De acordo com pesquisa, o Brasil é o 3º país que mais pesquisa online por Black Friday no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e Alemanha, mostrando que a Black Friday já faz parte do calendário de vendas do varejo brasileiro. A Black Friday será comemorada oficialmente no dia 25 de novembro, apesar de diversas lojas já terem iniciado suas divulgações dos descontos e promoções muito antes desta data, já no início do mês de novembro. Na última edição da Black Friday no Brasil, foi gerado um valor recorde de mais de R$ 4.2 bilhões em vendas. O valor médio de cada pedido foi de R$ 753 cada - um aumento de 15% em relação à edição anterior. A categoria de vestuário, que inclui roupas, tênis e acessórios é a preferida dos brasileiros, com mais de 44% de interesse de compra. Segundo a as informações divulgadas pela plataforma de descontos CupomValido.com.br com dados da Statista e SEM Rush., 71,9% dos brasileiros preferem realizar as compras online na Black Friday. O cartão de crédito ainda é a principal forma de pagamento, com 67%. Em seguida fica o dinheiro (nas lojas físicas), cartão de débito, boleto e carteira digital, respectivamente. Fonte: https://br.fashionnetwork.com/news/Brasil-e-o-3%C2%BA-pais-que-mais-pesquisa-por-black-friday-no-mundo,1458542.html
Dados brasileiros do Relatório Especial do Edelman Trust Barometer 2022: Confiança e as Mudanças Climáticas destacam a preocupação com as ações contra os efeitos nocivos das mudanças do clima. Na publicação, 79% acreditam que as ações precisam ser aceleradas; e 63% que pouco ou nenhum progresso já foi feito. Nesse contexto, as ONGs (65%) são a única instituição em que os brasileiros confiam para atuar corretamente. Empresas (48%) e Governo (49%) não têm a confiança dos brasileiros e a Mídia (52%) aparece no patamar de neutralidade. “Existe um espaço importante para as empresas atuarem e liderarem ações de combate às mudanças climáticas, mas é fundamental que atuem em parceria com as demais instituições”, comenta Ana Julião, gerente geral da Edelman Brasil. No país, 65% confiam que empresas farão o que é certo em geral, mas essa confiança cai 17 pontos, ficando no patamar de 48% quando a pergunta é específica sobre o enfrentamento das mudanças climáticas. “É essencial que as empresas reconheçam não apenas a necessidade de agir para reduzir o impacto climático, mas também de educar e fornecer informações confiáveis ??sobre como os indivíduos podem reduzir seu próprio impacto e inspirar com soluções tangíveis”, diz Ana. O estudo ainda aponta: 10 das 13 indústrias não são consideradas confiáveis para combater a crise climática: Carvão (32%), Bancos (38%), Óleo e gás (39%), Moda (42%), Fast food (42%), Automotivo (45 %), Transporte (45%), Varejo (48%), Companhias elétricas (55%) e Alimentos e bebidas (55%). Os únicos setores confiáveis ??são Agricultura (65%), Tecnologia (73%) e Energia Renovável (84%). 69% acreditam que as empresas devem parar de anunciar produtos ou incentivar atividades prejudiciais ao meio ambiente; e 71% acreditam que os produtos devem ter um rótulo ou um QR code para permitir que as pessoas vejam facilmente seu impacto ambiental, avaliado por uma agência independente. Fonte: https://exame.com/esg/confianca-brasil-mudancas-climaticas/
Apresentado como novidade para o mercado brasileiro, o BNPL ("Buy Now Pay Later", na sigla em inglês), que em tradução livre significa compre agora e pague depois, tem características atualizadas de um antigo conhecido do varejo nacional: o crediário. Contudo, isso não impede que a forma de pagamento possa ajudar empresas, especialmente MEIs e MPEs, a conquistar clientes. Trata-se de uma concessão de crédito. No ato da compra, em um mundo ideal, o cliente poderia optar pela forma de pagamento e, em tempo real ou em um período rápido, análises de risco e de fraude seriam feitas para que um limite ficasse disponível para alguma aquisição. Fora deste mundo ideal, a análise pode demorar mais, como alguns dias úteis. Existem dois grandes pontos de vantagem do BNPL para o varejo. Na demanda, a forma de crediário online pode facilitar a vida de quem não tem cartão de crédito ou ficou sem limite na conta que tem, já que a análise é feita em pouco tempo e, para uma compra específica, no chamado check-out. No lado da oferta, a proposta do BNPL não é predatória, porque não substitui vendas por cartão de crédito. Acaba sendo um complemento que pode auxiliar a fechar uma venda que o consumidor talvez tivesse dificuldade de pagar com outras formas de pagamento. Fique de olho nessa novidade e aproveite a oportunidade para incrementar as vendas. Fique bem-informado! Siga nossos canais no Telegram. São 12 opções para você escolher! https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigosEmpreendedorismo/comunidades-do-sebrae-no-telegram-reunem-empresarios,2462950ee41ae710VgnVCM100000d701210aRCRD Notícia original: https://revistapegn.globo.com/economia/noticia/2022/12/crediario-repaginado-beneficia-empreendedores.ghtml
C&A se joga no Carnaval 2023 Após um longo período de restrições provocadas pela pandemis da Covid-19, o Carnaval 2023 promete ser bem animado para o setor da Moda. Após o anuncio do camarote do Grupo Soma em parceria com a Revista Elle, a C&A trouxe duas outras novidades: o lançamento da collab “Do Bloco Ao Baile”, com o ateliê Ohlograma e a marca da figurinista Alexia Hentsch - que traduz tendências da alta-costura para peças carnavalescas - ; e o patrocínio dos camarotes Arara, na Sapucaí e Expresso 2222, em Salvador. A coleção de carnaval traz peças para utilizar em blocos de rua, pistas de dança ou bailes. Nas peças assinadas pela Ohlograma, marca queridinha dos fashionistas, é possível ver muito brilho, strass, hotpants, franjas, looks all jeans, transparência, tecidos metálicos, paetês, além de óculos divertidos e brincos. Tudo isso com preços mais acessíveis para os clientes da loja de departamentos. Por sua vez, nas peças de Alexia Hentsch é possível encontrar elementos para um look de carnaval chique, com as maxiestampas, tops com transparência, cortes geométricos e body. O Carnaval 2023 promete colocar o evento na agenda de coleções cápsula das marcas de moda. A ver.https://br.fashionnetwork.com/news/C-a-lanca-collab-com-ohlograma-e-alexia-hentsch-e-estreia-patrocinio-no-carnaval-de-2023,1481683.html
Após um longo período de restrições provocadas pela pandemis da Covid-19, o Carnaval 2023 promete ser bem animado para o setor da Moda. Após o anuncio do camarote do Grupo Soma em parceria com a Revista Elle, a C&A trouxe duas outras novidades: o lançamento da collab “Do Bloco Ao Baile”, com o ateliê Ohlograma e a marca da figurinista Alexia Hentsch - que traduz tendências da alta-costura para peças carnavalescas - ; e o patrocínio dos camarotes Arara, na Sapucaí e Expresso 2222, em Salvador. A coleção de carnaval traz peças para utilizar em blocos de rua, pistas de dança ou bailes. Nas peças assinadas pela Ohlograma, marca queridinha dos fashionistas, é possível ver muito brilho, strass, hotpants, franjas, looks all jeans, transparência, tecidos metálicos, paetês, além de óculos divertidos e brincos. Tudo isso com preços mais acessíveis para os clientes da loja de departamentos. Por sua vez, nas peças de Alexia Hentsch é possível encontrar elementos para um look de carnaval chique, com as maxiestampas, tops com transparência, cortes geométricos e body. O Carnaval 2023 promete colocar o evento na agenda de coleções cápsula das marcas de moda. A ver.https://br.fashionnetwork.com/news/C-a-lanca-collab-com-ohlograma-e-alexia-hentsch-e-estreia-patrocinio-no-carnaval-de-2023,1481683.html
O uso execessivo e crescente dos recursos naturais, consequente das produções em grande escala, tem impactado negativamente o meio ambiente. O aumento das temperaturas e do nível do mar, enchentes e queimadas são alguns dos sinais da crise climática que nos cerca cada vez mais. O aquecimento global causado pelo alto nível de gases de efeito estufa (GEE) emitidos na atmosfera aumentou significativamente nas últimas décadas. Quando liberados na atmosfera, esses gases - geralmente provenientes da queima de combustíveis fósseis - retém o calor na atmosfera, aumentando a temperatura média global e ocasionando desastres. Como consequência, nos últimos anos, clientes, investidores e funcionários passaram a ter um olhar mais crítico quanto à responsabilidade ambiental das marcas com as quais tinham contato. Em estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster, por exemplo, constatou-se que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados disse que não se importa em pagar um pouco mais por isso. A indústria da moda, globalmente, precisa reduzir suas emissões de GEE pela metade até 2030 para evitar o aumento de temperatura média da Terra até 1,5°C, limite considerado seguro pelos cientistas. Como forma de contribuir para essa meta, as empresas têm investido em uma estratégia chamada neutralização de carbono. Ser “carbono neutro” significa que a produção total de dióxido de carbono (um gás de efeito estufa) durante a produção em uma empresa é igual a zero. No entanto, isso não significa que as empresas terão emissões zero de carbono, mas que essas emissões serão compensadas, ou seja, contrabalançadas. As vantagens de ser uma empresa carbono neutro: redução de custos, aumento da reputação, aproximação de investidores, captação de recursos premium e aquisição de talentos facilitada são algumas das vantagens que essas empresas possuem. Ao adotarem práticas responsáveis e preocupadas com o meio ambiente, as companhias são mais bem vistas por funcionários e fornecedores, que passam a valorizar cada vez mais a parceria e o espaço de trabalho. Assim como os clientes, que veem essas marcas com mais credibilidade. Fonte: https://exame.com/negocios/sob-o-risco-de-perder-investidores-empresas-correm-para-se-adaptar-a-essa-nova-tendencia-veja-qual/
A tecelagem brasileira, Cataguases, se juntou à plataforma de conteúdo de moda, Steal The Look, para o lançamento de uma websérie de 3 episódios que apresentam todo o processo produtivo de uma fábrica de tecidos de algodão. Fiação, tingimento, estamparia, acabamento, todas as etapas do processo produtivo são descritos na séria de um modo bem humorado e comunicativo. Fundada em 1936, a Cataguases é uma plataforma produtiva de tecidos planos no Brasil, com um modelo verticalizado, passando por fiação, tecelagem, beneficiamento e confecção. Também possui um estúdio de criação e desenvolvimento em estamparia, fios tintos, maquinetas e tecidos em diversas construções. Exporta para mais de 30 países e atende a todos os principais grupos de moda nacionais, como Inbrands, Grupo Soma, Arezzo&Co, Renner e C&A. O primeiro vídeo da websérie já está disponível nos canais digitais da Cataguases e Steal The Look no Instagram e Youtube. https://br.fashionnetwork.com/news/Cataguases-lanca-webserie-sobre-o-inicio-da-cadeia-produtiva-da-moda-em-parceria-com-steal-the-look,1477285.html
Os últimos anos forma marcados por profundas transformações no varejo e nos hábitos consumidores. Segundo o relatório Global Payments Report, o comercio eletrônico global deve crescer 55,3%, e as vendas de ecommerce no Brasil devem aumentar até 95% até 2025. A NRF Retail´s Big Show, que aconteceu em janeiro em Nova York, trouxe alguns insights para alavancar os negócios no universo online. Algumas tendencias podem ser apreendidas do que foi apresentado no evento: 1) Foco na experiência do cliente- Esse deve ser o principal ponto de atenção dos empreendedores, tanto no ecommerce quanto no varejo. Não é apenas focar em preço competitivo, mas também na busca pelo produto nas plataformas digitais, ter as informações de forma mais clara possível, as formas de pagamento acessíveis, e o pós-venda que deve ser tão eficiente quanto o processo de compra. 2) Omnichannel ainda mais em alta- ou seja, empresas devem ser multicanais facilitando a jornada do cliente de adquirir um produto no mobile, tablet , ou na loja física. 3) A volta do consumidor às lojas físicas- O foco da vez é o desejo de interação com a marca, de viver in loco a experiência da jornada, e isso pode ser um alerta para as marcas que investem exclusivamente no negócio online. O cliente está também procurando um atendimento consultivo e humanizado. 4)Social Commerce: o varejo como mídia- Não há como negar a influência que as redes sociais do Instagram e TikTok exercem na decisão de compra dos consumidores. 5) Agregar ofertas de serviços – oferecer soluções no formato de marketplace , e não apenas uma loja de produtos. Agregar praticidade, inovação, qualidade e eficiência, é o futuro que já está presente. Fonte: https://www.consumidormoderno.com.br/2023/02/01/cinco-tendencias-para-e-commerce/
Muitas pesquisas vem atestando o número crescente de roupas descartadas pelos usuários nos aterros sanitários, assim como o pouco tempo de uso de peças novas. No Reino Unido, a vida útil de peças de moda tem uma média de pouco mais de 2 anos. A cultura do descarte vem dominando os hábitos de consumo, e mesmo entidades que recebem doações não conseguem dar destino correto em função do excesso de produtos que recebem. Esse excedente acaba sendo enviado para países em desenvolvimento onde são descartados ou incinerados provocando graves problemas sociais e ambientais. Por isso é cada vez mais importante prolongar a vida útil de nossas roupas. E como podemos fazer isso? Veja algumas dicas importantes: Aprenda a fazer pequenos reparos simples ou procure uma costureira ou alfaiate no seu bairro. Faço pequenos bordados á mão para cobrir rasgos em jeans, casacos, etc. Aprenda a tirar manchas e sua peça volta ao estado de nova. O Google tem inúmeras dicas para todos os tipos de manchas e tecidos. Busque inspiração em designers de upcycling que transformam peças inteiras, misturando texturas, inovando nas misturas de tecidos e padronagens. Usando sua criatividade você pratica a moda sustentável e recicla seu guarda-roupa sem gastar muito por isso. https://www.cnnbrasil.com.br/estilo/como-aumentar-a-vida-util-do-seu-guarda-roupa/
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