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Empreendedorismo | INDÚSTRIA
Polos produtivos do setor de HPPC

Confira os polos de concentração produtiva no Brasil

· 30/01/2020 · Atualizado em 03/02/2023
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O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) tem o objetivo de promover o desenvolvimento das empresas de conhecimento, acesso e adequação ao mercado e de avanços em tecnologia e inovação, além de fortalecer as micro e pequenas e médias empresas do setor nos estados.

 De acordo pesquisa realizada pela Inventta, a maior parte das empresas da cadeia de HPPC encontra-se na Região Sudeste, particularmente no estado de São Paulo. Segundo o Instituto ABIHPEC, em 2016, das 2.651 empresas que atuam no mercado de produtos HPPC no país, cerca de 42% (1.118) estão no estado de São Paulo, sendo que a Região Sudeste concentra cerca de 61% (1.621) das empresas.

Polos de concentração produtiva do setor

Destacam-se o Polo Cosméticos na cidade de Diadema (SP), que conta com mais de 100 empresas do segmento de HPPC; a cidade de Nova Iguaçu (RJ), com 32 empresas instaladas; e o Polo de Cosméticos da cidade de Aparecida de Goiânia (GO), com 130 empresas instaladas.

As regiões metropolitanas de capitais como São Paulo (SP), Salvador (BA) e Curitiba (PR) também apresentam grande concentração de empresas. Além disso, existem vocações regionais nessa cadeia, como produção de matérias-primas naturais na Região Norte, por exemplo. Segundo o levantamento sobre o ciclo evolutivo de APLs de Oliveira Junior (2014), alguns dos aglomerados de empresas de cosméticos no Brasil são:

A constituição de arranjos produtivos locais (APL) auxilia e gera diversos benefícios às empresas envolvidas. De acordo com Edna Valente (2010), podemos destacar as seguintes melhorias: 

  • Maior capacidade de ingressar em um novo mercado: por meio de alianças estratégicas com atores já estabelecidos, uma empresa pode traçar ações conjuntas que facilitem sua entrada em mercados nos quais tem pouca ou quase nenhuma participação;
  • Possibilidade de organização para a realização de compras conjuntas, favorecendo negociação e logística;
  • Capacitação em gestão e trocas de experiências entre os participantes; 
  • Participação conjunta em eventos e rodadas de negócios, preferencialmente com uma marca coletiva para formação de imagem institucional do APL;
  • Comunicação institucional conjunta das empresas do APL;
  • Comércio exterior: estímulo à exportação, com treinamentos, participação em eventos internacionais e formação de parcerias que criem oportunidades coletivas para os membros do polo;

Polo de Cosméticos em São Paulo

O APL Cosmético Diadema e Região foi lançado em outubro de 2016 com o objetivo de agregar as empresas da cadeia de cosméticos dessa região metropolitana, visando ao aumento da produção, à melhoria da qualidade da mão de obra e à abertura de novos mercados.

Diadema é um dos polos industriais do estado de São Paulo e integra o Grande ABC, que conta com mais de 100 empresas de cosméticos.

No Polo de Cosméticos de Diadema, o APL está organizado em três principais frentes de atuação:
1) Governança: o modelo de administração adotado tem caráter não hierárquico e horizontal. A governança das ações do APL é realizada de maneira colegiada por meio de um comitê que conta com a participação de todas as instituições apoiadoras;

2) Eventos e visitas ao ecossistema: o APL promove eventos temáticos com conteúdos técnicos e de negócio visando à capacitação e à interação entre os profissionais e as empresas da região. Além disso, o APL organiza visitas às instituições apoiadoras e às empresas participantes;

3) Grupos de trabalho: grupos temáticos para a discussão e o desenvolvimento de ações sobre questões relevantes para os membros do APL. Estão estruturados grupos em temas como marco regulatório, formação de recursos humanos, entre outros.

 Polo de Cosméticos no Rio de Janeiro

TEXTO NA ARTE O Polo Cosmético de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi inaugurado em 2004 com o objetivo de reunir pequenas, médias e grandes empresas da região, aumentar o parque fabril e, assim, contribuir para a geração de emprego e renda na cidade. Esse polo reúne empresas como Aroma do Campo, Embelezze, Niely, Suissa, Tec Italy e Vita A.

O primeiro passo do Polo Cosmético de Nova Iguaçu foi a criação de um fórum de competitividade, a exemplo do que já existe em áreas como moda. Seu objetivo é realizar reuniões periódicas para discutir os principais problemas apontados pelo setor e o desenvolvimento das empresas.

Polo de Cosméticos de Goiânia 

TEXTO NA ARTE Goiás tem mais de 130 empresas do setor, gerando 4,5 mil empregos diretos, colocando o estado em sétimo lugar no ranking nacional em termos de produção e responsável por 8% do faturamento nacional.

Aproximadamente 80% das indústrias goianas do segmento estão localizadas em Aparecida de Goiânia. Situado na região metropolitana de Goiânia, o município é um dos principais centros industriais do estado. A representatividade do setor cosmético é de aproximadamente 10% do faturamento do município. A maior parte das indústrias da cidade (60%) é voltada ao segmento de higiene pessoal, sendo que 25% correspondem a fabricantes de cosméticos e 15%, ao segmento de perfumaria.

Polo de Cosméticos da Região Norte

TEXTO NA ARTE A Região Norte destaca-se em relação aos insumos derivados da biodiversidade brasileira, como açaí, andiroba, babaçu, buriti, castanha-do-brasil, copaíba, murumuru e urucum. Dessa diversidade surgem matérias-primas inovadoras que atendem a uma demanda do mercado por produtos com apelo natural, orgânico, sustentável ou vegano.

O segmento de biocosméticos, produtos que utilizam fontes renováveis e sustentáveis, é um dos que mais crescem no mundo. No que se refere à presença da indústria cosmética no Norte, a defasagem em relação às outras regiões é significativa – a região conta com poucas empresas produtoras, a maioria de médio e pequeno portes.

Polo de Cosméticos da Região Nordeste 

TEXTO NA ARTE A Região Nordeste destaca-se pelo grande mercado consumidor dos produtos HPPC, ocupando a segunda posição, perdendo apenas para a Região Sudeste. Grandes empresas realizam investimentos em plantas industriais e centros de distribuição para o atendimento mais rápido da demanda regional.

Bahia, Pernambuco e Ceará diferenciam-se do restante da região em termos de concentração de indústrias cosméticas. A maioria dos fabricantes são empresas de pequeno e médio portes e concentram-se nas áreas mais densamente povoadas desses estados. Na Bahia, por exemplo, estão nos municípios de Lauro de Freitas, Salvador, Feira de Santana e Camaçari.

Polo de Cosméticos da Região Sul

TEXTO NA ARTE A indústria cosmética nesta região é caracterizada, em grande parte, por negócios de pequeno e médio portes. A sua maioria está concentrada nas regiões metropolitanas de Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

Existe um grupo de empresas com maior potencial de diferenciação, como as com apelo de sustentabilidade, no Paraná, e empresas gaúchas que apostam na sinergia com as tradições locais, produzindo cosméticos a partir de resíduos da produção de vinho. Além disso, a região tem portos com boa infraestrutura, que receberam investimentos recentemente e que estão bem localizados em relação aos aglomerados de empresas.


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