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5 dicas para fidelizar clientes no salão de beleza

O setor cresce a cada ano e está entre as 25 atividades mais desenvolvidas pelos microempreendedores individuais (MEI), segundo levantamento do Sebrae.

Numa época em que as pessoas se preocupam cada vez mais com a estética, abrir um salão de beleza pode exigir bastante atenção. Ele é um local em que acontecem transformações no visual e na autoestima.

Esse é um setor que cresce bastante. Principalmente o voltado ao público feminino. Isso também é resultado do aumento da participação da mulher no mercado de trabalho. Mas existem salões para os mais variados tipos de públicos: masculino, unissex, infantil, entre outros.

Seja qual for o público, um salão de beleza é um negócio que necessita de desempenho profissional de alto nível e estar sintonizado com as tendências. E a concorrência não é pouca.

Sem espaço para dúvidas

Serviços envolvendo embelezamento estão entre as 25 atividades desenvolvidas por Microempreendedores Individuais (MEI) que mais cresceram nos últimos quatro anos. O número passou de 472,5 mil em 2014 para 830,5 mil em 2018. Isso representa um crescimento de 76% no período. Além disso, o negócio é um dos que estão em expansão este ano.

Quem quer ter um salão de sucesso deve definir bem o tipo de estabelecimento e o público-alvo. Uma clientela mais selecionada vai exigir um serviço luxuoso, com um vasto leque de serviços, espaços requintados e muitos funcionários. Um público com tempo escasso exige um conceito mais simples. Mas sempre invista na qualidade dos serviços. Então, para criar uma identidade própria, é importante analisar as necessidades básicas da clientela.


E como se destacar nesse mercado que só cresce e que apresenta uma concorrência acirrada? Uma das soluções é conquistar seu público. Por isso, separamos cinco dicas incríveis para você fazer os seus clientes voltarem sempre. Tenha um negócio diferenciado e altamente lucrativo com a ajuda do Sebrae.

1. Relacionamento com clientes

O cliente é a alma do negócio. Então, investir em um bom relacionamento com ele é a sua chance de aumentar as vendas.

O primeiro passo é ter um atendimento diferenciado. Uma maneira de começar bem é explorar oportunidades que façam do empreendimento um espaço de bem-estar. O consumidor busca também um momento de satisfação e prazer.

Então invista na qualidade do tempo do seu cliente no salão. Aposte em cuidados simples, como oferecer uma bebida, fazer uma pequena massagem ou mesmo colocar uma música suave tocando durante o serviço.

Outra maneira de se diferenciar é oferecer a possibilidade de agendar um atendimento por meio do WhatsApp Business. Assim, o cliente tem a comodidade de enviar mensagem em qualquer horário para tirar dúvidas e marcar o serviço.

Há também quem esteja conquistando o público com produtos orgânicos, não testados em animais, com menos componentes tóxicos aos seres humanos e ao meio ambiente. Dessa maneira, você atrai a clientela por meio da adoção de uma causa ambiental e economiza em materiais.

2. Qualidade do serviço

Esteja atento à qualidade dos serviços que oferece e à atualização dos produtos e das técnicas que utiliza no salão. Esse é um fator essencial para a sobrevivência do negócio. É importante lembrar que, nesse setor, a qualidade da matéria-prima é de vital importância para fidelizar os clientes.

Existe uma infinidade de marcas de produtos cosméticos no mercado. Experimente algumas delas antes de se decidir pela definitiva que o seu negócio vai adotar. Você também pode fazer uma pesquisa com os clientes sobre a qualidade dos serviços oferecidos para saber como pode melhorar.


Sempre fique atento ao que a sua clientela diz. É com esse feedback que você pode implementar melhorias.

3. Marca e reputação

Sua marca deve estar direcionada ao nicho de mercado que atende e às tendências. Sua reputação vem da percepção do cliente em relação ao seu negócio. E muitas vezes a fidelidade do cliente continua nas mãos de quem faz o serviço, e não no estabelecimento em si, ainda que o espaço seja reconhecido ou tenha um grande número de possibilidades de atendimento.

Então, crie um ambiente em que os profissionais sintam-se parte de uma equipe que atua em conjunto para alcançar os melhores resultados. Eles devem também se sentir à vontade para dialogar e encontrar soluções e novas formas de atendimento.

Mas não se esqueça da organização do seu espaço. O design da sua loja pode ser o cartão de vista para o consumidor e também diferenciar o seu negócio em relação à concorrência.

4. Equipe

Sabe como melhorar a produtividade do seu negócio? Incentivando sua equipe a atualizar seus conhecimentos técnicos, se preocupando com a saúde de todos e criando um espaço de trabalho agradável.

As pessoas estão mais exigentes e querem ser atendidas por profissionais qualificados. Certamente o seu cliente vai ficar muito satisfeito se quem o atender conseguir decifrar a sua individualidade e propor um visual exclusivo.

5. Estoque

Esteja atento ao controle de estoque. A falta de planejamento ou de gestão pode ser fatal para o seu negócio. Já pensou se chega aquele cliente especial e justo no dia acabou a tinta que ele sempre usa? Não dá para frustrar a expectativa do consumidor porque não foi possível fazer um giro de estoque adequado. Esteja sempre preparado para oferecer os produtos de que seus consumidores gostam. Assim, faça com que eles estejam sempre dispostos a retornar ao seu estabelecimento.

Confira algumas recomendações:

 

Quer entender melhor quais são os maiores pecados da gestão de estoque? Dê uma olhada neste conteúdo.

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