Empreendedorismo
Histórias de Sucesso
Conheça a websérie que narra a transformação de diversos segmentos da economia cearense através de talentos do empreendedorismo.
  • Episódios
  • Conte Conosco!

O Sebrae no Ceará está há 45 anos impulsionando Histórias de Sucesso. Queremos te orientar na construção das suas ideias, mostrar os caminhos mais iluminados, estimular o seu talento e deixar o seu sonho mais próximo da realidade.

Episódios

 

Episódio 1: Oficina Mestre Espedito Seleiro

Espedito Veloso de Carvalho tem nas raízes da sua família o empreendedorismo em peças em couro. Com um estilo autêntico e diferente que encanta a cada olhar, construiu, em Nova Olinda, a Oficina Escola Espedito Seleiro e conosco construiu uma História de Sucesso.

Quer seguir o exemplo e saber como agregar valor aos seus produtos e organizar sua empresa? Clique no link abaixo e conheça nossas soluções:

Episódio 2: Espaço Estação Cultura

Soraya Gomes é psicóloga e traz na sua carreira a vontade de ajudar o próximo. Com nosso apoio, expandiu suas ideias e criou o Espaço Estação Cultura, em Quixadá, voltado para a venda de livros e o atendimento psicológico com foco no desenvolvimento pessoal e profissional.

Tem uma ideia bacana pra fazer o que você ama e lucrar com isso? Junte-se ao Sebrae no Ceará e suas soluções para que ela seja um sucesso:

Episódio 3: Supermercado Nossa Família

Gildenio Rodrigues começou com uma pequena loja, mas desde o começo prezou pela qualidade e organização do seu negócio, que com o tempo cresceu e se tornou o Supermercado Nossa Família, em Limoeiro do
Norte. Conosco, ele transformou o mercado através do associativismo com o projeto Compre da Nossa Gente, valorizando o produto de pequenos empreendedores locais e estimulando a capacitação de funcionários.

Quer organizar sua empresa desde os produtos até a equipe? E além disso criar uma rede de parceiros que valorizam o mercado local através do associativismo? Conte com o Sebrae!

Episódio 4: Tina Temperos

Osvaldo Melo começou no quintal da sua casa uma pequena produção de temperos e através do projeto Incubadora do CENTEC/Sebrae, formalizou sua empresa com um plano de negócio eficaz e teve todo suporte técnico e gerencial necessário para promover a Temperos Tinas não só para Crateús, mas também para 32 cidades circunvizinhas, incluindo Fortaleza, Teresina e Rio de Janeiro, atendendo microempreendedores.

Quer traçar um plano de negócios preciso e eficaz para trilhar um caminho de sucesso para sua empresa? Conte com o Sebrae!

Episódio 5: Montarte Inox

Ronney Félix iniciou a Montarte Inox em 2002, trabalhando com artefatos inox como janelas, varandas e mais produtos. Ao longo do tempo surgiu a necessidade de organizar sua empresa e dar mais originalidade aos seus produtos. Através do Sebrae, teve acesso a cursos e consultorias tecnológicas voltadas em planejamento e gestão. Hoje, colhe frutos desses trabalhos em Juazeiro do Norte e todo o Nordeste, além de desejar avançar pelo Sul e Sudeste do Brasil.

Deseja mais resultados para sua empresa? Então você precisa de metas e decisões mais assertivas. Com o Sebrae você encontra consultorias eficazes para o seu negócio. Conheça nossas soluções de planejamento, gestão empresarial e o Sebraetec.

 Episódio 6: FP Ferreiro

Francisco Pereira, o Chico Ferreiro da cidade de Potengi, está há mais de 15 anos no mercado de facas, foices, machados e dentre tantas outras ferramentas que influenciam no trabalho de pequenos agricultores. O Sebrae despertou nele a vontade de aperfeiçoar seus produtos, para ser reconhecido como sinônimo de qualidade e pudesse alcançar novos mercados e divulgação do seu trabalho.

Mais do que criar o produto da sua empresa, é preciso ser reconhecido como referência. E com o Sebrae você encontra cursos de aprimoramento de produto para a prospecção de novos mercados.

 Episódio 7: Malu Self-Service

Luciana Rodrigues começou seu sonho gastronômico na cidade de Juazeiro do Norte. A história do Malu Self-service pode ser dividida entre antes e depois do Sebrae. Antes trazia sonhos e depois realização com técnicas, gestão, capacitação de colaboradores e carrega o mérito do Selo de Qualidade, tornando-se referência de sabor e qualidade na cidade. 

Capacitar-se faz total diferença na gestão da sua empresa. Com o Sebrae você garante conhecimentos através de cursos que são garantia de sucesso ao seu negócio. Seja reconhecido pelos seus clientes!

 Episódio 8: Ceará Design

Antônio Rabelo traz em sua bagagem a arte. É designer de jóias. Artesão. Artista plástico. E em meio a tantas facetas, ainda descobriu mais um talento: O de empreender. Através de consultorias e cursos do Sebrae, como o Empretec, evoluiu o seu potencial como empresário e agora movimenta a economia de Quixeramobim, tornando sua arte ainda mais conhecida, através da sua empresa, a Ceará Designer

Valorizar o seu talento, é buscar sua evolução. No Sebrae você encontra um parceiro que o incentiva na sua transformação como pessoa e profissional.

Episódio 9: Fazenda Urucânia

Gelson Pinheiro começou desde muito cedo a atividade da bovinocultura ao lado de seu pai. Após anos na profissão, agora trabalha na sua própria fazenda, chamada Urucânia e decidiu investir em em desenvolvimento tecnológico e encontrou apoio com o Sebrae. Essa decisão, o fez ultrapassar períodos difíceis, aumentando sua produção de leite em Milhã, através da tecnologia e conhecimentos passados pelo Sebrae, alcançando lucratividade.

Quer aumentar a produção dos seus produtos em períodos difíceis e ainda obter lucratividade? Então conte com o Sebrae para modernizar e se diferenciar dos seus concorrentes. 

 Episódio 10: Associação N Redes de Dormir e Artesanato 

Dona Rosinha desde os 7 anos de idade traz o artesanato de crochê nas suas mãos, um conhecimento passado de mãe para filha. Aos 17 anos, conheceu o Sebrae e fundou a Associação N Redes de Dormir e Artesanato. A consultoria e cursos de tecnologia apresentados pelo Sebrae, influenciou na evolução da sua empresa, onde ela propagou o seu conhecimento pelo município de Várzea Alegre e trouxe visibilidade às mulheres daquela região, representando esse talento e o empreendedorismo feminino na sede da ONU em Nova York.

Acreditar no seu talento e parte para uma caminhada de sucesso. Com o Sebrae você encontra oportunidades de cursos voltados para tecnologia e associativismo, trazendo crescimento para sua empresa e também a sua região.

 Episódio 11: Lira Nordestina

José Lourenço assumiu a Lira Nordestina, uma empresa que atuava no mercado de cordéis desde 1936, com distribuição por todo o Brasil. Há mais de 15 anos encontrou no Sebrae o incentivo para evoluir o talento de xilogravura para além dos papéis de cordéis, passeando por diversos outros produtos como chinelos, louças, redes e outros mais que têm ajudado na economia da sua empresa. Além disso, investiu na divulgação desses produtos em Feiras e Rodadas de Negócio

Capacite seu talento e vá muito além. Aprenda e conheça os caminhos para desenvolver e divulgar os seus produtos com o Sebrae. 

Episódio 12: Avicultura 

Dona Santa vem fazendo a diferença na comunidade da Cabeça da Vaca, em Limoeiro do Norte, com a avicultura. Seu pequeno criatório de galinhas vai além de uma fonte de renda, pois também tem a preocupação com o meio ambiente, driblando o clima quente da região ao construir uma estrutura para o bem estar animal. Com o Sebrae, ela encontrou cursos e consultorias que reforçam esses valores de defesa do meio ambiente e agroecologia. Além disso, conhecimentos de como regularizar o seu produto para o escoamento dos mesmos em mercados nas proximidades.

Quer descobrir como regularizar o seu produto e direcioná-lo ao mercado? Então conte com as consultorias e cursos do Sebrae.

Episódio 13: Sítio do Bosco

João Bosco encontrou no turismo, hotelaria e esportes ao ar livre os segmentos necessários para formar o Sítio do Bosco, em Tianguá. Um empreendimento que tem movimentado a economia local, gerando empregabilidade e fluxo turístico na região com a Rota Mirante de Ibiapaba do Sebrae. Através de cursos e consultorias do Sebrae na área da gastronomia, manipulação de alimento, garçons, administração, ele encontra o conhecimento necessário para fazer sua empresa funcionar.

Quer fazer do seu negócio uma parada turística em sua região? Conte com o Sebrae e participe dos nossos projetos de rotas turísticas.

Episódio 14: Centro Técnico Chico Mendes Cabeleireiro



Chico Mendes é profissional de beleza há 20 anos em Baturité, e foi em um curso do Sebrae que tudo começou. Ele ficou conhecido principalmente após sua participação em feiras, ganhando sua clientela. Foi criado Congresso de Beleza Fashion do Maciço de Baturité, com o apoio do Sebrae e a participação de diversos profissionais, movimentando a economia da região. Nos últimos 4 anos, Chico vem passando adiante seus conhecimentos para jovens em vulnerabilidade, que cortam os cabelos da população e tornam-se profissionais, contando com sua certificação. Como resultado de seus projetos sociais, surgiram mais de 80 salões chamados Filhos do Nosso Salão

Com o Sebrae você encontra uma gama de conhecimentos que capacitam você e também o incentivo para compartilhá-lo com mais pessoas.

 Episódio 15: Swart Rosas

 

Lucivanda Fernandes está há 15 anos movimentando a economia em Ubajara com a sua floricultura Swart Rosas. Trabalhando de forma cooperativa, a maior parte das suas belas flores e rosas têm sido exportadas para a cidade de Holambra em São Paulo e o restante para região Nordeste. Atenta às oportunidades, conheceu a Rota Mirantes da Ibiapaba, idealizada pelo Sebrae, fazendo da sua empresa parte desse projeto com o Turismo de Experiência. Preocupada com a sustentabilidade do planeta, a empresa tem um composto orgânico e um tanque de 60 mil litros cúbicos de água, evitando o uso do rio da cidade.

Quer saber como atrair novos públicos para sua empresa através do turismo? E fazer do cooperativismo uma ponte para direcionar seus produtos? Então conte com os cursos e consultorias do Sebrae.

Episódio 16: CTRL Info

Wanderley Braga é proprietário da CTRL Info, uma empresa especializada em automação comercial, localizada em Itapipoca. Inicialmente focada em T.I, com o tempo foi ampliando o seu portfólio de serviços no ramo da tecnologia e computadores. Até que o Sebrae apresentou o Empretec e ele se determinou a focar principalmente no setor de automação comercial. A partir daí encontrou o caminho certo para uma História de Sucesso.

Quer começar o seu negócio ou precisa de uma ajuda para guiar os seus passos? Então conte com o Sebrae para ir pelo caminho certo.

Episódio 17: Digipaper

Gustavo Cavalcante tem nas suas veias a garra e a criatividade para ser um empreendedor. Desde muito cedo viu no surgimento das faculdades na região de Paraipaba a oportunidade de oferecer serviços de digitação de trabalhos acadêmicos. Hoje é proprietário da Digipaper.com, empresa voltada para o ramo escolar e papelaria. Com o Sebrae teve consultorias financeiras e de vendas, além de atendimento ao cliente e diversificação dos seus produtos. Com o tempo surgiu sua segunda empresa, a DigiMusical, que foca no aluguel de instrumentos musicais para eventos. 

Você sonha em adquirir mais conhecimentos para fazer sua empresa evoluir? O Sebrae tem uma gama de cursos e consultorias que vão te ajudar!

Episódio 18: Café com Rosas

Socorro Flávia é proprietária do Café com Rosas, uma charmosa cafeteria, adega de vinhos e loja de conveniência em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Começou a empreender há quase 10 anos com apenas 3 funcionários. E com cursos e consultorias do Sebrae, ampliou seu cardápio na cafeteria, diversificou sua cartela de vinhos com mais de 80 rótulos e uma loja de conveniência com Selo de Qualidade Sebrae. Logo se uniu à Rota Turística Mirantes da Ibiapaba e percebeu um aumento ainda maior no fluxo de clientes.

Deseja mais conhecimento para diversificar os seus produtos? O Sebrae tem cursos, consultorias e outras oportunidades para você.

Episódio 19: Villa Nova Holanda

Max Cid de Holanda, mais conhecido como Mano, vive na charmosa Villa Nova Holanda, na região de Mulungu. Após uma forte meningite, decidiu se aposentar nessa propriedade da sua família que é um verdadeiro legado Holandês, conservada em cada detalhe, desde as louças, assoalho e mobília. Com o Sebrae no Ceará, recebeu consultorias de como melhorar e manter essa estrutura, transformando em um mini museu. Além disso, decidiu construir pequenos chalés para turistas em volta da residência, permitindo uma viagem ao passado.?

Tem um negócio familiar e deseja preservá-lo cada vez mais e empreender? O Sebrae tem consultorias online para você tocar o seu projeto.?

Episódio 20: Villa Nova Holanda

Tereza Cristina tem mantido com honra a Casa dos Licores, um negócio familiar que sempre foi muito mais do que um comércio de alimentos caseiros de polvilho, compotas de doces e licores, mas também um ambiente de socialização, em Viçosa do Ceará. O Sebrae tem contribuído com essa História de Sucesso, através de consultorias sobre administração, financeiro e manipulação de alimentos para que ela continue mantendo essa cultura alimentar.?

Quer administrar a sua indústria familiar? Com o Sebrae no Ceará você tem orientações para manter essa cultura viva!?

Episódio 21: Raulino Construções

Rosembergh Raulino tem se destacado no distrito de Almofala, município de Itarema no Ceará. Há 8 anos decidiu vender tijolos para se inserir no pequeno nicho de mercado de construções da sua cidade e com o Sebrae no Ceará ele conheceu o Empretec, onde obteve as soluções necessárias para a tomada de decisões que diversificaram seus produtos e fez da Raunilo Construções uma referência na sua cidade.


Está precisando de soluções para sua empresa? No Sebrae você encontra esse apoio!

Episódio 22: Hotel Colonial

Daniele Bernaldo é gerente do Hotel Colonial, localizado em Baturité. Desde o início da empresa o Sebrae fez parte do aprimoramento dos funcionários e cursos administrativos. Ao participar da Rota Verde do Café, a empresa vem recebido mais hóspedes e a cidade tendo o seu turismo mais valorizado. ?

Quer fazer da sua empresa um destaque na sua cidade? O Sebrae no Ceará está pronto para te ajudar a capacitar sua empresa e funcionários para esse momento.?

Episódio 23: Sobral Gráfica e Editora

Norma Silvia é empresária e cuida da Sobral Gráfica e Editora, em Sobral, uma empresa familiar que existe desde 1994. Com 6 meses de atuação da gráfica na cidade, ela sentiu a necessidade sair do antigo trabalho e atuar completamente no setor Administrativo e de Inteligência Comercial na sua empresa familiar. Com o Sebrae obteve informações com foco principal em como montar uma indústria gráfica e demais setores e características necessárias e para se destacar na região, focou na diferenciação dos produtos. 

Quer administrar sua empresa da forma correta para que se destaque no mercado? Então conte com o Sebrae para obter os conhecimentos necessários. 

Episódio 24: Grupo Loura Empreendimentos 

Alessandra Araújo se tornou uma empresária de sucesso na cidade de Varjota, com o seu Grupo Loura Empreendimentos. Após perceber a necessidade da região de empresas do ramo de materiais de construção, nascendo a sua loja Loura Construção. Com o Sebrae, aprendeu através de consultorias a importância organizar e administrar uma empresa e diversificar os seus produtos, expandindo sua loja e sendo conhecida por toda a cidade e regiões vizinhas.

Você sonha em organizar e expandir sua empresa? Com o Sebrae você encontra o incentivo para esse objetivo!

Episódio 25: Du Lingerie

Maria do Carmo sempre carregou consigo a vontade de empreender. Movida à isso, vendeu sua moto, comprou 3 máquinas de costura e unido ao seu talento de costura, criou a Du Lingerie, em Morrinhos. Com o Sebrae, encontrou cursos e consultorias que a fizeram progredir ainda mais, aumentando seu maquinário, colaboradores e produzindo lingeries e fantasias sexuais, atendendo cidades como São Paulo, Paraíba, Pará e Fortaleza.

Seu sonho é empreender? O Sebrae tem o material de conhecimento necessário para você trilhar o seu caminho. 

Episódio 26: Doce Cultura

Maria Eliane sempre gostou de confeitaria e fez desse hobbie um dom. Em 1997 o Sebrae foi inaugurado em Sobral e ela acabou participando da FENAIVA e ficou mexida com o sucesso dos seus bolos na feira e sentiu a necessidade de se especializar. Foi quando o Sebrae a despertou para o seu lado empreendedor e desde então, tem investido no conhecimento para gerir o seu negócio, a Dolce Cultura, uma confeitaria que é uma verdadeira #HistóriaDeSucesso.?

Você tem um dom e quer evoluí-lo cada vez mais? E descobrir outros ainda mais promissores? Então o Sebrae tem o caminho certo para você. Abra sua mente!?

Conte Conosco!

Fale com um EspecialistaAtendimento AgendadoCentral de Relacionamento


O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora