Conheça o associativismo e cooperativismo na produção rural
Saiba a importância da produção rural para o abastecimento alimentar do país, o que é associativismo e cooperativismo.

O que é associativismo?
O associativismo é um instrumento importante para que uma comunidade saia do anonimato e passe a ter maior expressão social, política, ambiental e econômica. Uma associação precisa ser adequadamente registrada em cartório e constituída livremente pela união da comunidade, como pessoa jurídica.
A prática visa alcançar objetivos comuns, como:
Benefícios dos associados
- As decisões são aprovadas pela coletividade, sem decisão individualista
- Tornar mais fácil para a comunidade a divulgação de informações importantes
- União dos associados, que passam a representar uma força transformadora na comunidade
Deveres dos associados
- Participação ativa nas atividades da associação
- Participação política exercendo cargos dentro da associação
- Contribuição financeira para manutenção da associação
E o que é o cooperativismo?
É um sistema econômico que faz das cooperativas a base de todas as atividades de produção e distribuição de riquezas. As cooperativas são organizações constituídas por membros de determinado grupo econômico ou social que têm como objetivo desempenhar, em benefício comum, determinada atividade.
Uma cooperativa se caracteriza por ser administrada de forma democrática e participativa.
Os princípios do cooperativismo são:
Exemplo prático na produção rural
Muitas vezes, as figuras das associações e cooperativas aumentam a representatividade dos produtores rurais. Essas entidades facilitam o diálogo entre os produtores e os outros campos da sociedade, que compram e consomem os frutos das produções.
Um exemplo de transformação da produção rural por meio do cooperativismo está na cidade de Maracaju, no interior do Mato Grosso do Sul.
Maracaju ganhou um selo de qualidade do Sebrae como Melhor Projeto Região Centro-Oeste no ramo da produção de mandioca.
Confira:
Um país forte se faz com o apoio aos pequenos negócios. Para promover o desenvolvimento de seus municípios, prefeitos de todo país investem na criação, formalização e fortalecimento das micro e pequenas empresas.
E as melhores ideias contam, ainda, com o reconhecimento do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que valoriza o trabalho e a produção dos empreendedores, fortalecendo a economia dos municípios.
Quer saber mais?
Conheça nosso conteúdo sobre a importância do produtor rural no abastecimento alimentar de um país.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
Projeto promove ganhos de competitividade de pequenos negócios a partir do compartilhamento de gestão e de processos de compra e venda, entre outros.
Veja o perfil das mulheres que são donas de negócio no Brasil e saiba mais sobre o que o empreendedorismo feminino pode revolucionar.
Aprenda como pequenos negócios de um mesmo setor podem juntar forças para alcançar mais economia e maiores resultados com solução do projeto Na Medida.
O caminho efetivo para participar do mercado em melhores condições de concorrência.
Espalhados por todo o Brasil, projetos de recuperação de espaços urbanos têm atraído cada vez mais pessoas para regiões com apelo varejista renovado.
Publicações explicam a fundo como funciona a iniciativa de recuperação do varejo de rua e quais são seus principais agentes.
Projeto prevê melhorias de infraestrutura para varejistas de novos mercados e centros urbanos abandonados, a fim de aumentar competitividade e faturamento.