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Neste artigo, vamos explicar a você a importância de montar um plano de negócios para empreender com segurança. Além disso, te ajudaremos a entender o passo a passo de como estruturar o seu plano de maneira simples! Para facilitar as coisas, primeiro, tenha em mente que empreender é como viajar. Afinal, para alcançar o sucesso nas duas atividades, tão importante quanto saber o destino é conhecer bem o caminho. Se você já fez uma viagem em família ou entre amigos, sabe que ela fica muito mais tranquila quando é planejada. Assim, você consegue pagar barato, escolher o trajeto mais rápido, conseguir vantagens com empresas e muito mais. No empreendedorismo acontece o mesmo! Quando você planeja suas ações, a chance de caminhar com tranquilidade aumenta e os resultados aparecem de maneira natural. Para que isso seja possível, é essencial que você tenha um plano de negócios. O que é um plano de negócio? O plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e serve para organizar a gestão e o planejamento de sua empresa, diminuindo os riscos e as incertezas. Além de indicar a sua ideia principal, ele mapeia quais são os seus objetivos e os caminhos que você precisa percorrer para alcançá-los. A partir dele, você compreende melhor o seu mercado, a viabilidade do seu negócio, as melhores estratégias de Marketing, etc. Ele deve abranger todos os pontos necessários para lhe mostrar as forças e as oportunidades de sua ideia. A elaboração de um plano de negócio faz parte do processo empreendedor. Veja o vídeo a seguir e entenda sobre esse importante passo: O plano de negócio é só para quem está começando? Muita gente se engana ao pensar que um plano de negócios é elaborado apenas para negócios em fases iniciais. A sua aplicação vai além da abertura de uma nova empresa, podendo ser ajustado, por exemplo, para a abertura de novas unidades ou filiais. É importante reconhecer que este documento serve para delinear a estratégia de atuação para o presente e para o futuro. Ele é um verdadeiro guia para a gestão e deve ser revisado e revisitado sempre que preciso. Antes de partir para a prática Alguns empreendedores, na ansiedade de construir o seu plano de negócio, se esquecem de lições básicas. Para não cair nesse erro, antes de começar a montar o seu plano, lembre-se: Informação é um dos maiores ativos dos tempos atuais. Faça da pesquisa e dos estudos uma rotina; Vivemos em mundo onde as mudanças são constantes. Por isso, o plano de negócios deve ser adaptável e flexível. Só assim você acompanhará em tempo as mudanças do mercado; Crie para o próximo. Lembre-se que, como um guia, o plano deve servir para conduzir outras pessoas também. Por isso, quanto mais organizado ele for e mais clara forem as ideias, melhor. Algo que seja óbvio para você pode não ser para um futuro colaborador, por isso, mantenha as informações completas para ser mais assertivo.
Como fazer a declaração e ficar regular Todos os Microempreendedores Individuais (MEIs) são obrigados a declararem o Imposto de Renda como pessoa física e a entregarem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que também é reconhecida como uma obrigação e responsabilidade deste empresário. As principais informações a serem apresentadas são as receitas obtidas durante o ano, segundo os diferentes tipos de atividades, como comércio, indústria e prestação de serviços. O mais legal é que esse tipo de declaração é simplificada e torna todo o processo menos burocrático. Você não precisa sair de casa já que o procedimento é feito pela internet. Mas antes de aprender como fazer a declaração, você deve saber que existem algumas características próprias para as empresas MEIs e que precisam ser cumpridas. Conforme o portal de empresas e negócios do Governo Federal, para se tornar MEI, você deve obrigatoriamente: Você só pode no máximo contratar um funcionário; Você não pode ser sócio, titular ou administrador de outra empresa; Você não pode ter ou abrir posteriormente uma filial; O seu faturamento anual deve ser de no máximo R$ 81 mil ou proporcional ao mês de abertura. O Governo Federal explica ainda que deve ser levado em consideração o faturamento de R$ 6.750,00 ao mês. E o valor proporcional deve ser seguido criteriosamente, por exemplo, se você formalizou a sua empresa em maio de 2022, o seu limite de faturamento até o final do ano a ser declarado é de R$ 54 mil. Se você ficou interessado também em saber detalhes sobre os benefícios de ser MEI, neste link o Sebrae tem um vídeo completo para lhe orientar. Agora que você já sabe qual o valor limite para a declaração como MEI e como calcular o valor proporcional caso tenha aberto o seu negócio recentemente, veja abaixo o passo a passo para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional. De maneira geral, o MEI deve informar o faturamento anual bruto de sua empresa, incluindo todas as vendas ou prestações de serviços realizadas durante todo o ano, e informar se realizou a contratação de funcionário (no máximo até um). A DASN-SIMEI é realizada de maneira rápida e fácil no Portal do Empreendedor, assim como os demais procedimentos que estão disponíveis para o Microempreendedor Individual. No site é possível fazer a inscrição, impressão de boletos, alteração e baixa. Mas você deve ficar atento ao prazo para a declaração. O período para ser transmitida é entre 02 de janeiro e 31 de maio do ano subsequente. Ao realizar nesse período, a Declaração Anual do Microempreendedor Individual é transmitida e não é gerado nenhum tipo de multa.
Importância do enquadramento tributário Todo negócio necessita realizar diversos processos para seguir funcionando de maneira segura e eficiente. E a definição estratégica do seu enquadramento tributário é essencial para que isso seja possível. Assim, saber escolher corretamente o regime ideal para a sua empresa deve ser prioridade. Afinal, a saúde financeira do seu negócio depende dos passos certos que você dá em áreas importantes da sua empresa. E, para ajudar você nesse caminho, o Sebrae traz, neste artigo, uma explicação detalhada sobre os tipos de regimes tributários que existem no Brasil e ajuda você a definir qual se enquadra melhor no seu empreendimento. Vamos lá? Definir de forma assertiva e bem pensada estrategicamente o enquadramento tributário da empresa pode ser essencial para o sucesso de qualquer negócio, principalmente se tratando das pequenas e microempresas. Afinal, essa escolha pode levar à economia com diversos gastos relacionados a tributos. Caso contrário, o empreendimento pode ser prejudicado no longo prazo e terminar por gerar prejuízos inevitáveis por conta dos impostos. E isso é o que todo empreendedor deseja evitar, não é mesmo? Portanto, realizar um bom planejamento tributário é fundamental para saber qual é o regime de tributação que melhor se encaixa no perfil da sua empresa. Assim, essa escolha deve ser feita com muita clareza, para que o enquadramento definido ajude a manter a boa saúde financeira do seu negócio. Com isso em mente vamos, agora, conhecer mais sobre os três tipos de regimes de tributos para que você saiba qual enquadramento tributário é o melhor para o seu empreendimento.
Quais informações você encontra? O comprovante de situação cadastral no CPNJ é o documento relativo ao registro de toda empresa na Receita Federal. Também conhecido como Cartão CNPJ, ele reúne informações de pessoas jurídicas de interesse das administrações tributárias. Você pode retirar o seu no site do Ministério da Fazenda. Para acessá-lo, basta clicar aqui. Para conseguir o documento, insira o número do seu CNPJ e clique em “Consultar”. Quando realizar a emissão do seu Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, você terá acesso aos seguintes dados: Número do CNPJ: O número do Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas é a identificação de sua empresa junto à Receita Federal. Ele poderá ser classificado em Matriz ou Filial. Data de abertura: Esta é a data de registro de sua empresa no órgão competente. Nome empresarial: Nome que identifica a sua empresa oficialmente. Título do estabelecimento (nome fantasia): Este é um campo opcional. Ele estabelece o nome pelo qual a empresa/marca é popularmente conhecida. Classificação Nacional de Atividades Econômicas: O famoso CNAE é um código composto por sete dígitos que identifica a atividade econômica do negócio. Existe a atividade principal e pode haver atividades secundárias também. Porte: Indica o tamanho da empresa, baseado em dados financeiros ou de capacidade produtiva. Código e descrição da atividade econômica principal e secundária: Como o nome diz, identifica possíveis atividades secundárias à atividade principal. Lembre-se: a atividade principal é definida pelo CNAE. Código e descrição da natureza jurídica: Você já deve ter ouvido a expressão Microempreendedor Individual (MEI), não é mesmo? Pois bem, ela representa uma forma de natureza jurídica e é a classificação padrão para diversas finalidades. Você encontra qual a natureza jurídica da empresa fazendo essa consulta ao CNPJ. Informações de endereço: No documento, você terá acesso, também, a todos os dados de endereço da empresa. Eles são: logradouro, número, complemento, CEP, bairro/distrito, município e UF (Unidade Federativa ou estado). Informações de contato: Endereço e telefone da empresa. Situação cadastral: É a situação atual do negócio, como ativa, suspensa, baixada, etc. Quando você está com tudo regularizado e funcionando, a situação cadastral é ativa. Data da situação cadastral: É a data referente à última alteração feita em seu CNPJ, caso tenha realizado alguma. Motivo de situação cadastral: Caso a sua empresa não tenha a situação cadastral ativa, aqui estará explicado o porquê. Situação especial: Neste campo, você encontrará informações caso a empresa em questão esteja passando por algum problema. Tais problemas podem ser de natureza jurídica, fiscal, administrativa etc. Por fim, você também terá a data ao lado em caso de situação especial.
Você que trabalha de forma autônoma ou se enquadra nos demais requisitos da categoria MEI (Microempreendedor Individual) já passou por alguma situação em que precisava de dinheiro e não sabia a quem recorrer? Se pedir empréstimo estava fora de cogitação devido às burocracias, o Sebrae te ajuda a compreender as melhores linhas de crédito que você pode contratar. Profissionais individuais, que não são donos propriamente de uma empresa, mas possuem CNPJ, têm possibilidades bem satisfatórias de conseguir uma linha de crédito. Confira a seguir! Pré-requisitos Uma das premissas para a contratação de um empréstimo bancário é o comprovante de renda. Mesmo que você não trabalhe com o sistema de carteira assinada, não se preocupe, pois a comprovação pode ser realizada tranquilamente a partir do extrato da conta bancária. O restante da documentação exigida inclui CPF, RG, comprovante de residência e o número do CNPJ, que é fornecido pelo Portal do Microempreendedor. Pesquise, se informe, avalie Antes da contratação de um empréstimo, é importante estar em dia com a taxa de Declaração de Arrecadação Simplificada (DAS) e buscar conhecer qual proposta o banco tem a oferecer. Saber o prazo para a liberação do dinheiro, a taxa de juros, o número de parcelas para pagamento e os critérios de aprovação também é fundamental antes de fechar um acordo. Supondo que você tenha duas semanas para pagar uma conta e que o prazo de aprovação de cadastro seja em torno de um mês, será de fato vantajoso fechar com essa instituição bancária? Todos os pontos devem ser bem analisados para evitar surpresas desagradáveis no decorrer do período de quitação da dívida. Tenha um planejamento financeiro Pense na dívida a longo prazo e se organize financeiramente para não comprometer sua renda de forma significativa, com um controle de gastos preciso e um canal de renda estável durante o período de contratação do empréstimo. Assim você se organiza para que o seu benefício não se transforme em mais uma dívida cumulativa. Linha de crédito da Caixa Você sabia que a Caixa Econômica Federal oferece uma linha de crédito especial para microempreendedores individuais, sejam eles Pessoas Físicas ou MEI? É preciso comprovar, no mínimo, 12 meses de trabalho para poder dar seguimento à solicitação. O dinheiro pode ser utilizado na manutenção da sua empresa, pagamento de contas e fornecedores, aquisição de insumos ou áreas correlatas. Como contratar? A solicitação pode ser realizada por meio do aplicativo do Caixa Tem, disponível nas plataformas Android ou iOs, ou em uma das agências da Caixa. Quais valores são oferecidos? Se você é MEI, a linha de crédito disponível para a sua categoria é de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil. No caso de ser empreendedor Pessoa Física, a linha de crédito varia de R$ 300 a mil reais. A taxa de juros não é alta e o valor do empréstimo pode ser dividido em mais de 12 vezes. Programa do Governo Federal para MEI O Governo Federal possui o chamado Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios (CRED+), que viabiliza algumas soluções estratégicas para a administração do seu negócio. Dentre as soluções ofertadas, estão disponíveis opções de crédito, cartões empresariais, seguros e investimentos. O primeiro passo para ter acesso a todas essas informações é criar uma conta no Gov.Br. Na sequência, por meio do Portal do Microempreendedor, você pode requerer acesso a produtos e serviços financeiros, depois de informar o que precisa para seu negócio. O CRED+ é gratuito e te conecta com os melhores bancos do país, sendo até mais de um por vez. O acesso é facilitado por meio do computador ou do seu aparelho celular. Tem alguma dúvida complementar sobre este tema? Leia o artigo completo do Sebrae sobre o acesso de MEI a serviços financeiros ou sobre crédito assistido. E não deixe de conferir o site do Sebrae, o maior parceiro do micro e pequeno empreendedor.
Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificação, ou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria. Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace? O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são: Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace. Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma. Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.: Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ); Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários; Contrato social atualizado; Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal; Contrato assinado com a empresa de marketplace. É possível calcular os números ideais para operar em marketplace? A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace. Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços. Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace? Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar: Os produtos que irá comercializar; A taxa da categoria dos produtos; Quanto pagará de frete; Qual a margem de contribuição desejada; Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro; Os preços praticados pelos concorrentes. Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos? Onde eu encontro a calculadora de marketplace? Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação! Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram. Telegram Sebrae Marketing Digital Conteúdos exclusivos sobre o mercado digital. Conecte-se com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.
Durante suas ações de marketing digital, é importante que seus clientes se sintam e se vejam refletidos em seu empreendimento. Sentir-se reconhecido e validado por uma empresa permite que potenciais parceiros, colaboradores e clientes saibam que são bem-vindos no seu negócio. Com estratégias de marketing inclusivas, você pode transmitir esse sentimento de inclusão e de aceitação das diferenças. O marketing inclusivo atua com a diversidade, prioriza a acessibilidade e realiza ações de responsabilidade social que fazem com que sua empresa se destaque da concorrência. Atualmente, os consumidores priorizam empresas com valores alinhados aos deles. Por isso, o marketing inclusivo é tão importante para o sucesso dos negócios. Seja a indústria da beleza ou um varejo, é preciso mostrar que seu produto ou serviço atende aos desejos e às necessidades do cliente. Adotar a diversidade e a inclusão como princípio ajuda as marcas a se conectarem com os potenciais clientes. A responsabilidade social corporativa deve ser promovida desde o propósito da marca, que precisa estar relacionado ao que a marca vende ou fornece. Não se trata, apenas, de uma tática de marketing isolada. A responsabilidade social corporativa deve ser incorporada à imagem, processos e práticas da sua empresa. Por exemplo, sua empresa pode criar um programa que estimula a criatividade das crianças, posicionando pais e professores como parceiros no processo de aprendizagem. Essa é uma ação diferente de, simplesmente, comprar lápis para alunos de determinada escola. Público-alvo Saber quem é seu público-alvo é fundamental. Evite assumir que eles são padronizados, fisicamente aptos ou que todos pertencem a um grupo demográfico ou cultura específica. Pesquise e compreenda alguns pontos a respeito do seu público-alvo: O que os torna únicos; Apoie sua diversidade para a inclusão; Pense em suas necessidades; Faça seus consumidores sentirem que sua marca realmente os respeita. Desta forma, seu público sente-se especial e valorizado. Consequentemente, isso amplia o impacto das mensagens da sua marca. Utilize a linguagem adequada A implementação de uma estratégia de marketing inclusiva requer o uso de uma linguagem culturalmente sensível. Seja nas campanhas de marketing de mídia social ou no conteúdo do seu site, a linguagem inclusiva é fundamental para conectar-se com um público mais diversificado. Algumas expressões podem ser ofensivas e depreciativas para alguns de seus clientes em potencial. Além disso, tome cuidado com o uso de metáforas, pois elas podem ser específicas de uma cultura e nem sempre são compreendidas universalmente. Portanto, faça uma pesquisa para não cometer ofensas e afastar os seus potenciais clientes. Evite estereótipos Inclusão é reconhecer que seus consumidores são únicos e têm suas próprias opiniões, crenças e atitudes. Não importa o que eles vestem, como eles se parecem ou como eles falam. É preciso evitar fazer julgamentos rápidos e categorizar as pessoas em grupos. Contrate uma equipe diversificada É importante definir uma cultura diversificada e inclusiva para que você não tenha pessoas com a mesma mentalidade, com uma perspectiva singular ou educações idênticas. A diversidade cultural é fundamental para a inovação, para a geração de novas ideias e soluções. Encontre novos insights e perspectivas pesquisando seu público e entrevistando clientes. Você pode usar seus dados para explorar tendências. Isso garante que você não esteja, simplesmente, comercializando seu produto ou serviço para aqueles que se enquadram em personas restritas de comprador. Trabalhe realmente pela diversidade e inclusão e promova ações reais, com impactos diretos nos seus consumidores, colaboradores, fornecedores e a comunidade que interage com sua empresa. Lembre-se que desenvolver e promover uma cultura inclusiva como prioridade da marca é uma expectativa do cliente. Assim, as empresas que acompanharem essa tendência farão a diferença e terão sucesso. Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR, Comunidade Sebrae: Diversidade e inclusão no marketing Aproveite os cursos do Sebrae:Crescimento planejado e orientado para resultados Inovação e possibilidades de crescimento
Fornecer orientação especializada ao empreendedor, onde quer que ele esteja, é o principal propósito do Sebrae na Sua Empresa. Com uma proposta individualizada e personalizada, a iniciativa conecta você ao diagnóstico empresarial do Sebrae, de forma gratuita. Para isso, contamos com Agentes de Orientação Empresarial (AOEs), que atuam como ponte entre o empreendedor e o Sebrae, realizando visitas presenciais e dando início a transformação do empreendimento, pensando sempre na realidade de cada empresa. Após esse diagnóstico, o cliente recebe um plano de ações voltado a atender às necessidades do seu negócio.
As indicações de clientes são ferramentas fundamentais para a aquisição de clientes novos para seu negócio. Um cliente ao fazer uma indicação espera que você entregue o serviço com qualidade, pois não é só a reputação da sua empresa que estará em jogo, e sim o nome dele também. Por conta disso, as indicações não poderão ser tratadas ou feitas de qualquer maneira. Primeiro construa uma relação forte e de confiança com seu cliente, depois disso você pode pedir esse “favor” para ele, se seu serviço for bom ele se tornará um verdadeiro defensor de sua marca. Os clientes que fazem indicações querem que as outras pessoas tenham a mesma experiência positiva que eles tiveram ao contratar sua marca. Então, Construa uma relação forte e próxima com seus clientes, fazendo com que eles se sintam próximos da empresa, assim se sentirão motivados a falar da empresa e indicarão para amigos, familiares e até mesmo desconhecidos. Pense nos seguintes pontos antes de pedir indicações para seus clientes: O que você poderá proporcionar para que seus clientes se sintam motivados a indicar sua empresa? Ex: Poderia ser uma experiência incrível de serviços? Acesso especial dentro da empresa? Surpreender com algo a mais do que o esperado pelo cliente? Uma cortesia? Todos seus clientes estão dispostos a lhe indicar? Será que focar em poucos clientes que realmente estão dispostos a indicar a marca não seria melhor do que desperdiçar tempo e dinheiro com muitos que não estão dispostos a fazer isso? Você está gerenciando certo para ganhar escalabilidade, credibilidade dos seus clientes? Antes de criar programas de indicações pense nesses pontos, isso ajudará sua marca a ter bons resultados. O papel do marketing de indicações é eficiente, porque é direcionado a seus clientes qualificados e se baseiam na confiança repassada pela empresa. Não se esqueça de oferecer várias maneiras para que o seus clientes possa indicar o sua empresa ou marca ou produto para seus conhecidos. Ao criar um programa de indicações, lembre-se que ele deve ser acessível e facilmente compartilhável pelos usuários. Pode ser um simples formulário de contato ou até mesmo um email para que haja o feedback do seu cliente ou seu futuro cliente. Para isso deve ser desenvolvido cuidadosamente um monitoramento da equipe responsável pelo marketing da empresa, para que possam entender, prever e gerenciar de maneira eficiente as necessidades dos clientes . Invista tempo e dinheiro em programas estruturados e os resultados. Você verá que valerá a pena. O marketing de indicação dá resultados, porque além de ser gerado pela confiança é totalmente direcionado ao público-alvo da empresa. Veja dois programas de indicações que fornecem ferramentas que aumentam a produtividade da sua empresa, como e-mail profissional, armazenamento on-line, agendas compartilhadas e reuniões por vídeo, chat ao vivo, entre muitos outros recursos. G Suite e Pipz. Mas antes, faça o curso gratuito de "Atendimento ao cliente" no Portal Sebrae, com duração de 15 horas, e, aprenda boas maneiras no atender bem seus clientes. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
São grupos de empresas organizadas sob coordenação do SEBRAE/DF para conhecer eventos de negócios, participar de feiras, visitar empresas ou entidades de outros estados e/ou países. O objetivo dessas missões é o desenvolvimento de conhecimentos, acessar novos mercados, atualizar-se sobre tendências de mercado, vivenciar novas experiências, prospectar novos fornecedores, parceiros e clientes, adquirir máquinas e equipamentos e, claro, negociar e vender seus produtos. O SEBRAE/DF lança o Edital Chamada Pública Nº 01/2025 que selecionará até 15 (quinze) empresárias com os portes empresariais de Microempreendedor Individual - MEI, Microempresa – ME e Empresa de Pequeno Porte – EPP do Distrito Federal interessadas em participar da Missão Empresarial | 14ª ENMC, de 23 a 27 de Setembro em Natal/RN.
Nota Fiscal: O que é e para que serve? A legislação brasileira obriga que em qualquer transação comercial seja feita a emissão da nota fiscal. É a forma do fisco verificar os processos comerciais e recolher os tributos devidos. Boa parte das empresas o faz por meio eletrônico e é fundamental fazer corretamente a sua emissão. Porém, muitos empreendedores, especialmente os iniciantes, ainda têm diversas dúvidas sobre como emitir a nota fiscal e sobre outras questões envolvendo este documento tão importante. A nota fiscal é um dos documentos mais importantes para uma empresa. Ela visa registrar as operações de compra e venda de produtos ou serviços, além de também ser usada para recolher os impostos decorrentes dessas transações comerciais, como o ISS e ICMS (no caso de empresas não cadastradas no Simples Nacional). A maioria das empresas é obrigada a emitir esse documento para comprovar o seu faturamento e fazer o recolhimento de impostos. Existem poucas exceções nesta regra, como o MEI: esta categoria só precisa emitir a nota fiscal quando tem negócios com outras pessoas jurídicas — como empresas, ONGs, órgãos públicos — ou se o consumidor pedir. Deixar de emitir a nota fiscal quando lhe é exigido pode trazer diversas consequências negativas, como problemas com o Fisco e, nos casos mais graves, responder por sonegação fiscal. Além disso, há empresas que só aceitam fornecedores que emitem notas fiscais. Assim, caso você não adote esse registro, acabará perdendo oportunidades de negócio. Ou seja, não cumprir essa obrigação gerará uma dor de cabeça danada, tanto legal quanto financeira. Por isso é fundamental não só emitir a nota fiscal, como realizar todo o processo corretamente, calculando os impostos e registrando as informações verdadeiras. E para fazer isso, primeiro é preciso conhecer os modelos de notas fiscais que existem.
Saiba a diferença: CPF Negativado e CPF Irregular têm diferença para abertura de uma empresa? Ambos possuem diferença sim! Mas primeiramente, precisamos saber o que é o CPF. Então, Cadastro de Pessoa Física é o registro de contribuintes mantido pela Receita Federal do Brasil no qual podem se inscrever, uma única vez, quaisquer pessoas naturais, independentemente de idade ou nacionalidade. O CPF serve para identificar o cidadão brasileiro em diversas situações, como cadastros governamentais, solicitação de crédito, compras, consumo. E estar com o CPF negativado equivale a ter alguma restrição financeira, ou corretamente a se dizer: com "dívida negativada", ou “nome sujo na praça”, expressão popular mais conhecida que tem origem no hábito de antigos comerciantes que se reuniam em praças públicas para trocar informações sobre seus clientes e comunicar se pagavam as dívidas ou não. E se estiver pensando em abrir uma empresa e o seu nome está sujo? Sim, é possível abrir uma empresa estando com o nome negativado. Pois, conforme Lei Complementar n°123 de 14 de dezembro de 2006, estar com o nome negativado não é uma restrição para abertura de um CNPJ. Mas, se você estiver com CPF Irregular, geralmente devido a pendências, restrições ou problemas com a Receita Federal, é necessário regularizá-lo antes de prosseguir com a abertura do CNPJ, pois a Receita Federal do Brasil exige que o CPF do titular esteja regularizado para permitir a abertura de uma empresa. A situação irregular é causada por alguma pendência com a Receita Federal, como a não entrega da Declaração do Imposto de Renda pessoa Física (DIRPF), dados incorretos ou incompletos no cadastro do contribuinte, por exemplo.
Empresa e sustentabilidade Se preocupar com a sociedade já não é mais uma tarefa só para as grandes empresas. Se preocupar com o meio ambiente e a sociedade em geral é uma tarefa de todos, principalmente dos empreendedores. Para as empresas acompanharem as tendências de uma boa gestão e alcançar a competitividade no mercado, é preciso investir em sustentabilidade nas corporações. O Sebrae traz algumas dicas e práticas sustentáveis, para empresas que buscam o reconhecimento da sociedade como partes interessadas pelo assunto.Veja a seguir sugestões para uma gestão mais sustentável. Faça um diagnóstico da sua empresa Em primeiro lugar, a companhia deve: Mapear as atividades que podem gerar impactos negativos ao meio ambiente; Tratá-los de forma planejada. Estabeleça metas para eliminar, minimizar ou compensar tais consequências. O consumo não controlado de água; Energia elétrica e combustível; Descartes incorretos de sobras de produção, lâmpadas fluorescentes, lixo, embalagens e cartuchos de impressora entre outras coisas. Ficar atento para o inesperado É fundamental ficar pronto para eventuais acidentes ou situações de emergência na empresa. Adote um planejamento eficaz: Realizar treinamentos de situações emergenciais. Documente seus resultados, para saber qual o nível de preparação da sua empresa. Tenha conhecimento da legislação ambiental Para que a empresa trabalhe com ética, é preciso estar ciente da legislação ambiental, pegue todas informações necessárias no site do Ministério do Meio Ambiente. Mantenha-se informado sobre as exigências legais aplicáveis aos seus: Serviços; Produtos; Processos e; Instalações. Dessa forma ficará mais fácil sua empresa atuar no mercado e evitar eventuais sanções negativas no seu negócio. Tenha iniciativa Será fundamental você criar projetos de forma voluntária! Se quiser destacar sua empresa das concorrentes e construir uma imagem positiva perante o mercado e a sociedade. Desenvolver parcerias para a implantar ou apoiar ações que contribuam para a solução de grandes problemas ambientais, como: A minimização do consumo de recursos naturais; O aquecimento global; A reutilização de materiais; A recuperação de ecossistemas; A reciclagem e entre outros. Conheça as “Chamadas de Projetos” que o Sebrae selecionou algumas propostas para apoiar projetos que estimulam o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
O Serviço de Apoio às Micro e pequenas empresas no Amapá (Sebrae no Amapá) preparou dicas para você promover o seu negócio na rede social que mais cresce no mundo, o Instagram. É importante saber que o público do Instagram é bem diversificado e boa parte desse público está acostumado a fazer compras pela internet. Para uma boa divulgação do seu negócio, faça muito bem a estratégia e planejamento, assim, você ficará bem estruturado em relação às ações de promoção e divulgação, vamos às dicas.
Não perca as dicas separadas pelo Sebrae no Amapá, para você não deixar sua empresa ficar no vermelho no início do ano. Evite gastos desnecessários É importante ter a capacidade de parar e refletir sobre seus gastos. Você sabendo no que o seu dinheiro é gasto, ficará mais fácil organizar as finanças, deixando mais evidente qual a porcentagem do seu orçamento está sendo utilizada e quanto está sendo perdido com itens desnecessários. Planeje, planeje e planeje Para pensar no futuro, você precisa ter controle dos seus gatos e a ciência das despesas que são realmente necessárias. O início do ano é uma época para se colocar no papel os previstos gastos que virão. Como: IPTU; IPVA; Matrícula e material escolar dos filhos; Parcelas das compras feitas no período de Natal e Ano Novo. Mantendo um calendário financeiro super organizado, você consegue “prever” e equilibrar em quais meses os gastos serão maior. Tenha um olhar futuro nas: Datas de feriados e; Grandes eventos para planejar viagens e outros gastos. Livre-se das dívidas Nas compras, priorize o que é importante; Evite desperdiçar dinheiro até ter a situação equilibrada; Tenha sempre um plano em mãos para driblar as dívidas. É muito importante priorizar as dívidas que têm os juros mais altos, como: Cartão de crédito; Cheque especial. Aquelas que podem gerar corte de serviços como: Contas de água; Luz. Trace uma estratégia utilizando os recursos economizados com mudanças de hábito e bom planejamento, faça o curso pelo Portal do Sebrae “Análise e planejamento financeiro” esse curso tem como objetivo que o Microempreendedor individual, Microempresa e Pequena empresa conheçam ferramentas de controle financeiro que auxiliarão o desenvolvimento de métodos e estratégias eficientes para o crescimento da sua empresa, assim, aos poucos, conseguirá zerar seus débitos. E para finalizar... Pense no futuro! Organizando o presente do seu negócio e lidando com as dívidas contraídas anteriormente, você consegue pensar melhor no futuro da sua empresa. Veja algumas simples dicas, que podem fazer toda diferença. Primeira dica: faça o que puder para guardar dinheiro pensando em seus objetivos no futuro. Segunda dica: em emergência a prazo curto, tenha um fundo de emergência se houver qualquer problema imprevisto. Terceira dica: o valor que você reservou na primeira dica, use-o no mês que for mais difícil da sua empresa.
Sem dúvida, o período de festas no final do ano é um momento importante para alavancar o balanço anual de vendas no comércio do Estado do Amapá. Com as datas comemorativas dessa época, os empreendedores esperam que suas vendas aumentem. Entretanto, para que haja esse aumento nas vendas é preciso que você fique atento nas dicas que o Sebrae Amapá preparou para você. Leia as dicas com bastante atenção e veja o que se encaixa melhor na sua empresa. Treinamento dos funcionários Neste período é importante estar com a equipe de atendimento afiada, pronta para vender. Para isso, é primordial que o empreendedor invista, de forma antecipada, em treinamento de atendimento. Então, não esqueça que treinamento para funcionários e temporários é essencial. Eles são a imagem do seu estabelecimento perante o cliente, um atendimento bem feito é a melhor forma de fidelização. Lembre-se: trabalhadores treinados evitam erros, tem mais conhecimento para improvisar e geram uma imagem positiva. Fidelização dos clientes Um cliente satisfeito traz um novo cliente. Já um insatisfeito, leva dez embora. Então, invista no pós-venda. Uma ligação uma mensagem ou um whatsapp de feedback, por exemplo, é uma ideia simples que valoriza e fideliza o consumidor. Enviar um cartão desejando Boas Festas ou Próspero Ano Novo. Produto Estar atento a tendências e modas do momento, planejando a apresentação do produto corretamente na vitrine e nos espaços da loja é sem dúvida um passo fácil para conseguir atrair mais clientes e aumentar as vendas. Redes Sociais Utilize as redes sociais para alavancar suas vendas, um exemplo básico, e que funciona é patrocinar posts no Facebook, fazendo com que sua empresa tenha destaque na internet e seja lembrada pelo consumidor na hora de decidir onde comprar. No caso da mídias sociais é possível com poucos cliques, atingir seu público alvo, e ainda interagir com uma quantidade grande de pessoas. Com o auxílio de ferramentas é possível definir faixa etária, sexo, escolaridade e muito mais, atingindo um público específico. Um jeito fácil de sua marca chegar até seus clientes em potencial. Call to Action significa “Chamada para ação” Para fazer uso dessa técnica, basta utilizar os verbos no imperativo, como por exemplo: curta, clique, acesse, venha. Tudo de forma bem direta. Então, na hora de publicar conteúdo em suas mídias sociais, faça posts com esse recurso. E lembre-se: encaminhe sempre os clientes para um site ou link que você quer. Assim, você estimula a ação e leva os consumidores para um espaço mais completo sobre seus produtos e sua marca. Na hora de se apresentar, você escolhe as melhores palavras, não é? Então, sua marca não deve ser diferente. Nas redes sociais de sua empresa use sempre tom e a maneira mais adequada ao seu negócio. E lembre-se: seja autêntico sempre e deixe com que sua marca tenha uma personalidade própria. Use o Instagram para mostrar sua marca Use e abuse nas fotos e vídeos, mas não se esqueça: telefone de contato e link do seu site tem que estar sempre na descrição. Outra boa opção é geolocalizar as postagens com o endereço da sua loja, assim os seus seguidores não terão dúvidas de onde poderão encontrar os seus produtos. Em qualquer conversa, ninguém gosta de falar sozinho. Então, seja para um elogio, seja para uma reclamação, a boa prática é responder em até 24h as interações nos canais sociais. Tenha controle do que é dito sobre o seu negócio e esteja sempre disposto a ouvir sugestões. A comunicação com o cliente é o melhor feedback que se pode ter. Mantenha uma frequência em sua comunicação nas mídias sociais. Assim, você fica sempre em evidência e chama a atenção. E, não se esqueça: é possível agendar conteúdos para serem publicados automaticamente. Com a correria das vendas, você talvez não tenha tempo de fazer as postagens, então monte sua agenda de forma simples, que as mídias sociais se encarregam de publicar na hora e data que você preferir. Abertura e Fechamento do estabelecimento Em períodos de grande movimento, quanto mais tempo seu negócio estiver aberto, mais chance você tem do cliente chegar até você. Então, abra em horários especiais para facilitar a visita dos consumidores. Você estende o horário de funcionamento para aumentar ainda mais o faturamento. Formas de pagamento Facilitar a forma de pagamento também é uma vantagem, habilite vários sistemas de pagamento na sua loja. Ofereça sempre a opção de pagar com cartões de crédito e débito, e no seu e-commerce, avalie a possibilidade de disponibilizar as formas de pagamento online, como Pagseguro e Paypal, por exemplo. Abra pós-Natal, isso gera um grande fluxo de trocas nas lojas, afinal um presente que não serve ou uma peça que não combina são normais nessa época do ano, para não frustrar os seus clientes, determine um período de troca para seus produtos. O mais indicado é que seja após o dia 26 de dezembro. Nesse período uma boa ideia é aproveitar para mostrar produtos para o Ano Novo. Então, vista sua vitrine de branco! Gostou do nosso artigo? O Sebrae Amapá sempre busca o melhor você. Amplie seus conhecimentos, busque o Sebrae mais perto de você, e confira mais vantagens ou entre em contato pelo Portal Sebrae no Amapá e agende nossas consultorias.
O que é? O Exporta Fácil dos Correios é uma solução que atende às necessidades comerciais no envio de seus produtos ao exterior com a simplificação do processo de exportação. Quem pode usar esse serviço? Pessoas físicas; Jurídicas. O que é necessário para obter o serviço? Para ter acesso a este serviço dos Correios é muito simples, basta seguir as orientações abaixo: Preencher todos os campos do Formulário de Postagem - CP72/AWB; Colar no pacote a inserção de Nota Fiscal e Fatura Comercial (Commercial Invoice). Modalidades de Remessa SEDEX Mundi Para o exportador que busca a prioridade máxima na entrega; Prazo garantido, definido em função da origem e do destino; Rastreamento completo; Embalagem gratuita. EMS - Mercadoria Expressa Para o exportador que busca a prioridade na entrega; Possibilidade de Rastreamento. Leve internacional Para o exportador que busca equilíbrio entre preço e prazo. Mercadoria econômica Para o exportador que busca o menor preço. Tipo de remessa Mercadoria para revenda; Mercadoria vendida ao consumidor final; Amostra; Presente. Cobertura cambial Vendas: com cobertura cambial – esse tipo de cobertura é um valor passível de pagamento a pessoa física ou jurídica domiciliada no País em consequência de realização de exportação ao exterior. Envio de amostras e presentes: sem cobertura cambial (amostras e presentes). Entrega Em domicílio, ou; Em unidade postal, dependendo do país de destino. Custos Os preços e prazos de entrega variam de acordo com três fatores: Peso; Modalidade de envio; País de destino. Faça uma simulação de preços e prazos aqui. Por que usar este serviço? Elimina a burocracia, Custos baixos; Sem dificuldades de transporte; Para você exportar só é preciso o preenchimento de um formulário para encaminhar sua remessa ao exterior; Estão presente em mais de 215 países.
A Mala Direta Domiciliária é serviço de distribuição de: Peças promocionais sem a indicação de endereço. Objetivo Este serviço tem como objetivo atingir o público de determinada: Cidade; Bairro, ou; Rua. Quem pode usar este serviço? Este serviço tem dois tipo de modalidades, veja a seguir: Modalidade a faturar (contrato): somente pessoas jurídicas; Modalidade à vista: pessoas jurídicas, profissionais liberais e pessoas físicas.
A Mala Direta Básica é uma mensagem publicitária com apelo promocional ou informativa (propaganda). Objetivo Este serviço tem como objetivo na: Venda; Divulgação; Informação; Prospecção, e; Fidelização. Encaminhada a um público dirigido ou com potencial para resposta, emitida em vários exemplares idênticos ou personalizados.
Produtividade nada mais é do que um conjunto de ações que permitem o aumento da eficiência do processo produtivo das empresas. Metodologias, procedimentos ou técnicas voltados aos aspectos de custos, de tempo e de flexibilidade nos processos de produção das empresas. A consultoria de Automação do processo produtivo do Sebraetec atua no desenvolvimento e implementação de sistemas automatizados que visam dinamizar e aperfeiçoar os mecanismos de funcionamento no processo produtivo da empresa.
Especialistas em marketing digital para pequenos negócios ensinam na prática como alavancar seus resultados.
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Confira o que você precisa saber para abrir uma empresa e se tornar um empreendedor de sucesso.
A Lei Geral de Proteção de Dados passou a valer integralmente em agosto de 2021 e os pequenos negócios precisam se adequar às regras e comunicação com clientes.