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Dúvidas Frequentes

Sobre o Sebrae

O Sebrae atua com consultores?

Para desenvolver um trabalho de excelência junto aos empresários de micro e pequenas empresas, o Sebrae conta com o apoio de consultores e instrutores especializados em todas as regiões do Brasil. São profissionais aptos a prestarem serviços de instrução ou consultoria, mediante demanda.

Sobre o Sebrae

O Sebrae tem programa de trainee?

Sim. O Sebrae Nacional realiza processo seletivo público para contratar trainees. As vagas são publicadas nos jornais de grande circulação do Distrito Federal e os processos seletivos são executados por empresa terceirizada, contratada para esse fim.

Mercado e Vendas

Como fidelizar o cliente de e-commerce?

O dono de uma loja virtual pode organizar seu negócio de maneira a fazer com que o cliente volte a comprar em seu site. As principais dicas são:

  • Após enviar o produto a seu cliente, envie um e-mail perguntando o que ele achou do produto, ou mesmo para perguntar se ele recebeu o produto. Afinal, atrasos acontecem, mas você está mostrando sua preocupação para com o seu cliente.
  • Pense numa política de troca e devolução, acompanhando sua mercadoria e não deixe somente exposta em uma página perdida dentro de sua loja.
  • Crie uma logística reversa para retirar a mercadoria do seu cliente quando houver a devolução por motivo de defeito. O cliente não tem culpa se a mercadoria foi com defeito. Essa ação mostra que a empresa é séria e que se preocupa não somente em vender, mas em solucionar os problemas.
  • Responda aos e-mails de seus clientes em um tempo hábil de, no máximo, 24 horas após recebê-lo.
  • Envie uma newsletter não só comercial, mas de bonificação para o seu cliente, como por exemplo, no aniversário.
  • Coloque em seu site a maior quantidade de informações sobre o produto.
  • Tenha um sistema que acompanha tudo o que seu cliente fez dentro de sua loja.
  • O seu produto é um produto que tem venda única? Então por que não vender acessórios, ou derivados dele para que seu cliente volte à loja?
  • Renove o estoque e avise ao cliente.
  • Crie programas de fidelidade.

Clique aqui para saber mais.

Mercado e Vendas

Como atender bem o cliente do varejo

Um dos melhores diferenciais competitivos de uma loja é o excelente atendimento aos clientes. O Sebrae preparou um curso online gratuito voltado aos empresários e profissionais do comércio que mantêm contato direto com o público.

O curso oferece capacitação para você adotar, a partir da análise de situações reais, estratégias para melhorar a qualidade do atendimento ao cliente.

 Entre os conteúdos do curso encontram-se:

  • Qualidade no Atendimento ao cliente
  • Como atender bem o cliente?
  • A comunicação nos atendimentos
  • A comunicação no atendimento telefônico
  • O cliente sempre tem razão?
  • Atenção aos detalhes

Confira o curso EAD do Sebrae Qualidade no atendimento.

Mercado e Vendas

Como adequar meu negócio para vender no mercado exterior?

É preciso investir em tecnologia e modernizar os processos de produção, para competir com produtos avançados e ser compatível com a oferta dos concorrentes.

Conhecer as normas técnicas e a legislação do país para o qual o empreendimento exportará é fundamental, além de obter todas as certificações de adequação do produto.

Ter capital de giro também é muito importante porque as modalidades de pagamento e logística são mais complexas, o que aumenta o prazo do ciclo de produção, venda e recebimento do pagamento.

Estar preparado para redimensionar a escala de produção, para não fazer uma oferta de produtos que não poderá ser atendida, e investir em operações de pós-venda e nos cuidados com embalagens e transportes, já que as operações de comércio internacional também podem precisar de assistência ao consumidor e são mais demoradas.

Confira o curso Exportação: seu negócio cruzando as fronteiras.

Empreendedorismo

Como abrir uma empresa?

Confira as 6 etapas fundamentais para inciar seu novo negócio de maneira ideal e confira o roteiro para facilitar a abertura de um negócio. São dicas e informações sobre mercados de atuação, ideias de negócios, planejamento e formalização de sua empresa.

Precisa de um empurrãozinho para tirar sua ideia do papel? Confira também o Desafio do Empreendedor.

Caso prefira, procure o Sebrae na sua cidade.

Mercado e Vendas

Como divulgar a minha empresa?

A divulgação pode ser feita por conta própria, quando o dono ou os funcionários e colaboradores promovem a marca. Neste caso, é importante que se tenha sempre em mãos um cartão com informações da empresa e contato.

Também é possível contar com a satisfação do cliente, que pode resolver fazer a já conhecida “propaganda boca a boca”, uma recomendação pessoal fruto de um atendimento de qualidade aliado a um preço justo e um bom produto ou serviço.

Além disso, pode-se recorrer a serviços de profissionais ou empresas especializadas, que fazem panfletagem, disparam e-mail marketing, cuidam da presença online do negócio nas redes sociais, criam anúncios para rádio e TV, entre outros.

Neste caso, é preciso criar uma campanha de marketing, que pressupõe estabelecer os objetivos, os canais de comunicação e a mensagem a ser veiculada, por meio de publicidade, programas de relações públicas, promoção de vendas ou merchandising.

Para saber mais, acesse: Como divulgar a empresa no mercado.

Finanças

Como apurar os lucros operacionais?

A apuração dos lucros pode ser feita por meio da utilização da Estrutura de Resultados. Ela é uma ferramenta usada para realizar a análise econômica da empresa e apurar o lucro por determinado período.

A Estrutura de Resultados é composta pelos valores de vendas totais, custos, despesas variáveis e despesas fixas, e possui fórmulas fáceis de serem aplicadas para determinar a margem de contribuição, o ponto de equilíbrio e o lucro operacional. Para saber mais, clique aqui.

Entenda também o cálculo da lucratividade do seu negócio.

Leis

Como é feito o processo de licenciamento ambiental?

O processo de licenciamento ambiental tem três etapas distintas: Licenciamento Prévio, Licenciamento de Instalação e Licenciamento de Operação.

Licenciamento Prévio: deve ser solicitado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na fase de planejamento da implantação, alteração ou ampliação do empreendimento. Essa licença não autoriza a instalação do projeto, e sim aprova a viabilidade ambiental do projeto e autoriza sua localização e concepção tecnológica. Além disso, estabelece as condições a serem consideradas no desenvolvimento do projeto executivo.

Licenciamento de Instalação: autoriza o início da obra ou instalação do empreendimento. O prazo de validade dessa licença é estabelecido pelo cronograma de instalação do projeto ou atividade, não podendo ser superior a seis anos. Empreendimentos que impliquem desmatamento dependem, também, de Autorização de Supressão de Vegetação.

Licenciamento de Operação: deve ser solicitado antes de o empreendimento entrar em operação, pois é essa licença que autoriza o início do funcionamento da obra/empreendimento. Sua concessão está condicionada à vistoria, a fim de verificar se todas as exigências e detalhes técnicos descritos no projeto aprovado foram desenvolvidos e atendidos ao longo de sua instalação e se estão de acordo com o previsto nas outras fases do licenciamento. O prazo de validade é estabelecido, não podendo ser inferior a quatro nem superior a dez anos.

Mercado e Vendas

Como controlar a qualidade do meu comercial?

Planejar ações de vendas e, por meio de avaliações sistemáticas, ampliar o índice de acerto e corrigir erros cometidos, é uma forma de empresas aumentarem a competitividade no mercado.

A adoção de um controle de vendas possibilita ao empresário prever receitas futuras e, consequentemente, programar as compras da empresa. Além disso, torna-se mais fácil acompanhar o comportamento mensal das vendas, as variações devido à sazonalidade, bem como o prazo médio concedido para os pagamentos realizados a prazo.

Veja ferramentas para gerenciar vendas sem perder qualidade em serviço, relacionamento e novos clientes.



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