this is an h1

this is an h2

Inovação | INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
Information of Everything: dados ao alcance de todos

Utilize o aumento de informações disponíveis no universo online, em razão do avanço da era digital, a favor do seu negócio.

· 30/11/2015 · Atualizado em 15/09/2016
Imagem de destaque

Atualmente, qualquer pessoa com acesso à internet está, a todo momento, produzindo e transmitindo informações – ainda que elas não estejam estruturadas nos moldes comuns de conteúdo, como vídeo, texto e áudio.

Onde a pessoa está, quais são os aplicativos mais utilizados, os sites mais visitados ou músicas mais ouvidas. Todas essas informações já são geradas por quem possui um smartphone, por exemplo.

Com o constante crescimento de dispositivos e objetos que funcionam em rede, espera-se que cheguemos a um futuro de “Informação sobre Tudo” ou Information of Everything, como ficou conhecido o conceito em inglês, – remetendo à ideia de que, no mundo virtual, tudo e todos geram e repassam informações.

De acordo com a empresa de consultoria Gartner, até 2020, 25 bilhões de dispositivos funcionarão gerando, constantemente, diversos dados a respeito dos mais variados tópicos. Essa realidade, apesar de trazer novos desafios, também pode significar grandes oportunidades para os negócios na área de Tecnologia da Informação (TI).

União de tecnologias

A “Informação sobre Tudo” fica cada vez mais complexa, na medida em que o setor tecnológico desenvolve mais dispositivos conectados e novos modelos de negócios são formados.

Atualmente, grande parte das informações a respeito dos clientes é obtida através da contratação de pesquisas de opinião, por exemplo. Com o crescimento da conectividade, por outro lado, diversos dados podem ser obtidos de maneira bem menos mecânica.

Carros, smartphones, televisões e uma série de outros aparelhos eletrônicos estão cada vez mais inteligentes e conectados. Em razão dessa presença em rede, uma série de informações também está disponível.

Em qual área geográfica encontra-se a maioria dos seus usuários, quais funcionalidades fazem mais sucesso ou quais recursos são pouco utilizados, todos esses dados servem, estrategicamente, para as empresas entenderem seu papel no mercado, as necessidades e expectativas dos seus clientes.

Tráfego de dados

Com cada vez mais dados em circulação, por outro lado, a preocupação com a privacidade e segurança também aumenta. Por isso, há uma forte expectativa de crescimento das empresas de Tecnologia da Informação especializadas na manutenção e manuseio seguro dessas informações.

Também é importante não se dispersar pelo excesso do que está ao seu alcance, pois nem todo feedback recebido é realmente útil e poderá ser aproveitado. Por isso, outra área com grande potencial no setor de TI é o de refinamento desse excesso de informações.

É necessário, por exemplo, desenvolver soluções que possibilitem a identificação dos dados que de fato são relevantes, desencadeando uma adaptação do produto às preferências de cada cliente.

Isso já é bastante comum no comércio online. Muitas lojas virtuais adaptam suas páginas para cada usuário, colocando em destaque os produtos e serviços mais próximos ao seu perfil de consumo.

No futuro, a expectativa é de uma interação ainda maior, inclusive no mundo real. Se, no momento em que a pessoa for adquirir um aparelho de som em uma loja física, por exemplo, sua banda favorita começar a tocar, o estímulo para a compra será muito maior.

Nesse novo contexto, saem à frente aqueles empreendedores que estudarem essas mudanças e buscarem os mecanismos que possam ser aplicados para o desenvolvimento do negócio.

Artigo produzido pela Avante Brasil em coautoria com a Coordenadora Nacional de Tecnologia da Informação, Rosana Cristóvão de Melo, e informações da Gartner.
 

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora